quinta-feira, 17 de novembro de 2011

mengão 0 x 0 figueirense (a chronicle)

o flamengo não perdeu. uêbas. veja a que ponto chegamos. a grande notícia da noite de quinta-feira no brazileiro-2011 foi o flamengo não ter perdido para o figueirense no engenhão. afinal, o baita figueiras chegou ao rio de janeiro com seis vitórias in a row. e o flamengo... bem, o flamengo...
nos acomodamos os dois, figuerenses e flamengos, num empate fajutíssimo. um placar digno de mais uma atuação precária do flamengo. "time sem vergonha", agradeceu a torcida, ao doce e venturoso trilar do apito final.
e assim o time de vanderlei luxemburgo somou mais um pontico e voltou ao grupo de classificados para a libertas-2012, mas não por mérito próprio, diga-se. isso só aconteceu porque o nosso prezado fogaço teve as manhas de perder ontem pro amerika de minas, na abertura desta trigésima-quinta rodada.
o clube de regatas do flamengo formou esta noite com paulo victor ao gol; alex silva e david na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e williams na cabeça de área, thiago neves e renato pelé mais pelo meio; ronaldinho gaúcho e deivid à frente.
isso porque o felipe estava suspenso pelo terceiro amarelo. porque o professor luxerley, pelo jeito, não gosta mais do wellington. e porque o garoto thomás, segundo o chefe, ainda está novito demais pressas grandes emossões. mas o gordo do wellington e o imaturo do thomás ficaram no banco numa boa - vá entender.
o flamengo iniciou a partida chamando as acções para si. costurando jogadinhas no ataque. deivid, aos dois minutos, já estava perdendo gol cara a cara com o goleiro wilson. gaúcho, aos oito, já entrava na área figueirense, aos trambolhões, caindo sozinho.
tudo isso acontecendo e o figueiras meio que deixando estar. meio que esperando a engrossada de alguém pra roubar a pelota e partir em contraataque. e sempre tinha um caboclo a engrossar: ora aírton, ora williams, ora moura, o junior cesar quase sempre. o ímpeto do fla foi miando por conta desses erros, e o figueiras foi acertando a marcação - logo os visitantes já estavam bem mais à vontade. de repente o rapaz bruno dava-lhe um drible da vaca em david na entrada d'área flamenga. mas, enfim, jogadas de efeito como essa foram poucas. pouquíssimas. o prélio se arrastava em tediosa mediokridade.
o time do jorginho é uma grata surpresa deste returno, mas está longe de ser um celeiro de novidades. este figueiras-sensação é, a bem da verdade, uma espécie de refugão do futebol karioca dos últimos anos: o chorão túlio (ex-fogaço), a dupla ygor e coutinho (ex-vaisco) no meio, o jônatas (ele mesmo) entrando no segundo tempo, os atacantes fluminensistas julio cesar e wellington nem, etc. ou seja, nada muito animador/promissor.
neste atabalhoado mundinho do futebol brazileiro, habitado por equipes instáveis & imprevisíveis, o time do flamengo apresentou uma característica permanente durante toda a temporada 2011: sua extrema fragilidade em bolas aéreas. o figueiras foi o primeiro adversário do fla, num bom tempo, a não saber explorar isso. (e eu entendo que esse simples facto já serve pra questionar jorginho como treinador.) durante toda a primeira etapa, não tivemos uma única bola alta na nossa cozinha. e o segundo tempo foi assim também...
era de impressionar a falta de jeito do flamengo. neves não conseguia matar uma bola e errava tudo o que tentava. pelé não errava nada, não, mas é que sequer tocava na bola. moura só foi à linha de fundo uma vez em toda a partida, naquela jogada aos dois do primeiro tempo, depois nunca mais. deivid saía do ataque e voltava ao meio de campo para tentar pegar a bola - para nada. e gaúcho esteve mais uma vez completamente fora de tempo, não acertava nem mesmo cobrança de eskanteio, era facilmente desarmado por um tal de roger carvalho. ambiente desolador.
foi nesse clima que o professor luxerley, dez minutos da etapa complementar, mandou pra campo - numa mãozada só - os garotos muralha e thomás. saindo os plastas aírton e pelé. ah: enfim tiraram pelé de campo, e ele saiu sob generosas vaias gerais.
enfim... muralha e thomás não estão em condições de sair jogando, mas podem entrar numa roubada de segundo tempo, né?
bastou uma jogada de ataque deste fla remontado pro figueiras acertar aquele contra que nos guardava desde o minuto inicial. um sujeito desceu em velocidade às costas de moura e, aproveitando-se da lentidão de pirulito, wellington entrou na área. só restando a paulo victor derrubá-lo. o juizito evandro rogério roman acomodou num cartão amarelo. e paulo victor catou o penalty. ha.
mas dali até o fim do jogo só deu figueiras. o flamengo ficou perdidão, perdidão.
e olha que o professor vanderlei luxemburgo, quinhentos paus por mês, quase esteve para botar o gonzalo fierro em campo. saudado por um imediato coro de "burro" vindo das arquibankadas, assim que fierro tirou o agasalho, o professor mudou de ideia rapidinho. e botou o jael. parabéns, lux. isso que é convicção.