sábado, 2 de julho de 2011

a cabeleira do kita & os meus dez anos

a notícia ruim desta semana é que o kita está muito doente: diabetes e tal.
tu te lembras do kita, né?
kita era o centroavante da internacional de limeira que conquistou o históóórico título paulista de 1986 em cima do palmeiras miserável, que naqueles anos pré-parmalat era de um loserismo de dar gosto. o improvável kita foi o artilheiro daquele certame, numa época em que os artilheiros costumavam ser careca e chulapa.
o kita era o grande craque da melhor inter de limeira de todos os tempos. limeira ficou pequena para ele. logo kita foi parar no clube de regatas do flamengo.
eu me lembro bem, que eu tinha dez anos. e naquela idade, te digo, certamente seria impossível uma figura como o kita jogar no meu time e me passar despercebido. porque o kita era um rapaz alto, centroavante estilo grandalhão & suarento, sempre com uma cabeleira espessa e uma barba de assustar os zagueiros adversários. puro folklore. eu achava très cool o jeitão hippie de kita, e ele até metia lá seus golzinhos.
mas o kita, infelizmente, passou pouco tempo na gávea. salvo engano, ele nunca chegou a ser titular pra valer. porque o flamengo daquela época tinha renato gaúcho e bebeto e zinho e tal - lá se foi o kita ser campeão brazileiro de futebol de 1987 sentadinho no banco de reservas.
já no final daquela temporada, ele voltou para são paulo, para jogar na portuguesa de desportos. ainda me lembro dele na lusa, chegou no canindé cheio de moral, merecendo poster na última página da placar. mas logo eu o perderia de vista.
tomara que kita melhore.