domingo, 31 de julho de 2011

o primeiro terço

e assim se passaram as primeiras treze das trinta e oito rodadas do brazileiro-2011.
talvez este primeiro terço de certame venha a ser entendido, ao fim da temporada, como o momento mais conturbado da longa competição. verdade que agora nos meses de agosto, setembro e outubro, os clubes praticamente jogarão duas vezes por semana. pique e tanto a ser mantido por tanto tempo. e a recta final quase sempre guarda lá sua cota de surpresas e assombros. mas, de toda forma, foi no primeiro terço que tivemos a janelinha internacional de transferências (ainda está abierta no sentido de quem vai) e uma copa amerika inteirinha sem paralisações.
às peculiaridades próprias de nosso calendário ao avesso, some-se aquele momento clássico de ajustes & reajustes após os estaduais. e, no caso do flamengo, no caso específico do clube de regatas do flamengo, sofremos ainda a rebordosa de uma derrota precoce na copa do brazil-2011 e toda a barafunda de sentimentos & contradições que a derrota de um time de popstars pode despertar quando acontece diante de um adversário mais modesto, como o simpático-porém-overachiever ceará.
ah, sim. o flamengo. a falar do flamengo aqui.
a derrota para o ceará, veja bem, deflagrou semanas insones. porque o time de luxerley, a valer, não vinha apresentando padrão de jogo e/ou passando confianza para toda nação flamenga. mesmo tendo vencido o karioca-2011. aquele foi um estadual com poucas vitórias convincentes e muitas decisões por pernalties. o primeiro adversário de primeira divisão que tivemos pela frente na copa do brazil foi o bastante para nos mandar de volta para a gávea. nós e a nossa ambição pela tríplice coroa.
acontece que estamos a entrar no mês de agosto e aquela derrota foi a única derrota do flamengo em toda a temporada. bueno. admito que deve haver um mérito aqui. isso não acontece o tempo todo no mundo. o próprio ronaldinho gaúcho, que já jogou num cierto barcelona, se disse espantado com a cabazeira rubro-negra. é verdade. ele está certo. podemos perder o cabazinho amanhã ou depois, podemos perdê-lo logo mais. que não importa. o que importa é a gente ter noção de que ainda não temos o time mais encaixado do país - abrazo pro corinthians paulista - mas estamos chegando lá. vitórias convincentes nos últimos dias (sobre são paulo, flunimed, santos, grêmio) e empates até compreensíveis (o palmeiras no pacaembu, o botafogo com um homem a mais) têm sido nossos resultados mais frequentes. inegável melhora para quem abriu o brazileiro-2011 jogando pontos pela janela e empatando com os últimos colocados.
de lá pra cá, não foi um percurso tranquilo. luxerley demorou mais do que deveria para acertar um esquema tactico. fez de tudo, usou até o gaúcho pra centroavante, antes de se conformar num 4-4-2 caretinha. fechou a porta do clube para muita gente boa, quando faltavam jogadores ao elenco e isso estava óbvio. insistiu mais do que deveria com uma zaga frágil e verdulenga, insistiu com gente sem a menor capacidade de atuar num clube do tamanho do flamengo. e até mesmo chegou a rifar o gaúcho diante de sua própria torcida num momento em que seria muito mais saudável levar um bom papo com o camarada. para nossa suerte, gaúcho tem muito mais personalidade que lux - e restabeleceu a ordem no p*teiro num par de semanas.
quando o gaúcho acerta o passo, descobrimos o óbvio, tudo fica mais tranquilo. e quando se mantém uma escalação sem muito meter a mão, descobrimos o óbvio again, ajuda-se um bocado o gaúcho a acertar o passo.
a chegada de junior cesar, já em meio ao brazileiro, foi fundamental para a melhora do gaúcho. e para nosso lado esquerdo se equilibrar com o lado direito. a volta de ronaldo angelim, ainda que nosso herói já não seja aquele de antigas missões, também tem sido fundamental para nos emprestar experiência e coolice. o repatriamento de aírton, em que pese os parafusos frouxos, nos garantiu solidez na meiúca ao mesmo tempo em que permitiu ao professor ter variações por ali. e as tão felizes descobertas de luiz antonio e de guilherme negueba, dois jovens valores que vestem o manto sagrado como se fosse a própria roupa, certamente renderão muitas e muitas alegrias - se não agora - num futuro bem próximo.
e eu boto fé em alex silva. o pirulitão foi nossa aquisição de mais relevância no mercado de intertemporada. parece pouco. certamente foi pouco para nossas necessidades em termos de elenco. mas sou otimista de que o alex silva pode voltar a render próximo de seus melhores dias no morumbi. e seus melhores dias por lá foram excelentes.
e o que resta dizer de um time que, com o deivid de centroavante, consegue ter o melhor ataque do certame?
resta dizer que é possível.