sexta-feira, 1 de julho de 2011

tá faltando leo moura no mengão

já que deram uma trégua pro gaúcho, quem sabe possamos agora tratar dos reais problemas do flamengo. temos um bocado de cousas a pensar por aqui, e o professor luxerley tem um bocado de cousas a treinar por lá...
a marcação frouxa e/ou estabanada na intermediária e as constantes bolas a cruzarem sobre nossas cabezas é um desses problemas. e talvez ele tenha a ver com o leo moura.
porque o leonardo moura, desde que voltou de sua contusão, há mais de mês, não tem sido aquele moura que conhecemos. aquele moura que ele vinha sendo no início da temporada. ele está sem o mesmo pique e, sendo uma peça fundamental em todos os três setores do fla, isso nos dificulta bastante as cousas. dificulta a marcação - perceba como o williams tem se mantido ocupado ali na direita. dificulta a oxigenação no meio de campo - ele tem se apresentado bem menos na saída de bola. e dificulta nossa chegada ao ataque - além de subir menos vezes, moura está subindo sem muita noção.
essa última questão ficou especialmente clara no segundo tempo do jogo de quarta-feira. quando o américa de minas deixou a bola sob nosso controle e tentou se retrankar lá atrás - primeiro com os onze, depois com dez jogadores. a cada vez que moura se apresentava na frente, insistia em afunilar pelo meio. cara, isso me deixou bem incomodado. e acho que não fui o único: o lux entrou em suicidal mood ao abrir diego maurício na extrema esquerda e negueba na extrema direita. mas perceba que ele só precisou fazer isso porque moura e junior cesar insistiam em não usar as pontas, insistiam em derivar para a já congestionada meiúca. o que, em bom português, é uma arrematada burrice. em momento algum do jogo, moura ou junior cesar chegaram à linha de fundo. assim fica duro superar uma retranka.
a manutenção deste actual 4-4-2 caretinha (com aírton e williams de volantes, neves e pelé como meias) fará com que o time embole ainda mais pelo meio. será necessário que moura volte - urgente - à boa forma, recupere a confianza para embalar até a linha de fundo. até porque, meu caro, o rafael galhardo já vai embarcar para o mundial de juniores.