segunda-feira, 13 de junho de 2011

uma festinha e três lanternas

e assim fechamos o primeiro mês deste brazileiro-2011.
quatro semanas, quatro rodadas. um calendário ainda bem salutar no início de um certame que, sabemos, logo mais vai apertar com duas rodadas por semana e, depois, com a copa sulamerikana.
de modo que este é o período ideal para que se acomodem os reforços e se dê padrão de jogo ao time, para que se aprume uma escalação titular e se treine as opções para o segundo tempo. e isso tudo, assim escrito, me deixa uma péssima impressão de que o tempo está passando e o time do flamengo está parado no lugar.
dentro de campo, o resultado dessas quatro primeiras semanas não foram também nada animadores e parecem confirmar a paralisia técnica-tactica de um time que se acomodou antes da hora.
o empate de ontem foi recebido pelo senhor vanderlei luxemburgo de sua maneira usual. ainda aquela tradicional recusa em admitir equívocos & fracassos. disse que, mesmo com um terceiro empate seguido e em queda libre na classificação, o fla está "ainda no bolo" e que "duas vitórias" levam o time para o cume da disputa. verdade.
mas convido o luxerley a olhar a táboa de classificação mais uma vez.
perceberá que, dos quatro adversários que enfrentamos até este momento, três deles estão hoje entre os piores do certame. nossa única vitória, na primeira rodada, foi diante dos reservas do hawaii (ainda na disputa da copa do brazil-2011 naquele então). o hawaii é hoje o último colocado do brazileiro-2011. tem apenas um pontinho. logo depois dele, o penúltimo colocado, é o atlético paranaense, que também tem apenas um pontinho (adivinhe qual). e logo depois dele, o antepenúltimo colocado, é o bahia. que tem dois pontinhos (adivinhe de onde vem um deles).
hei. eu bem compreendo que, disputadas quatro de trinta e oito rodadas, o que temos na classificação é apenas um esboço momentâneo do estado das cousas, e que muita bagaceira vai rolar nos próximos meses e blablablá. mas insisto em repetir que três pontos são três pontos e têm o mesmo peso em toda e qualquer rodada. e ainda me arrisko aqui a dizer, desde já, que atleticanos paranaenses, bahianos e hawaianos estão fora da disputa pela taça. esses quatro pontos perdidos para atlético paranaense e bahia, meu chapa, são pontos que não voltam mais. foram atirados pela janela.
daí te digo que, a rigor, o flamengo enfrentou apenas um real combatente até o momento. que foi o corinthians paulista: actual segundo colocado, com dez pontos, dois a menos que o líder são paulo. empatamos com o corinthians no rio de janeiro. um resultado aparentemente oquei, mas bom mesmo teria sido bater um adversário direto dentro de nossa casa. e vale lembrar que foi esse jogo, justamente o mais difícil e importante neste primeiro mês de brazileiro-2011, o jogo escolhido para a festa de despedida de petkovic.
mais um belo exemplo de planejamento & profissionalismo oferecido pelo clube de regatas do flamengo.