domingo, 13 de novembro de 2011

c*ritiba 2 x 0 mengão (a chronicle)

deu nem pro cheiro, o mengão.
depois de uma semana de otimismo all over, ficamos os rubro-negros todos com cara de b*nda. porque o flamengo foi lá pro couto pereira e - em momento algum - esteve próximo a se portar como verdadeiro candidato ao caneko a esta altura do brazileiro-2011. numa partida que foi tranquilamente resolvida nos quarenta e cinco minutos iniciais, o c*ritiba ampliou a freguesia do fla por aquela bandas.
e lá vamos nós para o décimo-quarto ano sem vitória dentro do couto pereira. e lá vamos nós para o bom e velho projecto libertas-2012 tudo de novo, não é mesmo, professor luxerley?
pois o clube de regatas do flamengo chegou a esta trigésima-quarta rodada do brazileiro-2011 precisando muito de uma vitória no paraná - e de tropeços dos líderes à sua frente na táboa de classificação. assim, lux teorikamente mandou pra campo um flamengo mais agressivo... felipe para o gol; david e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e renato pelé na cabeça de área, thiago neves e thomás mais para o meio; ronaldinho gaúcho e deivid ao ataque.
a despeito de ter que necessariamente escalar uma dupla de zaga suplente (alex silva suspenso & wellington dodói), o lux bem que tentou deixar seu time mais veloz e mais técnico. com menino thomás na frente, puxando o renato pelé para a volância - e deixando o williams sentado no banco. deu certo. por uns quinze minutos - e logo williams se levantou e foi pra jogo.
porque o time do c*ritiba levou uns minutinhos pra tomar a pelota pra si e aquietar o ímpeto dos visitantes. mas uma vez que os c*ritibanos acertaram a marcação no meio, não tiraram mais o pé durante toda a primeira etapa. a rapaziada de marcelo oliveira fez o fla se lembrar porque eles chegaram a ser a sensação do futebol nacional durante parte da copa do brazil, no primeiro semestre. se a gente apostava em menino thomás para o ímpeto ofensivo, a velocidade e os dribles, eles tinham tudo isso no tal do rafinha. e o flamengo era um time lento e pesado na retaguarda, enrolado nas próprias pernas pela meiúca e flácido e sem contundência no ataque.
antes dos vinte minutos, angelim já levara cartão amarelo por conta de rafinha. antes dos trinta, o c*ritiba já abrira o placar da maneira mais clássica possível: escanteio fechado no primeiro pau, leonardo livre na pequena área flamenga. simplesmente o centroavante deles estava livre na nossa pequena área. só isso. e, antes dos quarenta minutos, o c*ritiba já liquidara a parada com seu segundo gol - um golaço do lateral maranhão.
uma bola recuada na fogueyra, nosso arqueiro felipe rifou a pelota pra frente numa bikuda que estourou na canela do gaúcho, e a bola sobrou faceira e quicante para maranhão no campo de defesa do c*ritiba. o caboclo tomou fôlego e espichou ligeiro para dentro de nosso campo como se estivesse na cozinha de sua casa. renato pelé passou por ele feito um tanque desgovernado. aírton tentou trançar-lhe a perna mas ficou pelo caminho. e moura chegou tarde para abafar o chute de maranhão já na risca de nossa área. a pelota encobriu felipe, parado feito bobo no meio do caminho.
esse gol, a defesa do fla derrubada num tapa como um castelo de cartas, resume bem a bagaceira de hoje.
antes mesmo do intervalo, williams já estava jogando. entrou no lugar de thomás. verdade que menino thomás esteve perdido nos minutos em que atuou. seu lance mais memorável foi um escorregão em que caiu de fuça na grama. mas se lux passou a semana doutrinando o thomás, passou a semana dizendo pra ele entrar leve no jogo, passou a semana dizendo que a responsa era dos demais - faz sentido tirar o garoto no aperto? como a defesa do fla estava esburacada, lux tirou o thomás - te pergunto se isso faz sentido: faz?
de toda forma, de nada adiantou. thomás ou não thomás. williams ou não williams. o flamengo voltou do intervalo com fierro no lugar do aírton. "não me recordo de o fierro ter mudado o panorama de um jogo alguma vez para o flamengo", disse loffredo na tevê antes mesmo de a bola voltar a rolar. até o loffredo já percebeu que nada podemos esperar de fierro. até o loffredo.
e o flamengo, que atravessara toda a primeira etapa sem dar um único chute certo contra a meta c*ritibana, ficou mais um tempão bem distante das traves adversárias. só mesmo quando jael entrou na equipe, meados da segunda etapa, tivemos um homem de referência na frente. pois deivid sempre tentava escapar dos zagueiros, correndo rumo ao círculo central, sem abrir espaços e sem tabelar direito com neves e/ou gaúcho. aliás, uma partida terrivelmente sem inspiração, sem tesão e sem ousadia de nenhum deles - nem deivid, nem neves, nem gaúcho, nem ninguém. mais uma oportunidade perdida. mais uma derrota sem um consolinho sequer.
o flamengo apresentou muito pouco para quem realmente almejava o título brazileiro. muito pouco. nada.