quarta-feira, 20 de julho de 2011

palmeiras 0 x 0 mengão (a chronicle)

a novelinha kleber gladiador durou literalmente até instantes antes de palmeiras e flamengo subirem ao gramado do pacaembu. e agora acabou essa p*rra. enfim.
e isso foi tudo de imprevisível que a noite de hoje nos reservou.
porque, dentro de campo, não era mesmo de se esperar outra cousa. o mengão está invictão. o parmêra dificilmente perde em casa. ficamos então no zero. e com um futebolito pálido.
o líder corinthians paulista, que só faz ganhar, agradece.
o professor luxerley, sem kleber, e ainda sem alex silva, aproveitou a oportunidade de repetir sua escalação predileta nesta décima rodada do brazileiro-2011. de tal forma que o clube de regatas do flamengo pôde se apresentar com felipe no gol; wellington e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e williams na cabeça de área, renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e deivid pro ataque.
depois do que se passou ao longo do último mês, era de se imaginar que o palmeiras entrasse rasgando pra cima do mengo. e, de facto, williams já saía de maca com menos de um minuto de jogo. cortesia de marcos assunção. renato pelé deu o troco num tal de cicinho pouco depois, afinal o juizão era o leandro "deixa correr" vuaden.
e o assunção quase meteu um olimpiko. foi o lance de emossão da primeira etapa. um joguito bem do safado. muita marcação da parte do mengo. o time do parmêra, oras, é um time do felipão. então é aquele troço amarrado. chato pra burro de se assistir. e nossos jogadores ficaram lá correndo pra cima e pra baixo.
nem me lembro de chute na direcção do marcos durante a primeira etapa. depois, só nas faltas de gaúcho.
o flamengo marcando em seu campo. isso não é legal. o interessante é marcar a saída de bola do adversário. como fizemos com o são paulo no engenhones. marcar ali atrás é pedir pra levar pressão. foi o que rolou. menos mal que nossa zaga se mostrou inusualmente segura. (será que wellington já sente o pirulitão em seu encalço?) o maleta kleber e seu assessor, o veloz maikon leite, foram mantidos sob controle. kleber, a valer, só foi notado no finalzinho do jogo. quando ignorou o fair play e quis levar vantagem num lance de bola ao chão, quase provocando uma batalha campal, para júbilo da porcayada que lotava o pacaembu.
pode ter sido o esquema do felipão. pode ter sido prudência do professor luxerley. pode até ter sido esse longo tempo, dez dias sem jogar. sei lá. mas a real é que o time do flamengo estava frio. no sentido ruim. sem vibração. não engrenou nem quando, decorridos protocolares vinte minutos da etapa complementar, lux levou diego maurício a campo. (nem adianta tu veres a entrada dele como alento. drogbinha só entrou porque era a única opção de ataque. negueba está com a seleção de juniores.)
quando maurício entrou, o time do mengo já tinha passado seu melhor momento. apenas no início do segundo tempo conseguimos botar a bola no chão e trocar três ou quatro passes verticais. esse clima durou pouco. uma pena. porque sabemos que, com a bola no pé, a bola rasteirinha, o palmeiras não é páreo para nosso time, não. mas aconteceu que quando o maurício entrou, neves já tinha cansado. gaúcho já estava trotando. e o renato pelé, mais uma vez, sequer fez diferença. e o luxerley só foi botar darío bottinelli aos quarenta e dois do segundo tempo. brincou.
quem não brincou esta noite foi a inseparável duplinha thiago neves & ronaldinho gaúcho. depois que viu neves levar um amarelo, seu terceiro amarelo, gaúcho forçou a barra com o juizinho até levar o terceiro dele também. assim, os dois amigos estão suspensos juntos. como tinha acontecido no karioca-2011, lembra?
e olha que o nosso próximo adversário é o ceará sporting club. não é nada, não é nada, o ceará foi o único time que nos bateu neste ano.