domingo, 5 de junho de 2011

mengão 1 x 1 corinthians paulista (a chronicle)

uma pena que o adeus a dejan petkovic não pôde ser também a partida de despedida de wellington & david. porque o flamengo bem pode aproveitar a janelinha europeia e trazer lionel messi e wayne rooney. que ainda assim será difícil nosso rubro-negro disputar o caneko à vera sem apresentar uma retaguarda decente.
estávamos todos aflitos. bueno, ao menos eu estava aflito com o desempenho de petkovildo esta tarde. torcendo para tudo dar certo. e o gringo saiu-se direitinho durante seus planejados quarenta e cinco minutos. um fim de carreira mui digno para nosso herói. os problemas do flamengo foram de outra ordem. foram aqueles que tu já sabes de cor: pouca eficiência nos arremates, extrema fragilidade da última linha defensiva.
o clube de regatas do flamengo, nesta terceira rodada do brazileiro-2011, foi ao engenhão receber o corinthians paulista com... felipe no gol; wellington e david na zaga; leonardo moura na direita, egídio na esquerda; williams e renato pelé na cabeça de área; darío bottinelli e dejan petkovic no meio; ronaldinho gaúcho mais à frente, wanderley de centroavante.
todas as atenções sobre petkovic, trinta e oito anos, a se despedir da nação.
mas logo wellington lembrou aos rubro-negros que ele também sabe ser protagonista. já no segundo minutinho de jogo, nosso beque central errou um passe prosaiko na saída de bola e agitou um veemente contragolpe corinthiano que terminou com duas bolas chutadas - e rebatidas - à queima-roupa contra felipe. o arqueiro ali começava a defender seu bicho, e ele seria exigido nesses termos até o fim da partida, se tornando um dos melhores em campo.
já conhecemos a agilidade de felipe. e já conhecemos o manejar de pelota do nosso meio de campo. um manejar que não foi nada comprometido pela entrada de petkovic no lugar de thiago neves (a excursionar pelo país com a turma do ricardo teixeira).
foi até gostoso ver pets pela última vez. folklore à parte, ele ainda contribuiu à boa posse de bola flamenga, arredondando os passes. e nosso atabalhoado wanderley pode ser vangloriar de ter desperdiçado a última grande assistência de nosso antigo camisa dez. quando pets meteu uma bola rasteirinha para wanderley na entrada da área. o goleiro julio cesar foi mais ligeiro no abafa.
antes dessa jogada, wanderley já desperdiçara uma bela assistência do gaúcho. um cruzamento da esquerda que passou a dois centímetros da testa de nosso centroavantão. uh. acontece que, entre essa jogadinha do gaúcho e aquela jogadinha do petkovic, exactamente entre os dois momentos culminantes do time que tinha mais posse de bola, o corinthians paulista fez seu gol.
também aqui não há novidade alguma nisso. mais uma vez o fla prende a bola e manda no jogo. só para levar o gol numa estocada certeira do adversário. no caso desta tarde, liedson já tinha cantado o truque para a rede globo antes mesmo de a bola rolar: como o flamengo ataca com os dois laterais, disse ele, a ideia era se enfiar pelos cantos. foi assim que os corinthianos desceram pela direita e, quando egídio se recuperou no lance, foi facilmente driblado por um certo weltinho, que da linha de fundo rolou para william fechar no primeiro pau. o david estava lá de pé mas reagiu atrasado, chutando o ar, dando um carrinho em si mesmo, caindo de b*nda no chão. a cara de bobo.
o combinado era que petkovildo se despediria no intervalo.
sorte de todos que renato pelé então achou nosso gol. cobrou uma falta com veneno, mais no jeito do que na força. meio no estilão pets, se tu me entendes. e assim petkovildo pôde dar sua volta olimpika e receber suas merecidas palmas com o placar empatado.
o flamengo voltou para a segunda etapa com menino negueba no lugar de pets. porque o diego maurício só entraria aos quinze, no lugar de wanderley. mas não deu muito certo, não. tanto o maurício quanto o neguebinha estavam tímidos, tímidos. não conseguiram ser aquele azougue que eles já foram em outras situações. talvez porque o time inteiro estava embaçado. o moura ainda se recuperando, ainda visivelmente fora do ritmo. o williams, novamente com a cabeza quente, não sossegou até levar cartão. e o egídio voltando a ser egídio...
se o professor luxerley estava sem graça de barrar o egídio depois de ele jogar bem nas duas primeiras rodadas do brazileiro-2011, não precisa mais ficar assim. já passou. tanto que o junior cesar fez sua estreia nos últimos minutinhos da partida. quando os dois times já estavam de acordo com o placar.
ah. olha o que eu já ia me esquecendo: o flamengo quase ganhou o jogo, sabe? quando o gaúcho deu um chute lá de longe, meio despretensioso, e a pelota - marota & saltitante - foi bater na trave. seria um gol engraçado. mas seria um gol de mero acaso.
e assim perdemos mais dois pontos. só não perdemos três porque achamos o gol de empate num improvável chute de renato pelé. foi um resultado justus, pelo que se viu em campo. foi um resultado até previsível, pelo que (não) se viu no segundo tempo. e foi um resultado ruim, pro flamengo, por ter sido no rio de janeiro. e me parece ser um resultado que se revelará ainda pior se a gente lembrar que o flamengo agora vai viajar para pegar o atlético paranaense pela quarta rodada. e tu sabes que o mengo não vence ninguém no paraná nem f*dendo...