sábado, 2 de abril de 2011

duque de caxias 0 x 2 mengão (a chronicle)

viva o renato pelé. bicho dobrado pro camarada. que ele acertou um petardo daqueles e decidiu a bagaça no único lance digno de registro ao longo de noventa sensacionais minutos de pelada.
como tava ruim desse flamengo ganhar de alguém, de qualquer um, ficou bom demais. um abrazo pro estimado duque de caxias & para todo o exército brazileiro.
nem sei te dizer como rolou a manobra de passar para o engenhão o jogo de hoje, antes marcado para o marrentão, estádio do duque de caxias, na baixada fluminense.
mas não adiantou de muita coisa, não. num engenhones vaziones, o flamengo repetiu a ladainha das últimas rodadas. ou seja, alugou o gramado em todo seu comprimento, apresentou vasto repertoire de jogadinhas de efeito e passou trabalho para vencer um adversário frágil. tão frágil quanto a cabofriense ou o madureira.
o clube de regatas do flamengo formou agora há pouco em engenho de dentro, pela sexta e antepenúltima rodada da taça rio-2011, de um jeito bem caretinha... felipe ao gol; wellington e david na zaga, leonardo moura pela direita, rodrigo alvim pela esquerda; maldonado e williams na cabeça de área, renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e wanderley à frente.
professor luxerley tentando segurar a onda depois de inventar demais nas últimas rodadas, e perder pontos demais. talvez desacostumada com esse time, que é o mais entrosado que temos à nossa disposição no momento, a dupla de transmissão do pay-per-view (joão guilherme + sérgio noronha) estava convencida de que o gaúcho jogou o fino e fez sua melhor exibição pelo rubro-negro. bueno, eles que vejam mais jogos do flamengo. que eu vi todos. e te digo que este flamengo-2011 é aquilo lá: posse de bola constante, espírito franco para ir pra cima e ondas de pressão no ataque, seguidas por ondas de relaxamento e totozinhos. já vistes esse filme.
uma diferença: alvim no lugar de egídio. outra diferença: wanderley se mexendo mais. e isso deu no seguinte: alvim errando todos os cruzamentos que tentou - todos - e wanderley caindo pelas pontas tal qual fosse deivid.
de modo que, no segundo tempo, lux meteu logo deivid no lugar de wanderley. perceba que a única vantagem de wanderley nessa disputa é que ele pode ser o homem de referência, jogando enfiado e sendo raçudo entre os beques. se for pra tentar buscar jogadinha pelos cantos, vamos de deivid mesmo. até porque jogadinha pelos cantos todos ali fazem: alvim, gaúcho, neves, pelé, williams e moura.
leonardo moura, aliás, que subiu bem pouco na primeira etapa, esteve mais à vontade no comecinho do segundo tempo. foi quando o fla deu uma blitz pelas pontas, centrando seguidas bolas na área duquiana. engraçado esperarem wanderley sair para fazer isso, né?...
enfim. o jogo, cá de minha parte, foi um esperar por diego maurício. como têm sido os últimos jogos. como devem ser os próximos, até lux se convencer de que maurício pode sair jogando. ele entrou hoje aos quinze do segundo tempo. acabou funcionando pouco, num momento em que gaúcho & neves já caíam de ritmo, e justamente após a blitz do comecinho da etapa - quando certamente teria sido mais útil.
mexendo torto, o luxerley. mesmo assim, as cousas deram cierto. veja que maurício entrou no lugar de alvim, e então pelé foi jogar de lateral. mas o ataque duquense era esquálido e - à exceção de uma pixotada do david - suas chances, inexistentes. o pelé pôde ficar mais soltinho. e, aos vinte e nove minutos do segundo tempo, renato pelé estava solto na zona do agrião, bem de frente pro gol. estava pronto para receber a pelota e... belo.
renato pelezaço, uns minutinhos depois, caiu pela direita e cruzou uma bola pra dentro. o nosso bravo zagueiro wellington saiu festejando como se o gol tivesse sido dele. não foi. um caboclo do duque é que desviou para dentro. mas wellington tinha mesmo o que comemorar: por conseguir passar um jogo inteiro sem aprontar outra daquelas que ele apronta por aí.
comemoremos todos nós. por renato pelé, e pelo wellington também.