segunda-feira, 21 de novembro de 2011

perdidos no serra dourada

o mito do eldorado. nos séculos dezesseis y dezessete, expedições e mais expedições de aventureiros espanhóis se lançaram amazônia adentro atrás do eldorado. eldorado, o mito indígena de uma cidade inteira de ouro maciço.
tu sabes que os conquistadores não conseguiram fortuna diferente daquela de serem dizimados ao longo do caminho - pelas flechas dos índios ou por pestes dos trópicos.
tal qual o clube de regatas do flamengo & seus aventureiros, já neste século, neste final de semana, ao se lançarem serra dourada adentro pela trigésima-sexta e antepenúltima rodada do brazileiro-2011.
partíamos atrás do mito da libertadores-2012. mas sucumbimos diante de uma lethargya colectiva, uma moleza em corpo & espírito que fazia com que passar a bola pro campo de ataque se tornasse algo além de nossas forzas. e assim, com a cabeza nas nuvens, a expedição flamenga foi dominada pelo atlético goyaniense, se viu refém dos insidiosos adversários, que até vestiram-se de rubro-negro para confundir os forasteiros.
note o atordoamento: thiago neves não jogou pedrinha, mas entendeu ter saído-se bem.
Não jogamos mal. Tivemos chances de gol, mas não convertemos. Enfrentamos um adversário difícil. (...) Sabíamos que seria difícil jogar contra eles aqui. E ainda enfrentamos um calor muito grande.
acostumado com o clima ameno do mundo árabe, o pobre neves não estava preparado para o eldorado do centro-oeste brazileiro. e também houve quem se dissesse perdido diante das dimensões amazônicas do gramado do serra dourada.
ao contrário dos espanhóis de séculos atrás, o flamengo de ontem teve arquibancadas lotadas de torcedores a seu favor. mas nem assim diminuiu-se o sentimento de deriva y a prostração em campo. quem sabe no próximo domingo, quando o flamengo receberá o internacional de porto alegre n'arena de macaé, um estádio bem mais modesto, mais próximo do tamanho do futebol, do tamanho d'alma deste time...
(ps. há duas semanas, o fla inspirou rever fitzcarraldo. o filme desta semana é aguirre.)