quinta-feira, 27 de outubro de 2011

o parvo

as entrevistas nos vestiários, não raro, são mais reveladoras do que as partidas que as antecedem. a ver como se saiu o professor vanderlei luxemburgo ontem à noite, nos vestiários do estádio nacional, logo após seu time ser eliminado pelo universidad de chile. 1 x 0 em santiago. o flamengo jogou de igual pra igual, insistia luxerley.
o que me fez pensar um bocadito mais - o senhor é parvo ou faz-se?
luxerley, entre outras platitudes, disse que o clube de regatas do flamengo tinha caído fora da sulamerikana-2011 no primeiro jogo, aquele vexame que passamos no engenhão (0 x 4), e não por causa da estreita vitória universitária que acabara de acontecer. oras. e que naquele segundo jogo, o fla jogara de "igual pra igual" etc.
bueno. vou te explicar porque tu ficastes com essa falsa impressão, lux... é que os chilenos, que eles não nos ouçam, não fizeram questão alguma de apertar o ferrolho ontem. foi a vez deles não darem muita pelota pro jogo, como tinha sido a vez dos vagabundos do flamengo há uma semana. por isso o placar baixo, percebes?
o primeiro resultado condicionou o segundo. simples assim. na verdade, eles foram superiores em ambos os encontros. e ditaram os jogos como bem entenderam.
mas se luxerley não é parvo, eu também não sou. então vou parar de fingir que acredito que vanderlei luxemburgo não foi capaz de entender a logika rudimentar do que se passou. lux sabe muito bem o que se passou. e esse discurso de que o time vai melhorando - quando o que se vê é a mais completa passividade tanto de titulares quanto de reservas - só serve pra fazer o tempo passar. nisso, luxemburgo está me fazendo lembrar de outros treinadores recentes do flamengo, como o ney frango ou o caio junior, o omisso. ambos eram incapazes de apresentar um julgamento sincero sobre o que se passava na própria equipe. nem um, nem outro deixou saudades.
o que me espanta é luxemburgo, sabujo velho, recorrer a esses expedientes de professorzinho iniciante. já me deu no saco, se quiser saber. passou da hora de vanderlei luxemburgo pegar suas cousas e tomar o rumo de casa. como os demais, já irá tarde. como os demais, não deixará saudades.