sexta-feira, 17 de junho de 2011

don't let our youth go to waste

a te dizer que gostei muito de o clube de regatas do flamengo ceder cinco jovens para a seleção brazileira de futebol que proximamente disputará o mundial de juniores.
sei que a seleção de futebol virou franquia do senhor ricardo teixeira. bem sei que os rapazes desfalcarão o mengo por largo período - de seis a oito rodadas do brazileiro...
mas, com todo o respeito, que se f*dam teixeira & suas ladroagens, pois a seleção tem que ser superior a isso, ainda mais a seleção de jovens, (ainda) sem os vícios que nos desencantam nos profi$$ionais. e que se f*dam o senhor vanderlei luxemburgo e este seu time que, há seis meses, não sai do papel e sequer é capaz de nos apresentar duas partidas dignas em sequência. até hoje professor luxerley não usou direito os garotos - então seria justinho agora o momento em que eles se tornam imprescindíveis?
perdeu, luxerley. se vire sem césar e frauches,
que se vire sem galhardo, negueba e maurício!
terá de se virar, principalmente, sem esses três últimos que volta e meia entram no time titular. agora, aqui te pergunto, em que condições eles entram no time principal?
entram assim...
o rafael galhardo jogou na sua posição, a lateral direita, na ausência de leonardo moura entre o estadual, a copa do brazil e o ínicio do brazileiro. foi se encaixando aos poucos e, quando já estava indo bem, teve de abrir espaço para o retorno de leo moura, titular absoluto, claro, mas visivel e assumidamente ainda fora de forma. antes disso, lux inventara galhardo de meia direita.
o guilherme negueba foi pinçado por luxerley no meio do salve-se quem puder das rodadas finais do brazileiro-2010. sentiu a bronka. mas virou xodó da torcida, e dos próprios jogadores, ao arrebentar na copa são paulo-2011. voltou ao elenco principal só para que, depois de um par de jogos, fosse mandado de volta ao time de juniores. lux dizia que o moleque tinha se deslumbrado. o treinador já voltou atrás em sua decisão mas, oras, o curioso é que ele nunca botou neguebinha para jogar em sua real posição: meia ofensivo. então o negueba, canela fina, sempre entra de segundo atacante.
e o diego maurício é um caso ainda mais grave. é um nítido caso de omissão. enquanto luxerley insiste em sua obtusa e inglória procura de um centroavante (deivid ou wanderley? wanderley ou deivid?), dá as costas para um dos maiores talentos surgidos na gávea em anos. sua esfarrapada alegação de que maurício e ronaldinho gaúcho se atropelam quando jogam juntos vai ao chão a cada vez que maurício, sempre no segundo tempo, entra no time. de tão acintosa a situação, nosso manager luxerley simplesmente deixa a entender que está guardando maurício para ser vendido e fazer caixa. ou servir de contrapeso na contractação de outro qualquer. especulações essas que, vale dizer, em momento algum foram dirimidas por dona patrícia & seus kartolas kretinos. e que devem aumentar se maurício for bem no mundial.
afinal, craque, na gávea, só tem servido para isso nos últimos anos.
portanto, também por tudo isso,
eu escrevo aqui mais uma vez:
fora vanderlei luxemburgo. fora!
de saideira, deixo duas historinhas contadas por zinho & marcelinho, campeões nacionais de 1992, num arena sportv desta semana. lembrando de sua passagem dos juniores para os profissionais da gávea, marcelinho dizia que chegava uma hora mais cedo aos treinos e ficava batendo falta para o gilmar catar. e, na hora dos colectivos, ficava espiando os jeitos de zico e zinho cobrarem as faltas. verdade que ele também tinha vontade de bater uma, admite marcelinho, mas nem era doido de chegar lá e pedir isso praqueles caras. melhor ver e aprender... a essa revelação do amigo, zinho respondeu que a curtição dos profissionais, terminado o colectivo, era ir para o campo ao lado para ver o final do treino do time de aspirantes: marcelinho, marquinhos, djalminha, paulo nunes, piá, rogério, baiano... enfim, o time da copa são paulo de 1990.
e tu sabes quem foi o técnico que levou a maioria dessa turma para o elenco principal do flamengo?... foi o telê santana.
bueno, acho que só isso já diz o bastante.