terça-feira, 4 de outubro de 2011

o mais quente clássico brazileiro & o factor sobrenatural de almeida

um flamengo x fluminense é troço sério. tão sério que o simpático jogo de futebol de mesa, o pebolim, é conhecido como fla-flu no rio grande do sul. o simples facto de a gauchada tratar o totó como fla-flu (e não como grenal) talvez diga uma cousa ou duas sobre o caráter transcendental do mais charmoso dos clássicos brazileiros.
a própria confederação brazileira de futebol cuida de esculhambar & tratar como lixo o campeonato que ela mesma organiza. mas não se deixe enganar pela aparência, os guris do sul estão certos. nosso fla-flu homeless do próximo domingo, valendo pela vigésima-oitava rodada do brazileiro-2011, valerá muito. e vai colocar nosso mengão diante do time de melhor campanha do returno - o flunimed está alucinandinho. caboclo embolsou 19 dos 24 pontos em disputa em oito rodadas. um aproveitamento estúpido de 79.2%. seis vitória, apenas um empate, apenas uma derrota.
só em termos de comparação, o mengo tem 33% de aproveitamento no mesmo período. duas vitórias, dois empates, duas derrotas.
o que anima a nação é que essas duas vitórias vieram nas últimas duas rodadas. dando uma impressão de que aquela draga que se arrastava desde o final do primeiro turno pode ter acabado. o fla jogou o que precisava jogar diante do fragilíssimo amerika de minas (não mais) e depois emendou uma vitória importantíssima sobre o são paulo num morumbi lotado. essa vitória, mais do que aquela, pode nos emprestar o fôlego e o horizonte necessários para uma reacção na táboa de classificação.
mas essa reacção, se acontecer, também passará pelo fla-flu de domingo.
e certamente os fluminensistas estão levando tão a sério este jogo quanto nós. que eles também estão a seis pontos do líder vaisco da gama. os mesmos seis pontos. que eles também estão na porta da zona de classificação da libertadores-2012, esperando alguém dar mole pra lá dentro se estabelecer.
é bom estarmos cientes de que o abel braga demorou mas vem arrumando o fluzones. eles não terão fred, em aventura pela costa rica, bem verdade, mas não dá pra achar que só por isso a parada vai ficar tranquila. menino lanzini é bom de bola e agora parece estar encontrando gente para dividir as responsabilidades no meio de campo (marquinhos e diguinho), o deco pode jogar e, mesmo com uma perna só, o deco sabe onde meter a pelota. e depois do gol espírita que o rafael sobis encontrou na virada sobre o santos, sábado passado, convém não duvidar da influência daquele que o mais lendário dos tircolores chamava de o sobrenatural de almeida.
professor luxemburgo vai começar hoje a montar o flamengo para domingo. teremos sérios desfalques. vamos ver.