sábado, 15 de outubro de 2011

ceará 0 x 1 mengão (a chronicle)

o flamengo enfim bateu o ceará em fortaleza.
e ronaldinho gaúcho & thiago neves estão fora do próximo jogo.
perdas e ganhos num brazileiro-2011 que fica mais cabeludo a cada rodada. assim sobrevivemos à trigésima jornada. agora é sentar na poltroninha, estralar uma brahma e ver o que nossos concorrentes - corinthians paulista, vaisco da gama, botafogo, são paulo & flunimed - darão conta de aprontar amanhã, domingão.
enquanto isso, professor luxerley já pode começar a pensar como será seu time contra o santos. daqui a oito dias. porque eu voou pensar bastante. podecrer.
enfim. cinco meses após sua eliminação da copa do brazil-2011, o clube de regatas do flamengo estava de volta ao estádio presidente vargas levando felipe para o gol; alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e renato pelé na cabeça de área, thiago neves e darío bottinelli no meio; ronaldinho gaúcho solto, deivid na frente.
professor luxerley pagou de audaz e foi de darío bottinelli no lugar do suspenso williams. menino muralha, que estava cotado para sair jogando, não ficou nem no banco - preterido pelos chilenos maldonado y fierro. o treinador do ceará, estevam soares, entendeu a escalação de bottis como uma ousadia de lux diante dos três volantes escalados na meiúca cearense. pode ter sido...
cada meia do fla pegou um volante do ceará pra dançar. de modo que, passados os primeiros minutinhos no presidente vargas, o time visitante tratou de ditar as movimentações. gaúcho all over it, aparecendo por todos os cantos, bottis e neves buscando verticalizar suas acções.
mas o primeiro tempo quase se perdeu numa miríade de toquinhos insossos no meio de campo e mais um bocado de faltinhas apitadas pelo juiz. ao flamengo, como quase sempre acontece nessas horas, faltava o punch. o poder de fogo. só nos restando investir às cabezadas contra a meta de fernando henrique. na primeira vez, neves acertou o travessão. na segunda, pirulito deu uma espanada no estilo deivid. na terceira, o próprio deivid fez o correcto e pegou fernando henrique no contrapé após um belo cruzamento de canhotinha do neves pela ponta-direita.
o gol aos quarenta minutos me pareceu justus. o ceará estava encalacrado, sem conseguir sair pra jogo, sem outras alternativas a não ser o lépido osvaldo - ora em cima de aírton, ora em cima de junior cesar. deu pra controlar os caboclos.
intervalo. é nesse momento que o luxerley costuma meter o bottinelli. mas como o bottis já estava em campo - e com o flamengo à frente no marcador - o time voltou igualzinho para a segunda etapa. e tudo o mais parecia estar direitinho, estar bem encaminhado. até o ceará parecia conformado.
mas aí, camarada, ronaldinho gaúcho se estranhou com o volante que lhe cabia naquela danza. numa bola na linha lateral, uma bola sem importância alguma, o tal do heleno se meteu entre gaúcho e a pelota. o gaúcho ficou nervosão: deu-lhe uns chutinhos nas canelas. heleno respondeu com um piparote na cara, e levou de volta um empurrão. o juizão andré luiz de freitas castro aproveitou o clima de troca de gentilezas & amabilidades pra se consagrar. chegou correndinho perto dos dois e os expulsou sem maiores delongas.
e assim o flamengo abdicou de jogar bola. dez minutos do segundo tempo. a partir daí fomos incapazes de armar uma mísera jogada de ataque. nada. o professor luxerley tirou bottis e tratou de se fechar com maldonado na volância. e minutos depois meteu diego maurício e negueba, já que deivid e neves não tinham mais pernas. (mas não sem que antes o juizito desse um amarelo pro neves, por entender estar rolando cera, e assim deixar gaúcho & neves fora da próxima rodada, fora do jogo com o santos.)
negueba e maurício, jovencitos que são, tinham fôlego de sobra. aí o resto do time não acompanhava os garotos. negueba até deu um chuteco pra gol. que saiu torto. o grande lance de ataque do mengo na segunda etapa foi um chute do maldonado por sobre o travessão...
e o ceará, por sua vez, nem assim conseguiu se lançar ao ataque com um mínimo de competência. o flamengo recuado e nem assim. e olha que os cearenses tiveram pra si practicamente quarenta looongos minutos. para fazer o que bem entendessem.