quarta-feira, 9 de novembro de 2011

a conquista do impossível

fui ali dar uma banda pela republika oriental del uruguay, e quando volto cá encontro o brazileiro-2011 de cabeza prabaixo.
nosso adorável clube de regatas do flamengo renascido no certame, a prosaikos três pontos da lideranza. faltando cinco rodadas. quando penso no caneko, me recordo como foi sofrida & inesperada a virada final do menguíssimo em 1987, 1992 e 2009. foram campanhas que envolveram superação nos momentos finais e alguns resultados francamente impossíveis - tipo bater o atlético no mineirão lotado.
daí me lembrei de fitzcarraldo, o filme. a estória de um milionário irlandês maluko que queria montar uma ópera no meio da amazônia peruana. lá pelas tantas, precisa fazer seu barco a vapor atravessar uma curva do rio. em vez de lutar contra as águas, o camarada bota os índios para carregarem o navio barranco acima, através da mata, até chegar ao outro lado. e ganhar o brazileiro é um pouco isso.
é um pouco fazer um navio atravessar uma floresta.
é preciso trabalho braçal. mas é preciso também a clarividência dos loucos. será luxerley o nosso fitzcarraldo a conquistar o impossível?
a real é que serão cinco jogos, cinco façanhas. a começar pelo c*ritiba em c*ritiba onde o retrospecto nos é vergonhosamente desfavorável. mais adiante teremos o atletico goyaniense, aquele mesmo que nos deu de lavada no primeiro turno, inaugurando as infames dez rodadas sem vitória. e por aí vamos morro acima...
chegou a hora do impossível. por enquanto, só fugimos do esperado aqui ou acolá: virando pra cima do santos na vila, virando pra cima do fluminense com bottis, virando pra cima do cruzeiro e metendo de cinco. daqui pra frente a superação e o inaudito têm de nos acompanhar a cada jornada.