domingo, 27 de novembro de 2011

mengão 1 x 0 internacional (a chronicle)

gonzalo fierro saiu de campo consagrado, seu nome gritado pela massa rubro-negra. ronaldinho gaúcho marcou seu primeiro gol em mais de dois meses. e olha que esse gol no finalzinho do primeiro tempo desta partida foi tão festejado pela galera quanto um gol do fluminense no finalzinho do segundo tempo de uma outra partida.
o internacional passou os dois tempos dando um calorão no nosso time - mesmo assim o flamengo saiu de macaé vencedor.
foi um jogo dos diabos este flamengo x internacional de porto alegre no estádio moacyrzão. valendo pela trigésima-sétima e penúltima rodada do brazileiro-2011. valendo uma vaguita à libertadores-2012, que agora parece estar mais próxima do flamengo. certamente bem mais próxima do que antes desta partida.
o clube de regatas do flamengo passou a semana treinando sob forte sigilo e apareceu em macaé esta tarde num esquema que o professor vanderlei luxemburgo definiu como "arroz com feijão" - mas um arroz com feijão de tempero algo inusitado.
o flamengo formou com felipe ao gol; alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, rodrigo alvim pela esquerda; williams e renato pelé na cabeça de área, gonzalo fierro e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e thomás ao ataque.
luxerley, nos últimos dias, tentara um esquema de três beques. e tentara renato ali na esquerda, só pela pura paúra de meter alvim no lugar do suspenso junior cesar. mas na hora agá, lux meio que reinventou a roda num flamengo pardalistiko pralém de seus próprios recordes... perceba que lux retornou com wells na zaga, bancou alvim na canhota, puxou renato pro posto do manquitolante aírton na volância, desencavou fierro (!?) como meia e numa só talagada barrou deivid, meteu menino thomás na fogueyra e largou gaúcho numas de centroavante.
ou seja, tinha tudo para dar uma m*rda gigantic.
mas o flamengo acabou vencendo a bagaça. então a irresponsável pardalice de luxerley acabará sendo perdoada e nosso treinador ainda pode deitar falação a esse respeito. bacana. de resto, o que te dizer sobre este flamengo?
o que te dizer que ainda não foi dito em onze meses de futebol e trinta e tantas rodadas de brazileiro-2011? evidentemente esse time não estava nada entrosado. deve ter treinado junto alguns minutos, meia hora se tanto. mas, ao menos desta vez, nossos jogadores entregaram em campo aquilo que deles cobramos há tempos. raça e tesão. com algumas poucas exceções - como thiago neves & renato pelé, omissos e sumidos como têm sido. por outro lado, mesmo os mais limitados, como wellington & rodrigo alvim, visivelmente tentaram superar na garra as conhecidas precariedades.
talvez não precisássemos levar tanto sufoko, a cada bola alçada n'área, a cada batida de córner. pois passado aquele ímpeto inicial próprio dos anfitriões, os primeiros quinze minutinhos, o flamengo mais uma vez era superado física e tecnicamente pelo adversário. cenário esse que fez de felipe o melhor homem em campo. e que fez de fierro um heroi inusitado para a torcida ali presente - o chileno se jogando em cada bola, arriscando os carrinhos mais temerários, mesmo pendurado por um amarelo - como se não houvesse amanhã - fierro mostrando uma valentia que nele não tínhamos visto nas últimas quatro, cinco temporadas.
meus cumprimentos a fierro. um bicho dobrado pra felipe. e viva o gol chorado do gaúcho. que brilhou a estrela do camarada num dos raros contraataques que engatilhamos. graças, em muito, ao zagueirão colorado que apanhou da bola - e ela sobrou limpinha pro gaúcho diante do fraquíssimo arqueiro muriel.
a festa só não foi completa pra nossa torcida porque, no fluminense x vaisco do engenhão, o flu deixou o vaisquito escapar-lhe com vida no ultimíssimo minuto. mas está tudo bem.
do vaisco cuidaremos nosotros.