sexta-feira, 21 de outubro de 2011

o que resta do flamengo?

mengão x santos no domingão.
no primeiro turno, os dois times protagonizaram na vila belmiro o confronto mais impactante & historiko deste brazileiro-2011. pouco provável que tal beleza se repita. primeiro porque essas cousas não acontecem todo dia. segundo porque os dois times estarão cheios de desfalques. principalmente o fla, tu já sabes quais.
mas estou para te dizer que a ausência de ronaldinho gaúcho, mesmo ciente da importância de nosso popstar na equipa, não é o factor que mais me perturba para este domingo. na real, estou a pensar sobre vanderlei luxemburgo.
sou do entendimento de que luxerley nunca foi lá muito estimado pelos seus atletas. uma situação que remonta a vários episódios isolados que, juntos, me parecem dar uma azedada no clima lá na gávea. tudo isso, claro, visto aqui de longe - e tirando uma cousinha ou outra dos informes da imprensa.
a aposentadoria do petkovic, as portas fechadas pra adriano imperatore e - dizem - pra vagner love também. a geladeira em que meteu angelim. aquele flamengo x botafogo que, hoje está esquecido, como estão esquecidas as vaias que lux provocou para cima do gaúcho, mas que ali soavam como um indício de algo errado. ou mesmo o caso do peido, bem mais recente, e todo o auê que luxerley criou em cima disso.
e agora nosso prezado lux mais uma vez se colocou em um pedestal acima de seus atletas. depois da esfregada que o flamengo recebeu do universidad de chile, na noite de quarta-feira, o chefão ainda lá no engenhão disse que, por ele, nem atendia à imprensa, não daria a colectiva, tamanha a vergonha que sentia. no meu entender, ele foi exacto em apontar a falta de tesão da equipe como o principal motivo da goleada. e fez bem em admitir o sentimento daquele instante (vergonha pura) que era o mesmo em toda a nação - vergonha e p*tidão.
mas ficou faltando luxerley chamar pra si também parte da responsa. se os jogadores não entenderam a importância daquele jogo, foi também culpa do treinador. se o time não soube esboçar a mínima reacção diante do que acontecia ali, foi também culpa do treinador. posso estar enganado, mas não percebi esse sentido na explanação de luxerley.
resta saber como os jogadores entenderam as palavras do chefinho. a eliminação na sulamerikana-2011 é mera questão de dias, mas ela se refletirá na campanha do brazileiro-2011? certamente uma surra - dentro de casa - de quatro - daquele jeito - deixa marcas. quais serão as cicatrizes para o restante da temporada?
é isso que eu quero ver neste domingo, contra o santos. é quando veremos se ainda temos chance neste brazileiro-2011. veremos se anda temos chance ou se foi tudo pro saco numa noite de quarta-feira num estádio vazio. sem nem tentarmos segurar pelo rabo.