quarta-feira, 19 de outubro de 2011

mengão 0 x 4 universidad de chile (a chronicle)

bueno. te dizer que, se este era o plano b para seu projecto libertas-2012, melhor o professor luxerley bolar um plano c.
poucas vezes na vida vi uma equipe de futebol ser tão dominada, subjugada & humilhada - dentro de sua cidade - quanto o flamengo foi hoje durante o primeiro tempo de seu jogo contra o universidad de chile.
esta era para ser apenas a primeira de duas partidas entre as duas equipes, valendo pela segunda fase da sulamerikana-2011, mas na real já não se vê mais muitos motivos para o segundo encontro, marcado pra próxima semana, em santiago de chile...
o clube de regatas do flamengo formou com felipe ao gol; wellington e david na zaga, rafael galhardo pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e williams na cabeça de área, darío bottinelli e thiago neves pelo meio; ronaldinho gaúcho e deivid à frente.
leonardo moura e alex silva não foram relacionados para a partida, resguardados para o jogo de domingo, pelo brazileiro-2011, diante do santos. renato pelé, pela mesma razão, começou a noite sentadinho no banco.
de lá o pelé pôde observar como seus amiguinhos foram acuados pelos universitários desde o minuto inicial. os chilenos não recuaram em nenhum momento. não soltaram o torniquete. a ponto de o primeiro gol já ter sido dado como esperado, quase inevitável, ainda aos dez minutos, quando o chute de rojas foi espalmado por felipe, a pelota bateu na trave e de lá rebateu nas costas do arqueiro, vazando a meta rubro-negra.
um gol assim tão cedo, marcado por forasteiros tão destemidos, não ajudou em nada o time do flamengo na tentativa de se encontrar. o descompasso era tamanho que aírton logo aprontou das suas - e foi devidamente expulso. com os universitários marcando a saída de bola, nosso ataque foi estéril. com um homem a menos em campo, nossa defesa ficou a mercê da pontaria alheia.
nos minutos finais da etapa, os universitários fizeram mais dois gols com o garoto vargas sem dar perdão. e o fantasminha de walter montillo voltou a assombrar o mengão.
o primeiro tempo terminou em 3 x 0. mas poderia ser quatro, pois eles tiveram um gol mal anulado. e vale notar que um dos gols que de facto valeram teve a notável participação de nosso bravo wellington, dando uma voadora sem direcção, passando batido e deixando david com cara de b*nda diante de vargas.
ah, sim. e bottis deixou o campo chorando. dores no tornozelo esquerdo. será que joga contra o santos?
renato pelé teve de entrar no lugar de bottis ainda na funesta primeira etapa. então ele não pôde ver, ali do banco de reservas, como seus amiguinhos tentaram recuperar a dignidade no segundo tempo. os universitários até tiveram um jogador expulso, lá pelos dez minutos, mas nem assim os camaradas deram espaço. os universitários até tiveram um penalty perdido, que felipe parece ter tirado de dentro do gol, mas nem assim os camaradas deram espaço. e quando vagabundo do flamengo tentou atacar um bocadinho que fosse, jael mandando uma bola no travessão, os camaradas meteram logo 4 x 0 num contraataque exacto.
agora o flamengo precisa ganhar apenas de cinco gols em santiago.
e, olha, nem dá pra torcida reclamar muito, não. pouquíssimos torcedores, menos de cinco mil, se deram ao trabalho de ir ao engenhão.