sexta-feira, 15 de abril de 2011

da importância de ronaldo angelim

pode ser que algum torcedor novinho, camarada mais iniciante nos mistérios & valores do ludopédio, fique intrigado e queira saber o porquê de a ampla nação rubro-negra ter ronaldo angelim entre seus ídolos indeléveis.
ronaldo angelim, fim de carreira evidente, passou boa parte da vida entre icasa-ceará-fortaleza e apenas despontou no cenário nacional ao assinar com o clube de regatas do flamengo em 2006.
angelim defendera o fortaleza no brazileiro-2005 e não pôde evitar a queda de seu querido tricolor de aço para a segundona. e angelim já não era garoto, recém-completados trinta aninhos. parecia apenas uma aposta dos kartolas do mengo em ano de vacas magras.
angelim nunca foi destaque pelo porte físico, pela técnica refinada. nunca ninguém pediu angelim na seleção brazileira de futebol. mesmo assim, ao longo de meia década, ronaldo angelim foi absoluto na quarta zaga de um dos maiores times do planeta. conquistaria o torcedor com seu discurso apaixonado, discurso de quem sempre foi flamengo, desde guri. e com o futebol aplicado, disciplinado, raçudo e seguro. um futebol de quem conhece as próprias limitações e se arrebenta em campo para dar o máximo de si.
e sabemos que angelim acabaria bafejado pela glória suprema: foi ele, não poderia ser nenhum outro mesmo, foi ele o autor do gol do hexacampeonato brazileiro. o caneko depois de dezessete anos.
mas apenas o título nacional, o fim do jejum, a raça, a disciplina e a dedicação, o coração apaixonado, apenas isso tudo não explicaria o porquê de ronaldo angelim ser o herói de nossa gente... perceba que ronaldo angelim é nosso herói porque hoje, em seu final de carreira, sentando no banco de reservas, quando é perguntado sobre essa actual condição, angelim te responde assim...
Me sinto importante. Das vezes que entrei dei meu melhor, ajudei. Se a equipe está invicta, participei em quatro, cinco jogos. Me sinto tão importante quanto os outros jogadores. Para ser campeão, o clube tem de ter um grupo forte e não 11 jogadores.
que aprendamos todos com ronaldo angelim.