terça-feira, 28 de junho de 2011

aírton: modos de usar

aírton, enfim, está de volta ao clube de regatas do flamengo.
que ele nunca deveria ter deixado etc.
quando aírton arrumava as malas para voltar ao rio, o professor lux disse que ele seria um belo banco. deve ter dito isso para não abafar o moral de quem vem jogando. só pode ser. porque, na pelota, aírton se garante fácil no onze do flamengo. só resta saber onde.
de imediato, me ocorrem três maneiras de aírton entrar na bagaça.
vamos lá...
1. a ideal. aírton de beque central. com ronaldo angelim na quarta zaga. seria lindo. seria o fim da dupla wellington & david. e seria também a alteração mais radical que aírton poderia provocar. como sou radical, eu adoraria. assim: felipe; moura, aírton, angelim e cesar; williams, pelé, neves e bottis; gaúcho e deivid.
2. aírton de terceiro zagueiro. de modo que poderíamos liberar os alas, como em tempos passados. e já seria um alívio para a torcida saber que aírton estaria de olho na nossa duplinha cafona. quem dançaria seria o bottis, eu imagino. assim: felipe; wellington, aírton e david; moura e cesar; williams, pelé e neves; gaúcho e deivid.
3. aírton como primeiro volante. seria mais ou menos o esquema de andrade no brazileiro-2009. com o aírton flutuando entre a cabeça de área e a grande área. naquela ocasião, tínhamos álvaro e angelim no miolo, maldonado e williams na meiúca. desta feita seria bem semelhante. e o bottis dançaria. assim: felipe; moura, wellington, david e cesar; aírton, williams, pelé, e neves; gaúcho e deivid.
há outras tantas maneiras. tipo neston. invente a sua.
que o aírton disse que joga onde mandarem jogar, e avisou que até de lateral direito já quebrou galho em portugal.
só não me agrada perder um armador para a entrada de aírton. acho que há outras maneiras de equilibrar a equipe. para mim, o grande diferencial deste flamengo-2011 pode ser justamente seu trio darío bottinelli, thiago neves & ronaldinho gaúcho. mas na hora de uma disputa entre bottis e renato pelé, tenho quase certeza de que sobraria pro argentino. o pelé é querido demais pelos técnicos por aquelas razões nem sempre compreensíveis, mas que já sabemos de cor.
como, para mim, a prioridade deveria ser consertar a zaga, eu apostaria pesado no aírton (juventude, envergadura, velocidade) em dupla com angelim (experiência, posicionamento, antecipação). mas te duvido que isso aconteça com luxerley por perto. caso o flamengo ainda acerte com alex silva, o pirulito, ou com algum outro zagueiro, sei lá, o puyol, aí aírton estará liberado para ajudar o williams no meio.