quarta-feira, 29 de junho de 2011

américa de minas 2 x 3 mengão (a chronicle)

vamos combinar que o futebol nem é tão caprichoso assim?
é batata. se camarada tem diante de si um time inferior e corre pra valer, então dificilmente vai levar rasteira e perder o jogo. agora se ficar olhando, andando em campo, com a mão na cintura, reclamandinho do juiz, aí eu te digo, camarada não ganha nem no cara ou coroa.
taí este américa de minas x flamengo. valendo a sétima rodada do brazileiro-2011. vitória importante para o mengão por somar três pontos diante de um adversário que vai fazer figuração no certame. e por dar moral para esta nova escalação que o professor luxerley aprontou.
mas a vitória, tão previsível, não veio sem susto.
mais uma vez o mengão ficou com soninho e quase deu com os burros n'água, quase deixando escapar um resultado fácil, quase deixando frustrada sua enorme torcida que, mesmo lá em minas geraes, esteve em maioria nas arquibancadas.
o clube de regatas do flamengo chegou a sete lagoas em seu recém-reinventado 4-4-2 caretinha, formando com felipe no gol, wellington e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; luiz antonio e williams na cabeça de área, renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e deivid na frente.
o mengão saiu bonito na frente. gaúcho batendo uma falta à perfeição. dez minutinhos. e o time inteiraço. com luiz antonio sólido na frente da zaga, williams eficiente como nos (nem tão) velhos tempos. tocando bola com maestria, segurança e tranquilidade. o américa, em minoria na torcida, estava a pedir licença dentro de casa.
pedindo licença, pedindo licença. e o flamengo foi dando licença, dando licença.
gaúcho e neves sendo os dois primeiros a se desligarem da partida após aberto o placar. já não voltavam para dar abafa. perdiam a bola e ficavam parados. moura e cesar, em sentido oposto, também diminuíam o ritmo. já não apareciam mais na frente. então o américa foi ficando mais à vontade. se espalhando. e como metade do fla parou de jogar, a outra metade começou a dar pankada para segurar os americanos. provocando uma sequencia terrível de bolas alçadas para dentro da área flamenga. na primeira dessas bolas cruzadas, wellington acertou nosso travessão e rapaz lá pegou o rebote para empatar. depois, na quarta ou quinta dessas bolas cruzadas, os caras viraram para 2 x 1. quarenta e cinco minutos.
e fosse eu o treinador do flamengo, meu chapa, vagabundo iria ouvir muito nos vestiários.
luxerley deve ter dado chilique. espantou o sono. que o flamengo voltou minimamente mais ligado, mais ágil. menino luiz antonio foi pro sacrifício e nem retornou a campo. agora tínhamos negueba de ponteiro. neguebinha tentando promover aquele choque de juvenília que, sábado passado, contra o atlético mineiro, levantou nosso defunto.
desta feita, o zombie mengo recobrou seus sentidos, suas faculdades mentais, um pouco mais lentamente. foi preciso que entrassem ainda darío bottinelli e diego maurício para que o re-animator funzionasse plenamente. (o bottis, em especial, entrou bem demais.) o flamengo virou a bagaceira em duas jogadas gêmeas... a primeira com neves se infiltrando no meio da retranka e rolando para deivid dentro da área. a segunda com bottis se infiltrando no meio da retranka e rolando para gaúcho dentro da área. e assim reviramos o placar.
mas, entre a primeira dessas jogadas e a segunda, houve um detalhe fundamental para emprestar à peleja um torto fascínio...
o américa teve um sujeito expulso. e, antes que o pendurado williams também fosse mandado para fora de campo, segundo a lei universal das arbitragens & das compensações, o lux foi sagaz e tirou ele seu jogador. foi quando maurício entrou. faltando ainda uns vinte minutos. e assim o flamengo ficou com zero volantes. ficou apenas com angelim e wellington na nossa metade de campo. ficou com todos os demais - moura, bottis, neves, gaúcho, pelé, maurício, negueba e césar - lá na frente para acuar o américa de minas. para tocar a pelota e acuar o américa dentro de sua própria casa. até o terceiro e definitivo gol.
foi maluko. mas devo te admitir que foi também bem divertido.