sexta-feira, 24 de junho de 2011

trabalhar cansa

ainda não saiu um desmentido oficial. deve sair nas próximas horas. e não deverá ser por causa de desmentidos que esta matéria do uol cairá em descrédito. dê lá uma espiada. vale a pena.
a matéria, tu percebes, é um catadão de informações & impressões, uma matéria que as redações só publicam durante os feriados, quando mal há notícias de verdade. a tal matéria só para de pé, mal e mal, por conta de umas aspas - off the record - que o gaúcho teria dito para alguns amigos:
ele está a fim de parar com o futebol mas, antes disso, gostaria de ganhar um título bacana pelo clube de regatas do flamengo, que seria para poder se aposentar sem deixar aquele cheirinho de fracasso para trás, se aposentar numa nice.
(alguma surpresa?)
bueno, agora vamos todos fazer uma piadinha ou duas dizendo que ronaldinho já se aposentou - só ele não sabe disso, etc. (pausa.) feitas as piadas, talvez devamos ponderar a respeito...
cá de minha parte, acho perfeitamente compreensível & legítimo que o gaúcho esteja cansadinho do futebol profissional. mas, ora bolas, ele joga nos maiores times do planeta e ganha uma fábula! verdade. agora pense comigo: ser jogador de futebol não é apenas jogar futebol. ser esportista não é apenas praticar aquele esporte supostamente de tua predileção. é também abrir mão de uma p*rrada de cousas na tua vida pessoal. ou, então, não abrir mão delas, e por conta disso, viver com repórteres bedéis e torcedores uniformizados na tua cola. tem sido assim pra ronaldinho em barcelona, em milão e no rio de janeiro. desde que deixou de arrebentar semanalmente, ou seja, nos últimos cinco, seis anos. deve te encher o saquito, não?
e quanto aos altos salários, só me diga, o quão rico um caboclo pode ser?
a história do esporte está cheia de gente assim. michael jordan largou o basquete e foi jogar beisebol. e voltou. michael schumacher se aposentou depois de vencer setenta e oito mundiais. e voltou. kim clijsters foi ter uma filha. e voltou. andré agassi chegou a desaparecer do ranking. e voltou. e ainda escreveu um libro sobre o que lhe passava pela cabeça. o quanto odiava jogar tênis... outros nunca voltaram. outros sequer são lembrados. van basten, reinaldo, tostão tiveram carreiras abreviadas por lesões. dennis bergkamp tinha estabelecido em contracto com o arsenal que não subiria em aviões.
o ronaldinho gaúcho é o ronaldinho gaúcho há mais de dez anos. surgiu arrebentando no grêmio portoalegrense de 1998. tinha dezessete, dezoito anos. virou o ronaldinho gaúcho para o brazil e logo depois para o planeta inteiro. mas ronaldinho gaúcho já era ronaldinho gaúcho antes disso. pode crer que o ronaldinho gaúcho é o ronaldinho gaúcho há mais de vinte anos. desde que mostrava uns belos malabarismos nas peladinhas de futsal e foi adotado pela família como o me$$ias que viria para salvá-los a todos. pergunte ao assis.
gaúcho cresceu e virou aquilo que esperavam que ele se tornasse. foi o melhor do mundo, campeão do eskambau alado. durante quatro ou cinco anos, ele foi o astro mais popular do mais popular esporte do universo.
talvez não tenha sido melhor do que pelé e maradona, mas, enfim, quem o é?
ronaldinho gaúcho deve estar cansado de ser o ronaldinho gaúcho.
falo por mim. eu estaria. eu trabalhei por dez anos numa redação de jornal. diariamente. cansei. tem gente que trabalha em redações por quarenta, cincoenta anos. e não só não cansa, como não faria outra cousa da vida. eu cansei. o que não significa que cansei de escrever.
ronaldinho gaúcho não cansou de jogar bola. cansou do futebol. ou assim parece.