domingo, 17 de abril de 2011

mengão 1 x 1 macaé (a chronicle)

o que é o futebol, nã? mui curioso o jogo desta tarde. em apenas noventa minutos, tivemos uma exacta representação de como se comportou o flamengo ao longo destas oito rodadas da já encerrada fase de classificação da taça rio-2011.
ou seja... tivemos um time mexidão, no limite do irreconhecível, que enrolou para jogar bola o máximo que pôde. enrolou tanto que já ia se enrolando... quando enfim quis alguma cousa da vida, esse time conseguiu facilmente se impor ao oponente. tão facilmente que logo bateu aquele fastio, mais uma vez, e a pelota passou a fugir de seus pés. foi quando aquela always periclitante retaguarda rubro-negra vacilou seguidamente, tão seguidamente que o humilde adversário acabou impedindo uma vitória já dada como cierta.
e perceba que, mesmo assim, mesmo com tantos erros, o mengão mexidão ainda poderia ter saído vencedor. graças às lambanças da arbitragem. e graças à mediokridade geral dos demais envolvidos. mas, num gesto de involuntária justiça poetika, o craque máximo do time isolou lá para as arquibancadas o penalty que teve ao seu dispor aos quarenta e sete do segundo tempo.
e assim, com um reles empate sob o travo amargo das grandes derrotas, o flamengo-2011 mantém intacto seu cabazinho, sua tão querida invencibilidade. e isso às vezes parece ser a única cousa que importa para nossos jogadores, para nosso treinador.
enfim. o clube de regatas do flamengo foi hoje a volta redonda para receber ali o macaé. por ideia do professor luxerley, o fla se fez representar no raulino de oliveira com felipe no gol; jean e ronaldo angelim na zaga; rafael galhardo pela direita, rodrigo alvim pela esquerda; maldonado e fierro na cabeça de área, renato pelé e darío bottinelli no meio; ronaldinho gaúcho e deivid ao ataque.
lux surpreendeu geral ao segurar neves no banco durante o primeiro tempo - poupando-o sabe-se lá de quê, sabe-se lá por quê - e mandar bottinelli pro jogo. essa manobra, pelo jeito, pegou até o bottis de surpresa. (a ver o quanto o argentino esteve disperso, ausente, sempre que chamado.) na primeira etapa, com o macaé recuadão, futebol não houve, porque, sem bottis atuante, cabia a fierro armar jogadinhas pela meiúca. e quando galhardo ou gaúcho ou alvim acertavam um rompante ofensivo, deivid tratava de desarmar nosso ataque. notável como, mesmo em meio à ruindade colectiva, o deivid ainda consegue de destacar como o pior dentre os ruins. não acertou p*rra nenhuma: nem passe, nem pivô, nem chute. zero.
tanto que luxerley já voltou para a segunda etapa com o diego maurício. bottis também ficou no vestiário, para a tardia entrada de neves. com maurício e neves - surpresa! - o flamengo voltou a jogar pra cima. não dá para dizer que eles botaram fogo no jogo. eles deram uma incendiadinha modesta. mas veja que já foi o suficiente para a gente furar a defesa macaeense. num córner bem fechado, gaúcho achou jean no segundo pau. gol.
ah. jean. até aquele então, jean & angelim, nossa sexagenária dupla de área, agitava mais a área de lá do que a área de cá. estava ótimo assim. mas, já alijado do certame, e já atrás no placar, o macaé resolveu ver a de qual era com a nossa retaguarda. logo após o gol, um minutinho ou dois, eles marcaram - mas o bandeirinha amigo viu impedimento onde não havia. tudo bem. porque o flamengo se sentia satisfeito por demais. a doce sensação do dever cumprido. foi exactinho nesse momento de enfado que o atacante hyantony - é isso mesmo, hyantony! - se lançou para cima de jean em velocidade. uma, duas vezes. na terceira, o macaé empatou a bagaceira. simples.
até o bandeirinha teve de aceitar o empate. e, mesmo assim, o mengão ainda estava por cima da freguesia. pois o vaisco da gama, o time da virada, o time do amor, se mostrava incapaz de ganhar d'olaria...
a juizada ainda tentou dar aquela forcinha ao mais querido. só para garantir: maurício se embolou com um beque, aos quarenta e pedrada, e sir phillip georg bennett achou que era momento conveniente para apitar um penalty. àquela altura, diante do adiantado da hora, ficou bem fácil de entender as implicações do ocorrido... se o ronaldinho gaúcho acertasse o gol, o flamengo fecharia o returno em primeiro na chave e despacharia o vaisco da gama a jogar contra o fluminense, enquanto o flamengo pegaria o olaria na semifinal.
agora teremos fla-flu no próximo fim de semana. que tal a moçadinha acordar?