terça-feira, 15 de novembro de 2011

a falta de comando no flamengo & o factor gaúcho

o mengo vai mal por que gaúcho vai mal?
ou o gaúcho vai mal por que o mengo vai mal?
justamente na hora de ver quem tem mais garrafa vazia para vender, cá estamos de volta àquele momento, no começo do brazileiro-2011, em que ronaldinho gaúcho estava sendo fortemente questionado - e justamente questionado.
gaúcho parou de fazer a diferença. se antes disputava a artilharia de todo o nacional, hoje está atrás do deivid na artilharia do flamengo. se antes era o líder em assistências de todo o nacional, hoje está atrás do leo moura nas assistências do flamengo. se antes liderava o ranking da bola de ouro do brazileiro-2011, hoje está bem atrás de neymar. se antes liderava todos os trofeus individuais do nacional, hoje não mais. e se antes disputava com neymar o título de melhor jogador em atividade no país, hoje não há mais disputa alguma...
no jogo do último domingo, a derrota pro c*ritiba que enterrou de vez nossas esperanzas de título, o camisa dez do flamengo foi figura inútil. não foi capaz de romper a letarghia que envolveu a equipe inteira. seria cômodo, mas não se pode dizer que ele não tenha tentado. apenas errou tudo o que tentou. como fosse ele mais um jogadorzinho qualquer. seus lances mais comentados foram o passe de kanela que deu para o segundo gol do adverário e um pisão covarde que ele deu sobre a perna de um caboclo caído no chão.
assim como o crescimento de gaúcho correspondeu ao crescimento do time do flamengo no primeiro turno, a queda de gaúcho nos últimos meses correspondeu à queda do time do flamengo. e vice-versa. um efeito tostines que deixa um gostinho ruim pro torcedor...
gostinho ruim porque, quando o bicho pega desse jeito, tu sabes bem como funziona: o noticiário muda de tom, fica amargo, e só se fala das baladas de gaúcho, das p*tarias de gaúcho, dos privilégios de gaúcho, etc. todo mundo sabe como a banda toca. e os notórios bedeis da imprensa estão aí pra isso mesmo.
oh. gaúcho não voltou no mesmo voo de c*ritiba que a delegação do flamengo. etc.
e como se trata de ronaldinho gaúcho logo fica legítimo a imprensa lembrar da recente crisis entre flamengo e traffic e a$$is sobre o não-pagamento da parte (substancial) que cabe à traffic nos salários do nosso popstar. crisis que ainda não está resolvida, diga-se. o desempenho de gaúcho dentro de campo realmente pode não ter sido afectado por esse motivo - vá explicar que não tem pêlo em ovo - mas certamente será assim que será lido por grande parte da imprensa, da torcida.
e isso só acontece - eis o ponto em que eu queria chegar desde o princípio - porque o clube de regatas do flamengo abriu mão de exercer total controle sobre seu mais importante empregado. a partir do momento em que não é o flamengo quem paga todo o salário do gaúcho, não é o flamengo quem paga sequer a maior parte do salário do gaúcho, estamos a transferir poder que é do clube para outra parte. para a traffic no caso. quem paga o salário pode cobrar o empenho, essa é logika arcaica & rudimentar que o flamengo está a ferir. como já tinha nos acontecido em um passado não muito distante com adriano imperatore e seu contracto triangular com a olympikus. não deu lá muito cierto com o adriano, convenhamos. abrazo pro marcos braz.
(o mesmo acontece - neste exacto momento - num tom ainda mais grave - com o fluminense e sua tão criticada parceria com a unimed...)
este caso ronaldinho gaúcho extrapola o caso williams, só para citar outro recentíssimo indício de falta de comando na gávea, de frouxidão na gávea. afinal, williams é apenas um pé-inchado que pode ser cobrado pelos dirigentes do clube de regatas do flamengo, haha, pois ao menos teorikamente são eles que lhe pagam o salário. já o ronaldinho...
está bem claro, mais de uma vez ficou claro, que ninguém por lá tem condições de exigir nada de ronaldinho.