domingo, 26 de junho de 2011

um gênio ou uma besta?

o ronaldinho gaúcho meteu gol. o flamengo enfiou quatro. e tu já podes ver o que acontece na cronika desportiva: gaúcho cala os críticos, gaúcho arregaça, gaúcho gênio.
desculpe botar água no chope mas...
vamos ser adultos? gaúcho não arrebentou contra o atlético mineiro. assim como gaúcho não tinha sido tão ruim nas rodadas anteriores deste brazileiro-2011 quanto as notícias histerikas te fariam crer.
e talvez bem este seja o problema com o gaúcho em seu retorno ao brazil depois da glória e da fama internacionais: nem sempre ele é o melhor do time, nem sempre ele o pior do time, nem sempre ele tem sido o protagonista do clube de regatas do flamengo.
estávamos todos preparados para erguê-lo em êxtase ou derrubá-lo em miséria. mas, que pena, a vida real é um tantinho mais complexa que as manchetes de jornal.
o gaúcho tem sido mais um. quando o mengo vai mal, ele vai mal. quando vai bem, ele também. como o thiago neves e o renato pelé. quando o time dá um tranko e acorda, ou quando o gaúcho dá um tranko e acorda, as cousas se acertam. aí fica ao gosto do freguês: é ele quem leva o time ou é o time que leva ele? o ovo ou a galinha?
o gaúcho tem sido um bom jogador. mais um jogador.
e certamente era isso o que menos esperávamos dele.