domingo, 10 de julho de 2011

fluminense 0 x 1 mengão (a chronicle)

foi belo e significativo o facto de o gol da vitória, o único gol da partida, ter sido marcado por williams.
o williams que corre hora e meia como doido. que rouba mileuma bolas. que mesmo errando outras tantas, acaba por inflamar o time pelo tanto de si que doa no gramado.
perceba que leo moura pode ser mais afeito ao ataque que williams. renato pelé pode ser mais habilidoso que williams. mas hoje, na hora em que o thiago neves centrou aquela pelota, o deivid já tinha ficado parado olhando, e quem estava ali no segundo pau para marcar o gol de cabeza era o williams.
porque williams se apresenta. williams aparece para bola. williams é o cara que sempre está lá. foi por causa de williams, muito por causa de williams, que o flamengo saiu com três pontos sobre o fluminense, no clássico do engenhão. partida válida pela nona rodada do brazileiro-2011.
o clube de regatas do flamengo, repetindo a escalação de quatro dias atrás, formou esta tarde com felipe para o gol; wellington e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura à direita, junior cesar à esquerda; aírton e williams na cabeça de área, renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e deivid no ataque.
a vitória sobre o fluzito sendo a quarta seguida do mengão embaladão no certame. servindo para consolidar essa formação. e servindo para chancelar darío bottinelli e guilherme negueba como os dois principais suplentes da equipe - mais uma vez ambos entraram no segundo tempo e se apresentaram bem demais - neguebinha alucinando pra cima de diguinho e/ou márcio rozário, bottis batendo uma falta raspante à trave.
mas o jogo de hoje deixou a nu as limitações do flamengo. angelim muito lento para dar conta sozinho do nosso flanco esquerdo. ele teve de ser escoltado de perto por cesar. wellington, ainda mais atabalhoado do que de hábito, foi motivo de paniko frequente. rapaz aírton, acossado pelos inúmeros meias fluminensistas, apelou para desmedida e desnecessária violência. e renato pelé não servindo de apoio ao colegas porque, mais uma vez discretíssimo, deu a entender que pode ser o novo kleberson: o homem que sempre chega quando a bola já não mais está lá: uma espécie de antiwilliams.
por essas razões, e pelo peso morto do trio gaúcho, neves & deivid a cada bola perdida, o mengo levou um baita vareio por boa parte da primeira etapa. chegou a ser ridículo o tanto de chances perdidas pelos fluminensinhos. um abrazo para o he-man. e outro para moura, sujeito que se saiu com uma impecável intervenção no momento mais agudo da blitz: um carrinho na pequena área exactinho na hora em que ciro ficou cara a cara com felipe.
isso tudo para dizer que nossa defesa ainda sofre um bocado. e que alex silva, de apelido pirulito, pode ser um reforço providencial. acho que vale deixar isto aqui por extenso num momento em que o fla vai subindo na classificação e periga ligar um oba-oba precoce.
o gol de williams saiu numa das poucas bolas tramadas de pé em pé na nossa vanguarda. no primeiro tempo, abrimos mão do controle da pelota, deixando-a para o fluzito em demasia. no segundo tempo, emparelhamos um pouco as acções, mas estivemos mais a administrar o placar do que a arriscar o pescozo. para nossa suerte o flu, conforme previsto, esteve acéfalo - sem fred, sem conca principalmente.
o gol de williams, saindo aos quarenta e pedrada da primeira etapa, fez com que o fla voltasse caretíssimo para o segundo tempo. só mais tarde luxerley providenciaria as substituições que têm se provado essenciais. uma pena. quem sabe se já tivéssemos voltado com negueba do intervalo, as cousas se ajeitassem mais rapidamente. ficamos tempo demais nos fiando no 1 x 0.
mas, de toda forma, não deixamos que a freguesia saísse insatisfeita. é o que importa.