segunda-feira, 4 de abril de 2011

the magnificent seven

professor luxerley mandou o juan maldonado embora em janeiro.
justus. ninguém aguentava mais vê-lo em campo: displicente & irritadiço.
vagabundo só se esqueceu de arranjar outro para a posição. lux se contentou facilmente com egídio. e a diretoria não correu atrás de garoto éverton, que foi nosso lateral (e não juan) na histórica arrankada do brazileiro-2009. éverton acabou no botafogo, o coitado.
ao longo do karioca-2011, muito já se tentou por ali. nadja deu cierto exactamente.
vamos lembrar quem são os personagens desta história e quem poderia ser também...

1. egídio - velho conhecido. foi emprestado a paraná, juventude, figueirense e vitória da bahia. nunca prestou. com a confianza de luxerley, este ano saiu jogando na maioria das partidas do flamengo. desafio o prezado leitor a citar uma única jogada de egídio. uma única memorável. se chega a ser constrangedor vê-lo tentar tabelas com o gaúcho, pelo menos vem sendo melhor do que juan na defesa. já não tomamos mais tantos gols por ali.

2. alvim - recente descoberta de luxerley. rodrigo alvim foi contractado pelo flamengo, no início do ano passado, para ser sombra do então já come-dorme juan. chegou com moral de ter estagiado no wolfsburg, o surpreendente campeão alemão. mas jogou pouco e mal. não conseguiu disputar de facto a posição. lux agora tenta reinventá-lo, mas a galera conhece a peça - e já foi devidamente vaiado no jogo de sábado, apenas seu segundo como titular.

3. angelim - luxerley chega a ser divertido. ele barrou herói ronaldo angelim. pois prefere jogar com o wellington. vai do gosto, tudo bem. curioso mesmo foi botar o angelim (trinta e cinco anos & fôlego cada vez menor) como tampão na esquerda. não colou. o que ainda poderíamos tentar, e isso não foi feito, seria deixá-lo na esquerda como zagueiro, terceiro zagueiro. soltando mais o moura na direita. e com pelé ou neves ou gaúcho logo à frente de angelim, como meia esquerda bem abierto.

4. pelé - quando o time tá precisando meter gol, meados do segundo tempo, pode apostar que o luxerley vai tirar o lateral (seja egídio, seja alvim) para pôr mais atacante. aí o renato pelé vai parar na canhota, com o maldonado de secretário, a ajudá-lo na marcação. pelé está rodado mas, comparado a angelim, tem mais pernas & pulmões. e é mais afeito ao ataque que alvim ou egídio. renato diz que jogaria ali numa buena. desconfio que seja apenas papo furado. que, no particular com lux, a resenha seja outra. mesmo assim, é uma boa opção.

5. anderson - te confesso que anderson não chegou a ser um de meus destaques individuais no time juvenil que levou a copa são paulo em janeiro. subiu de produção durante a campanha. chamando mais atenção no ataque, discreto e seguro na defesa. dada a carência na gávea, ele foi rapidamente içado ao time principal por luxerley. mas anderson tem apenas dezessete anos. entendo o desejo de tê-lo por perto. e, mesmo sem ver os treinos, entendo também a relutância em meter o moleque na roubada. que a galera tá sem paciência.

6. jorbison - o garoto surgiu como "o novo juan" nas nossas divisões de base: ligeiro e insinuante no ataque, amigo da linha de fundo. ele chegou ao time profissional, junto a rafael galhardo, no ano passado. mas ficou boa parte da temporada de molho. lesão no joelho. até que esqueceram dele. sequer é citado em reportagens. mas te digo que continua treinando no clube. dei uma fuçada por aí e achei o twitter dele. há uma semana, jorbison foi perguntado sobre a crisis na lateral. respondeu que espera oportunidade. abre o olho, lux!

7. luxerley - o professor foi lateral esquerdo do clube de regatas do flamengo nos anos 1980. dizem que era pior que o egídio. mas tudo bem. naquela época a posição tinha dono. um certo leovegildo lins da gama júnior, o popular capacete...