sexta-feira, 7 de outubro de 2011

a hora da verdade

vanderlei luxemburgo completa esta semanita um ano de clube de regatas do flamengo nesta sua terceira passagem como treinador.
já dura mais do que pensávamos que ele poderia durar, acredito eu. e vem durando mais do que eu gostaria, cá no particular.
- mas o que se pode dizer deste ano de luxerley?
bueno, o desgaste me parece evidente a esta altura do campeonato. parece que nosso pior momento no brazileiro-2011 já ficou para trás, peido e tudo o mais... mas o futuro do chefe e uma avaliação em definitivo de sua administração parecem condicionados ao que será do nosso time nessas rodadas que restam.
caso conquiste a vaga para a libertas-2012, acho provável que ele siga no clube. mesmo a gente sabendo - ele também - que nossa ideia não era apenas a libertas, nossa ideia era levar o caneko. oras. clube nenhum do brazil contractaria ronaldinho gaúcho & thiago neves sem ter essa ambição como o ponto de partida. agora... caso o flamengo não atinja o certame internacional, camarada, aí acho que vai ser duro segurar luxerley - quinhentos paus por mês - em meio ao tiroteio que é a politika interna rubro-negra.
o que vem pegando no senhor luxemburgo, pra mim, todas as conhecidas questões de caráter à parte, é esse espírito ensaboado dele. pra ver se eu entendi: ele pediu pirulito e aírton e junior cesar, e contractamos esses três - ele quis se ver livre de petkovic e correa e kleberson e tal - e nos livramos de todos eles - ele não quis nem adriano imperatore, nem sheik emerson - e ficamos sem nenhum deles... tudo isso pro lux vir dizer que o projecto do flamengo é pra 2012, que a ideia é vagabundo se reforçar para 2012? fora o facto de que luxerley escala e desescala e faz o que quer com nossos garotos maurício, negueba, muralha, sem muito tacto para cuidar de terminar a formação desses talentos.
se tudo que acontece com o time de futebol & seus jogadores parece ter dedo do luxemburgo no meio é porque ele faz ser assim. ele jura que é apenas um treinador. a dona patricia e o senhor veloso fingem que há outras instâncias de poder e de controle por ali - mas, na real, já ficou bem claro quem manda naquela p*rra.
e é até por isso que, depois de um ano, eu creio que ainda falta a luxemburgo assumir suas reais responsabilidades. porque quando o fla foi campeão estadual invicto (isso é pinto pra nós), quando o fla ficou meses sem perder pra ninguém e tal, luxerley só queria ouvir elogios e ficava nervosinho com as cobranças.
desde que voltou do real madrid com o rabito entre as pernas, lux ainda está devendo um projecto vencedor. passou por santos, palmeiras e atlético mineiro antes de voltar ao flamengo. não deixou saudade em nenhum desses clubes.
agora ele tem o onze rodadas pelo mengão pra mostrar que ainda pode vencer os problemas vários que todas as equipes do mundo enfrentam - desfalques, queda de rendimento, choque de egos... tem onze rodadas pra justificar seus salários, e fazer de 2011 um ano bom. um ano bom para todos nós, para ele também.