segunda-feira, 10 de outubro de 2011

segunda missão: cumprida

são paulo, fluminense, palmeiras.
foi diante desses três tradicionais adversários, e nessa ordem, que o clube de regatas do flamengo acordou para o primeiro turno do brazileiro-2011 e foi disputar a ponta da classificação pra valer. conquistamos sete dos nove pontos ali em jogo.
pois a estória começa a se repetir no returno. batemos o são paulo lá no morumbi, há uma semana, e ontem passamos pelo flunimed no engenhones. perceba que, em ambas as partidas, o mengo teve de se virar. teve de correr atrás do placar e o gol decisivo, tanto em são paulo quanto no rio, sairia apenas nos últimos instantes.
depois de dez rodadas sem vitórias, esse poder de reacção, esse poder de decisão na hora agá vem a ser um tanto surpreendente para nós que estamos acompanhando o flamengo nesta temporada. numa partida, renato pelé foi decisivo. na outra, darío bottinelli. nossos unsung heroes.
já o palmeiras foi derrotado ontem em seu clássico contra o santos. e o felipão, que já dera o caneko como perdido, agora diz que o passaporte para a taça libertadores-2012 também já era. felipão diz que seu time terá de se contentar com a sulamerikana e tal. bueno. creio que temos ainda que ver, na practica, como isso vai se dar. que este parmêra não é nenhuma maravilha, isso está claríssimo. mas preste atenção que eis um dos times que menos perdem no brazileiro-2011. tem apenas seis derrotas - apenas uma a mais que o flamengo - e apresenta ainda hoje a melhor defesa entre os vinte envolvidos - tendo sofrido vinte e sete gols em vinte e oito jogos... no primeiro turno, batemos o spfc e o fluzones, depois empatamos com o palmeiras no pacaembu.
como estarão os ânimos da porcada para a próxima peleja? vão tirar o pé e levar na maciota o certame daqui pra frente? ou, muito ao contrário, eles vão aproveitar o espírito mais leve para jogar mais solto? when you got nothing, you got nothing to lose - o futebol não se cansa de confirmar os versos de roberto zimmerman.
a noite desta quarta-feira, feriado, promete ser quente no engenhones. flamengo x palmeiras.