quarta-feira, 22 de junho de 2011

os meninos da gávea

ainda ruminando aqui um par de cousas a respeito da fragorosa derrota de ontem à noite na libertas-2011, sub-20.
o arqueiro césar e o capitão frauches, dois protagonistas desta bela juventude flamenga, foram pivôs dos mais tresloukados momentos de ontem. frauches quis posar de xerifão, levou um cartão amarelo que lhe ficou barato e incendiou os nervos da equipe. césar falhou nos dois primeiros gols peruanos e, diante desse desempenho terrível, não conseguiu se sair com nada menos do que agredir o juiz...
césar e frauches são jovens promissores. não vem ao caso judiá-los em praça pública. há pouco foram convocados meio de surpresa para a seleção brazileira de juniores. o técnico ney frango tem que cortar quatro nomes da equipe que seguirá ao mundial da categoria. dois desses nomes eu creio que ele já sabe quais serão.
bueno, partimos desses dois indivíduos para chegar ao colectivo.
o time do fla já tinha dado uma avant-première de seu destempero logo na estreia na libertas-2011. quando abrimos 2 x 0 sobre o josé teran e vimos thomás ser expulso à toa. e o teran empatou o jogo...
eu, cá de minha parte, arrisco dizer que essa recorrente falta de sensatez de nossos teenagers não é apenas um mal passageiro da equipe em terra estrangeira. acho que no nosso clube, na maioria dos clubes do brazil, falta quem prepare a cabezinha da molekada. sabemos treinar fundamentos e incutir noções tácticas desde a infância. não sabemos tratar do psicológico. daí esse tema ainda ser tabu hoje em dia mesmo em times de marmanjos. muito treinador gosta de bestsellers de autoajuda e de palestras motivacionais às vésperas dos jogos mais cabeludos. mas poucos olham na cara dos jogadores e aceitam o papo franco entre dois homens iguais. (abrazo pro luxerley.)
estamos criando monstros, te diria o rené simões.
e será uma pena se o flamengo vier a perder talentos futuros por falta de razão & sensibilidade. djalminha e marcelinho e junior baiano, só para citar três "vencedores" da última geração doirada da gávea, foram menores do que poderiam ter sido por conta de falhas grosseiras na formação. tornaram-se três encrenqueiros. que isso não se repita.