sábado, 23 de julho de 2011

os embalos de macaé (e depois)

o clube de regatas do flamengo, há três semanas, tinha pela sua frente um momento de vai-ou-racha neste brazileiro-2011. uma sequência de três jogos que poderia definir - pro bem ou pro mal - o futuro imediato do rubro-negro na competição.
enfileiramos são paulo, flunimed e palmeiras - um após o outro - candidatos ao caneko. ganhamos dos dois primeiros, jogando no rio de janeiro. empatamos com o terceiro, jogando em são paulo. os sete pontos conseguidos em nove disputados nos deram um upa na tabela. saímos do sétimo para o terceiro lugar (20 pontos no bolso). chegamos a ocupar a vice-liderança nas duas últimas rodadas, agora o são paulo (21) voltou a botar um ponto de vantagem sobre nós. o resultado de nosso aumento de desempenho só não é melhor porque o infame corinthians paulista (28) não pára de ganhar.
e agora pode-se dizer que a rapaziada nos olha com mais respeito. este é o nosso melhor começo de temporada na era dos pontos corridos - mas é também o melhor começo de palmeiras, são paulo e, claro, corinthians. de modo que teremos mais um desafio...
todos os participantes do certame mergulham num intensivão. serão dezesseis partidas nos próximos 51 dias. catorze valendo pelo brazileiro-2011 e mais duas (com o atlético paranaense) valendo pela primeira fase sulamerikana-2011.
todo ano é assim. já não dá para dizer que é surpresa. essa é a tradicional gincana de agosto/setembro. jogos a cada três dias. é o momento mais decisivo do campeonato. porque para sair vivo desse esculacho de jogar a cada três dias é preciso ter mais do um bom time. tem que ter elenco etc.
por isso o desempenho do fla no mercadão de julho foi decepcionante e preocupante. vamos ter que improvisar daqui pra frente. improvisar quer dizer, por exemplo, trazer o menino adryan de dezesseis anos para se sentar no banco. ou colocar para ser titular um camarada que não sai jogando desde janeiro, como o vander.
o luxerley deve fazer essas duas cousas logo mais, em macaé, diante do ceará, quando "os embalos de sábado à noite" abrem a sessão de outro filme, "a maratona da morte".