terça-feira, 26 de abril de 2011

passou a hora de dar espectaculo (ou pra cima com a viga, moçada!)

quando o clube de regatas do flamengo trouxe bottinelli + neves + gaúcho para esta temporada 2011, o sentimento da colectividade rubro-negra era de feliz expectativa.
depois de a gente ver o império do amor (adriano + love) morrer à míngua, diante de um meio-campo cafona, incapaz de armar uma jogadinha sequer, e depois de penar no brazileiro-2010 com reforços de quinta categoria (baiano + amaral), o sentimento geral era de que - cedo ou tarde - tudo se acertaria em boniteza & lirismo.
pois é. não aconteceu. ainda não aconteceu.
o "cedo ou tarde" ficou pra mais tarde ainda.
o mengo segue invicto e em plenas condições de faturar o karioca e a copa do brazil. mas o espectaculo ficou adiado para mais tarde. mal acostumados que somos por um passado grandioso e incomum, e arrebatados pela necessidade permante de extravasar nossa ainda maior alegria, os flamengos estamos tendo que conviver com a ideia de que temos um time milionário mas cheio de defeitos.
um time que vai sofrer para ganhar dos botafogos e bangus que atravessarem nosso caminho. e que eventualmente vai empatar fedendo com os madureiras e macaés da vida.
- mas e que time por aí anda dando show de bola?, tu me perguntas por retorika.
e eu bem posso responder: barcelona, cruzeiro, real madrid, schalke zero quatro.
mas entendo que não é esse o ponto. agora, e pelo menos por agora, o ponto é este: chegamos assim até aqui, vamos em frente do jeito que estamos. vamos que vamos. a hora de afinar a orquestra já passou. a hora de abrir as cortinas para a grande exibição já passou.
agora, malandro, é para ficar pianinho, botar a cabeça em ordem e partir pra cima na louca. se não foi na bola até aqui, vai ser na raça daqui em diante. como no fla-flu... ah. não tem gaúcho, f*da-se. não tem moura, f*da-se. não tem maldonado, f*da-se. não tem uma dupla de zaga decente, f*da-se. agora é ir com o que a gente tem mesmo. goste de david, goste de galhardo, goste de deivid, ou não, agora é com eles que ficamos, é com eles que estamos.
(mas nada de fernando goyas, p*rra, que isso também não pode virar farofada.)
agora é ganhar do horizonte no ceará e ganhar do vaisco da gama no engenhones.
eu quero ver o flamengo jogar bonito. eu quero ver o luxerley justificar seus salários. mas, para tudo isso, vamos ter que esperar pelo brazileiro-2011. é um campeonato imenso, o brazileiro: trinta e oito rodadas, vai dar tempo de sobra pra consertar o troço, limpar a bagaceira e fazer tudo melhor. mais e melhores blues. mas isso é pra junho, julho. para vagner love e os sonhos mais ousados.
agora temos que ganhar de qualquer jeito.