domingo, 19 de junho de 2011

mengão 0 x 0 botafogo (a chronicle)

o futebol não tem logika, te diria o poeta. verdad.
mas o futebol, por vezes, é de incontestável singeleza.
veja: se este flamengo, com onze em campo e tudo certinho, já não ganha de ninguém, o que poderíamos esperar de um jogo em que o flamengo passa a maior parte do tempo com dez?
bueno... com dez, não ganhamos sequer do fogão freguesão.
e assim chegamos a mais um empatinho, o quarto empate em cinco rodadas do brazileiro-2011.
foi o primeiro zero-a-zero do certame.
parabéns a todos os envolvidos.
o professor luxerley fez misterinho durante a semana mas, hoje de tarde, mandou ao engenhão o clube de regatas do flamengo para formar com felipe no gol; wellington e david na zaga, leo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; williams e renato pelé na cabeça de área, thiago neves e darío bottinelli no meio, ronaldinho gaúcho mais à frente; diego maurício no ataque.
só me diga se luxerley é ou não é o gênio da lâmpada? às vésperas de menino maurício se apresentar à seleção brazileira de juniores, o treinador do flamengo se toca de que ele é seu melhor atacante. então, nem deivid, nem wanderley... maurício no ataque do mengo.
ousado! e diego maurício deu um gás ao time habitualmente tão paradão. maurício caindo pela esquerda, ora caindo pela direita, pedindo a bola, etc. foi o melhor momento do mengo, esses instantes iniciais, e os melhores também do botafogo, que partia pra cima num jogo franco. garoto éverton a se esbaldar pela ponta esquerda, diante de um moura ainda nitidamente longe da melhor forma. o jovem elkesson também dava uma azucrinada pra cima do williams. o flamengo descia o pau no elkesson e tentava sair pro ataque, mas maurício estava no dobro da rotação do trio gaúcho, neves & bottis. de modo que ele se mexia, mas o time seguia sem poder de fogo.
tudo piorou aos vinte e três minutos. bottis já tinha dado uma enxadada no elkesson e resolveu dar um miguel dentro da área botafoga. quem sabe o juizão apitava um penalty, não? mas argentino tentando cavar penalty à brazileira não poderia mesmo acabar bem. bottis foi parar no chuveiro.
e o flamengo pôde se despedir da bola por um bom tempo. que dali pro intervalo, só deu fogaço. menos mal que eles só tinham o herrera no ataque. e herrera é da escolinha deivid/wanderley de artilheiros. o mengo recuou e fez cêra grossa sem muito constrangimento.
voltamos com o jovem luiz antônio a compor a volância com o williams. maurício não voltou a campo. assim, o mengo tentaria atacar no segundo tempo com pelé, gaúcho e neves. nenhum dos três estava minimamente inspirado. e entre cada um deles sempre havia dois quilômetros de gramado e cinco botafoguenses.
logo no início da segunda etapa, duas prosaikas jogadas deram bem a dimensão da indigência flamenga. ao bater um lateral, junior cesar recuou para renato pelé, que demorou para esticar o pé e perdeu a bola para um adversário. ao bater uma falta, ronaldinho gaúcho alçou na área, onde wellington foi flagrado em impedimento. é bem isso aí. este time do flamengo perde a pelota numa cobrança de lateral e entra em impedimento numa cobrança de falta.
no único contraataque que deu cierto em todo o jogo - rigorosamente o único - trinta e sete do segundo tempo - gaúcho e neves se atropelaram para dentro do fogão mas, na hora de bater o arqueiro jefferson, a pelota foi parar com o williams. ha.
de modo que eu gostaria de ser bastante claro aqui: em hora e meia de futebol, o flamengo criou zero chance de gol. zero.
luxerley demorou para se convencer de que dava pra forçar uma barrinha e tentar atacar com mais agilidade, mais empenho. afinal, o botafogo de herrera estava bem anulado pela nossa retaguarda, e o burrão do caio junior nos fez o favor de tirar elkesson. quando lux meteu negueba & wanderley já passara dos quarenta minutos - e, para fazer isso, ele tirou neves & gaúcho sob vaias. enfim...
quinta rodada do brazileiro-2011 e o mengão invictão (sete) já está a oito pontinhos do überlíder são paulo (quinze).