quarta-feira, 20 de abril de 2011

mengão 1 x 1 horizonte (a chronicle)

perceba que thiago neves e david, ainda ontem, não tinham noção do que se tratava o horizonte futebol clube. eles simplesmente não se interessaram em saber quem seria seu adversário desta noite, pelas oitavas de final da copa do brazil-2011.
bueno. talvez agora ele tenham alguma pista.
o plano mal disfarçado na gávea era despachar esses visitantes inoportunos o mais ligeiro possível, metendo uma goleada. para o time apenas fazer turismo no ceará, semana que vem, quando rola o segundo jogo do confronto.
a gente poderia ficar de buenas por estes dias. a se ocupar apenas com o fluminense, o olaria, o campeonato estadual. a gente poderia se ocupar com cousas mais importantes.
pena que deu tudo errado. não passamos de um empate com o horizonte. um empate infame, e deixo aqui dois detalhes importantes para a perfeita compreensão do que se viu esta noite:
1. o flamengo, mais uma vez, não jogou p*rra nenhuma y
2. o horizonte em momento algum se fechou em retranka.
a saber... o clube de regatas do flamengo se apresentou num engenhones bem vaziones com felipe no gol; wellington e david na zaga, leonardo moura pela direita, renato pelé pela esquerda; maldonado e williams na cabeça de área, thiago neves e ronaldinho gaúcho e guilherme negueba no meio; wanderley na frente.
professor luxerley voltando àquele 4-2-3-1 que já tínhamos visto nesta temporada. como bem notou o mauro cezar pereira, na transmissão da espn, lux parece perdidinho. mete a mão na equipe a cada dois dias. já o horizonte tinha lá um esquema simplezinho: três beques atrás e três moços velozes no ataque (diego palhinha, siloé, isac).
mas todo mundo estava tão nervoso no horizonte, tão nervosão diante do bonde do mengão, que - durante bons minutos - eles nem viram a cor da pelota. abriu-se uma avenida em nossa ponta direita por onde desciam neves, williams, moura... e quando alguém se lembrou de virar a jogada para a esquerda, eis que ali garoto negueba embicou para dentro até encontrar wanderley na área. wanderley recebeu a bola, girou para a esquerda e guardou.
ah. parecia que seria uma goleada gloriosa. flamengo: o novo barcelona.
eu tinha até esquecido de como é mesmo ter um centroavante dentro da área. tesão.
que durou pouco. porque logo depois do gol, o flamengo desligou. o flamengo foi embora do engenhones. para nunca mais voltar. o lux ficou para trás, batendo boca com o quarto árbitro. e maldonado começou a dar passes errados. quando maldonado começa a dar passes errados, tu sabes, é porque a vaquinha tá chegando ao brejo.
de repente, os caboclos horizontenses já tinham perdido a timidez. já estavam chutando pesado em cima de felipe. logo maldonado estava furando no meio-campo. e logo surgia o flamejante siloé. sabe quem é, o siloé?...
oh. siloé, o diabo louro do agreste. esse rapaz, siloé, deu um drible no wellington desmoralizante. passando de passagem por wells no meio-campo e correndo feito um celerado. siloé só foi parado quando, dentro da área flamenga, david se atirou em seu caminho. david cometendo um dos penalties mais toskos da história centenária do clube de regatas do flamengo. depois dessa, siloé ganhou moral. ele tocou o terror federal na etapa complementar. deu chapéu em wellington e o eskambau alado.
e vou te dizer aqui... esta zaga com wellington e david ainda nos vai custar caro, muito caro.
peleja empatada. no intervalo e ao longo do segunto tempo inteirinho, professor luxerley fez aquilo que sempre faz quando está tudo uma m*rda: mexeu na lateral esquerda. e não parou mais de mexer...
desta feita, entrou alvim na canhota, pelé foi para o meio e maldonado ficou no vestiário. depois entraria diego maurício no lugar de negueba. depois entraria fierro no lugar de williams. de nada adiantou nem uma cousa, nem outra. e lux poderia ficar até a semana que vem fazendo as trocas mais absurdas que lhe passassem pela cachola. seu time já tinha ido embora, lembra?
tudo o que lux conseguiu foi minar seu time, desfazer seu meio-campo, expor ainda mais sua defesa, enervar sua torcida. o horizonte é quem agitava nos contrataques e mandava nas acções. o flamengo foi a pique tão clamorosamente que thiago neves - aquele que não sabia nadja do horizonte - surtou e deu vexaminho. quando um camarada horizontiano caiu no chão, fazendo cera, neves levantou o cara pelos sovacos e o arrastou ostensivamente pela linha de fundo até colocá-lo para fora do campo. simplesmente ridículo.