sábado, 1 de outubro de 2011

o jogo mais quente da cidade & o factor luis fabiano

a delegação do clube de regatas do flamengo chegou hoje à aprazível ciudad de são paulo. é aqui que o mengão enfrenta amanhã o são paulo futebol clube. partida marcada para as 16h no estádio do morumbi, valendo a vigésima-sétima rodada do brazileiro-2011 - e um tanto mais que isso.
moro em são paulo há quase sete anos. e poucas vezes um jogo entre os dois clubes foi tão antecipado nestas bandas. a edição paulista do diário lance está botando lenha na fogueira desde terça-feira. todo dia sai uma materinha. o joelson, o factotum aqui do prédio, hoje pela manhã me puxou pra uma resenha na portaria e por lá ficamos meia hora. que ele é são-paulino.
o que eu quero dizer aqui é que não sei se nossos camaradas do flamengo perceberam toda essa pilha, perceberam a dimensão que o troço tomou. o time do flamengo vai precisar entender o que estará em jogo amanhã, se não quiser ser apenas figurante na festa do morumbas.
porque a festa está armada. e só dependerá de nós estragá-la.
o morumbi deve estar lotado. um facto raro mesmo nessa temporada em que o spfc jamais deixou as primeiras posições da táboa de classificação. o cícero pompeu de toledo deve estar lotado por uma série de motivos. o motivo mais evidente é a reentrada de luis fabiano. talvez quem não seja são-paulino não tenha noção do quanto eles curtem esse caboclo. e podecrer que o fabiano vai vir rasgando. ele esteve longe do clube por sete anos. agora está há sete meses sem jogar. era pra ter voltado em abril. custou uma pequena fortuna ao tricolor. e ainda não ganhou nenhum título pelo seu time de predileção.
agora fabiano terá essa chance de conquistar um caneko pelo são paulo. e eles estão levando tão a sério essa estória que - pra tu veres - chegaram a contagiar o corinthians paulista. que contractou o adriano imperatore como resposta gambactica ao fabiano, e agora apressa sua recuperação para dar uma nova resposta.
fabiano pode ajudar a enfim equilibrar esse time do sao paulo, numa equação promissora entre veteranos cascudos (ceni + rivaldo) e jovens prodígios (lucas + casemiro), e daí lançar o time pra valer na recta final do brazileiro-2011 atrás do título. pode ser o elemento que faltava para o são paulo ganhar regularidade e superar o vaisco da gama e o próprio corinthians paulista, que me parecem ser os reais candidatos na parada.
o jogo de amanhã também será um clássico especial na história dos clubes por conta do factor ronaldinho gaúcho. claro. se todos os demais times sempre têm um tesãozinho em especial ao ganhar do mais querido, este ano o tesão aumenta um bocadito por conta do gaúcho - que vem jogando mais do que era o esperado, e todo mundo já notou. ainda mais que o flamengo, vale lembrar, ganhou com soberania o encontro do primeiro turno, naquela que foi uma de suas exibições mais convicentes.
pois é a esse jogo do primeiro turno que eu agora recorro para fechar esta pensata. o grande barato do fla naquela ocasião, certeza que tu te lembras bem, foi a pressure que vagabundo conseguiu imprimir desde os movimentos iniciais. o mengo foi visto encurralando o são paulo em sua metade de campo. foi visto prendendo a bola, acertando seus passes com tranquilidade e intensidade. foi visto alternando o ritmo entre blitzes ofensivas e um manejar de pelota mais cool. e o mengo não saiu de cima enquanto não arrancou o gol.
é justamente esse brilho, esse vigor, esse empenho, essa vontade, essa convicção que temos que redescobrir. antes que seja tarde.