quarta-feira, 26 de outubro de 2011

la dignidad - y nada más

gosto do chile. terra de bons escritores e ainda melhores vinhos.
os brazileiros são bem acolhidos por aqueles lados. e tu bem podes flanar belas calles de santiago sem risco de passar vergonha alheia por conta daquelas hordas de tupinambás que infestam, por exemplo, buenos aires.
mas, como todo país, o chile também tem suas idiossincrasias.
como gonzalo fierro e pablo neruda.
gonzalo fierro. pois como pode este nosso camarada fierro ser levado a sério por lá?
ele só come & dorme no clube de regatas do flamengo, há três temporadas. jamais correu o menor risco de ser titular, não importa qual fosse o técnico da vez. nenhum torcedor jamais deu pela menor falta dele, não importa qual fosse o time em campo. mesmo assim, fierro é constantemente chamado para o seleccionado de sua pátria. dessa última vez, ele não foi, mas já tinha sido chamado para o mundial de afrika-2010 e para a recente copa amerika em argentina-2011.
e veja isto: fierro pode aparecer esta noite como titular do flamengo. taí um troço raro, raríssimo de acontecer, e justamente quando o mengão joga em santiago de chile.
isso porque, tu sabes, o flamengo apanhou feio do universidad de chile no engenhones, há exacta uma semana, e assim jogou pela janela qualquer possibilidade concreta de se classificar às quartas-de-final da sulamerikana-2011.
por isso teremos hoje no estádio nacional um arremedo de flamengo. um time que, nas palabras dos envolvidos, jogará por sua dignidade. bueno, meu chapa, eu não vou aqui aprontar eskandalo sobre um facto consumado, já passou da hora, mas te digo que qualquer vestígio de dignidade flamenga foi pro balayo com aqueles 4 x 0 da semana passada.
de toda suerte, o mengão de fierro e do professor luxerley deve formar logo mais com paulo victor; leonardo moura, david, ronaldo angelim e rodrigo alvim; maldonado, williams, fierro (!) e vander; diego maurício e jael.