terça-feira, 1 de novembro de 2011

numerologia vazia

muito tem se falado de que, no brazileiro-2009, o flamengo estava a seis pontos do líder (palmeiras) faltando seis rodadas para o fim do certame. ou seja, estávamos exactinho no ponto em que hoje nos encontramos em relação ao corinthians paulista no brazileiro-2011.
bacana, né?
o diabo é que as semelhanças param aí. porque aquele time era de facto um time: no sentido colectivo do termo. ao passo que o time de hoje do fla é um amontoado de jogadores, alguns extremamente talentosos, outros assaz futurosos e outros tantos apenas inaptos.
num nome: aquele flamengo tinha andrade.
um sujeito simples, tranquilão, sem onda. que conhecia as internas da gávea. que tinha história na gávea. por tudo isso seu comando foi aceito e assimilado pelos jogadores desde a queda de cuca. enquanto a diretoria da época procurava outro nome (geninho? sérgio guedes?) os jogadores já tinham comprado andrade.
e andrade teve méritos próprios naquela campanha que muitas vezes são esquecidos em nome da mística e do folklore. andrade quebrou o manjado 3-5-2 que o flamengo apresentava há anos. bancou garoto éverton na esquerda quando não pôde contar com juan maldonado. resgatou zé roberto, que estava encostado, para ser protagonista na recta final. e encaixou um esquema que possibilitasse que seus dois principais jogadores (adriano & petkovic) dessem seu melhor, sem afazeres outros. e eles deram. nesse sentido, foi especialmente feliz o cerco que andrade armou na meiúca (aírton no centro, maldonado pela esquerda, williams pela direita) deixando pets libre por ali.
a resposta dos jogadores do flamengo foi um time centrado, que não dava chiliques, que não colecionava cartões e suspensões. um time que, mesmo quando falhou nos momentos mais delicados (diante de grêmio barueri e goyas), soube se superar de imediato e ir adiante sem delongas. até conquistar o título, de virada, no segundo tempo da última partida.
alguém vê algo próximo a isso acontecer agora?