domingo, 23 de outubro de 2011

mengão 1 x 1 santos (a chronicle)

o flamengo bateu o ceará no sábado.
então, desde o sábado, era de conhecimento geral que não teríamos ronaldinho gaúcho & thiago neves para este jogo de hoje, contra o santos, valendo pela trigésima-primeira rodada do brazileiro-2011.
oito dias atrás todos os envolvidos sabiam que ronaldinho gaúcho & thiago neves não poderiam estar em campo esta noite no engenhão.
mas parece não ter sido tempo o suficiente - oito dias, pouco mais de uma semana - para que vagabundo armasse uma única e miserável jogada para se virar sem ronaldinho gaúcho & thiago neves, para vagabundo suprir a ausência de ronaldinho gaúcho & thiago neves...
nada a se estranhar quando se trata do flamengo.
afinal já estamos em outubro, quase novembro, e desde janeiro o professor vanderlei luxemburgo tem sido incapaz de armar uma única e miserável jogada. dez meses. parece brinkadeira. mas o flamengo do professor luxerley (quinhentos paus por mês) vai acabar o ano sem ter nos apresentado uma única e miserável jogada.
por essas e outras razões, papito, o flamengo não será o campeão brazileiro de futebol de 2011.
veja o jogo de hoje, contra o notável ainda que alquebrado santos futebol clube, para teres uma ideia de onde amarramos a mula...
o flamengo começou a perder este jogo há oito dias, no sábado, quando venceu o ceará mas perdeu seus dois principais jogadores - goste-se deles ou não - que eu de minha parte nem morro de amores pelo neves - são os nossos dois principais jogadores. o flamengo começou a perder este jogo há oito dias, perdeu um bocadinho mais na quarta-feira, ao apanhar feito cachorro louco do universidad de chile. aquela partida tu sabes que valeu pela sulamerikana-2011, mas, e daí?, apanhar de quatro - dentro de casa - apanhar daquele jeito - certamente não ajudou em nada o clima para este jogo de hoje pelo brazileiro-2011.
o flamengo desta noite, principalmente no primeiro tempo, carregava as cicatrizes daquele vexame. cicatrizes que puderam ser enxergadas na nossa postura acabrunhada, macambúzia durante a primeira etapa. o flamengo só se dignou a ir ao ataque - como quem joga em casa - como quem está a disputar um título ou o que quer que seja - depois de sair perdendo no comecinho do segundo tempo.
uma das cicatrizes que carregamos esta noite, por exemplo, atende por aírton. e estava sentada no banco de reservas. um lugar pouco frequentado pelo nosso touro indomável: o banco de reservas. mas aírton estava lá de castigo, após o descontrol da última quarta-feira. e aponto esse detalhe de aírton nesta chronicle só pragente ter uma ideia de onde estávamos a pisar...
o clube de regatas do flamengo voltou ao engenhão com felipe para o gol; alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; maldonado e williams na cabeça de área, renato pelé como único armandinho pelo meio; deivid e jael e negueba pro ataque.
bueno, quando tu metes o renato pelé como criador de teu meio de campo, camarada, já saia de casa ciente de que - na practica - tu não terás criação alguma de jogadas. o que o time de lux tentava fazer passar por "armação" eram as sonolentas investidas de moura pela direita e as derivadas de deivid pelo meio, enquanto negueba ciscava numa ponta ou na outra, enquanto jael ficava batendo cabeza entre os beques. este foi o flamengo dos primeiros quarenta e cinco minutos. e sejamos gratos ao time do santos por seu fastio. que o santos visivelmente não estava numas de se esfoçar. nem o muricy ramalho estava lá - o time era dirigido à beira de campo pelo tata, o murtosa do muricy.
o jogo começou a vero quando o allan kardec, um raro santista a fim de mostrar servizo, se embicou para dentro da grande área flamenga, como se fosse ele o neymar, e levou uma bela banda do pirulito, como se fosse ele o wellington. o garoto neymar bateu a penalidade sem frescurites - e aí estava abierta a peleja. minutos iniciais da etapa complementar.
o luxerley não podia botar nem negueba nem jael, que esses dois já estavam em campo. então tirou negueba e jael para meter diego maurício e menino vander (lembra dele?). mas o time só engrenou mais adiante, minutos depois, quando entrou também o jovem thomás. foi no gás de maurício e thomás que o fla começou a achar espaços em campo.
o santos também ajudou, dando uma recuadita, um movimento clássico das equipes que abrem vantagem mínima neste brazileiro-2011. o juizão também ajudou, e ajudou bastante, ao fazer vista grossa num ostensivo penalty que wellington fez no neymar.
mais adiante, talvez pra compensar, o bandeirinha anulou gol legítimo do pirulito. mas o fla estava a esquentar a bagaça. e isso que - repito - não tínhamos uma única e miserável jogada. só conseguíamos pensar em chuveirar a pelota na área santista, na esperanza que um troço qualquer acontecesse. e nem isso, nem chuveirar a bola, a gente chuveirava direito, pois nem o moura nem o cesar se davam ao trabalho de chegar à linha de fundo. apenas thomás e maurício tentavam quebrar essa rotina, pegando a bola e tentando partir com ela pra dentro da marcação. mas de tanto pingar a pelota, deivid acabou empatando.
enfim. foi mais ou menos assim. frustrante, não tem como não ser.
e esta noite talvez até nós pudéssemos ter conseguido mais do que este empate no engenhão diante de um santos reduzido a neymar, um santos desinteressado quase por completo. mesmo sem termos uma única e miserável jogada. talvez até pudéssemos ter conseguido vencer, e embolsado os almejados três ponticos, se o flamengo jogasse todos os noventa minutos de uma partida de futebol. talvez. mas estamos longe disso.