terça-feira, 5 de abril de 2011

minutos de sabedoria

prezado rubro-negro. se você está de castigo num hotel-fazenda de atibaia, se você é desempregado, vagabundo ou simplesmente não tem nadja melhor para fazer, eu te recomendo com convicção uma comprida entrevista que o professor luxerley, filósofo do clube de regatas do flamengo, concedeu ao seu site amigo globoesporte.

como nem todo mundo tem saco para ler a bagaça inteira, o blog mengo beat fez uma leiturinha transversal e agora passa aqui os melhores momentos do pensamento vivo de lux.
(os italikos são de luxerley. os parênteses são meus mesmo.)

goanabara-2011: Ninguém imaginava que o Flamengo pudesse ser campeão da Taça Guanabara. O favorito era o Fluminense. O Flamengo entrou como candidato porque é o Flamengo.
(o fla comprou gaúcho & neves, mas não esperavam que vencesse?)

adriano: Nunca foi discutida dentro do Flamengo a possibilidade de contratar o Adriano de volta. Isso nunca foi discutido, e é uma grande verdade que precisa ser dita.
(sério? nunca foi sequer discutida?)

dona patricia: Eu posso dizer “não” de uma forma, a Patrícia pode dizer de outra. A Patrícia é daquele jeito, eu já tenho minha maneira mais direta de dizer. Ela fala “não” de outra forma, o que não quer dizer que tenhamos dito coisas diferentes. O "não" existiu dos dois lados. Ela chegou um dia e colocou que era um consenso, mas ninguém acreditou.
(lux já percebeu direitinho a vaselina que é a chefe dele. abre o olho.)

a torcida: Hoje a mídia passa que o Flamengo é uma equipe instável. O torcedor assimila isso. O torcedor vê o Flamengo através da internet, do rádio, da TV. Vai formando opinião. O Flamengo não é muito diferente das outras equipes do Brasil. Mas a crítica é maior. A gente vai ter que trabalhar para ir mudando. Daqui a pouco, a gente faz um grande jogo e vocês vão dizer que o Flamengo encontrou seu ideal. E o torcedor vai repetir. Vai se criar uma situação diferente. É assim que funciona mesmo.
(que bom que a imprensa pensa pelo torcedor. assim fica bem mais fácil de acompanhar o futebol!)

petkovic: Tem coisas que precisam ser feitas, mesmo que vá doer em alguém. O jogador permanece. O Zico vai deixar de ser campeão do mundo pelo Flamengo? O Adílio, Andrade? Não. O Pet e o Adriano vão deixar de ser campeões brasileiros? Não. A vida do clube continua.
(curioso ele citar zico, andrade e adílio, não? todos mandados embora da gávea nos últimos três anos.)

diego maurício: Ele tem entrado muito bem nos jogos. Mas como é que eu posso colocar Diego Maurício e Ronaldinho? Os dois caem para o mesmo lado, quem é que vai entrar pelo meio? Não vai dar para jogar. Eu teria de tirar o Ronaldinho ou o Thiago Neves. Podem até jogar juntos dentro de uma circunstância de jogo, como tem acontecido, mas iniciar é complicado.
(resposta fraca. tente outra vez, luxerley.)

diego maurício dois: Iniciar é complicado. Ele funciona melhor jogando com um outro atacante. Mas para colocar Diego e Wanderley, ou Diego e Deivid, teria de puxar o Thiago e o Ronaldinho. O meio-campo perde força.
(entendi. e-qui-lí-bri-o, né?)

brazileiro-2011: A gente sai em desvantagem em relação a algumas outras equipes, porque elas estão prontas há mais tempo. O Inter já está sólido há alguns anos, o São Paulo tem sempre um time competitivo, o Fluminense é o atual campeão, o Cruzeiro está com a base todinha do ano passado. É o time mais forte no momento.
(será que é por que o cruzeiro joga com dois meias ofensivos e dois atacantes - galisteu + montillo, alysson + tiago ribeiro - assim como o flamengo não deve jogar - neves + gaúcho, maurício + wanderley - para não enfraquecer o seu meio-campo?)

a tríplice coroa:
Eu já ganhei uma, em 2003. Fui campeão mineiro, da Copa do Brasil e Brasileiro pelo Cruzeiro. É possível, não dá para pensar pequeno no Flamengo. Se não pensarmos grande, o que estamos fazendo no clube? É um projeto que se iniciou neste ano concretamente. Sempre digo que futebol não é uma ciência exata.
(projecto yadda yadda yadda)