sábado, 31 de dezembro de 2011

2011, um ano comprido para o bonde do mengão (quase) sem freio

últimas horitas de 2011. hora de passar a régua, fechar o bolicho, meter a cidra na geladeyra e pular ondinhas. como manda o manual do jornalismo de resultados, bato aqui nas coxas uma ligeira retrô do ano que passou - sob o ponto de vista do clube de regatas do flamengo.
ao caboclo que quiser números, estatistikas e curiosidades, recomendo que vá dar uma peskada no almanaque feito pelos estagiários do globoesporte. está bem direitinho.
o flamengo teve 69 compromissos ao longo do ano.
venceu 33, empatou 26, perdeu apenas dez, etc...
o flamengo faturou mais um título estadual, e desta vez nem teve vice, pois sequer teve final: taça goanabara & taça rio na moral.
o flamengo também cumpriu uma campanha digna no campeonato brazileiro, passando boa parte dos sete meses entre os primeiros cinco, seis colocados, e terminando o ano por aí mesmo. faltou o pulo do gato. faltou chegar mais pertinho da ponta nas últimas rodadas praí decidir o kaneco. mas conseguimos uma vaguita à taça libertadores como prêmio de consolação. foi pouco, mas muito mais do que no ano passado, quando saímos com as mãos abanando.
pensando bem, foi uma pequena façanha carimbar o passaporte. pois, convenhamos, nesse certame oscilamos muito além do que o bom senso aceitaria: dezesseis rodadas sem derrota seguidas imediatamente por dez rodadas sem vitória. te dizer...
fora o estadual e o nacional, no entanto, o flamengo passou vergonha. sem eufemismos aqui. fomos eliminados da copa do brazil pelo primeiro adversário de primeira divisão que nosso cruzou o caminho (o ceará) e fomos sumariamente alijados da sulamerikana pelo primeiro time gringo que veio nos ver (o universidad de chile).


noves fora, 2011 talvez não tenha sido um ano propriamente ruim.
apenas foi um ano frustrante pelo tanto que dele esperávamos.
perceba que já abrimos a temporada, em janeiro, com o título da copa são paulo. o primeiro título da molekada desde 1990...
a chegada de ronaldinho gaúcho e de thiago neves, popstars em qualquer time do país, mais a fornada de juvenis trazidos pela copinha, mais a hegemonia no rio de janeiro, mais a invencibilidade nos primeiros meses do ano criaram altas expectativas pelo que o time do flamengo poderia fazer. até porque tinha o professor vanderlei luxemburgo (quinhentos paus por mês) a nos prometer o título nacional desde o final de 2010!
depois, quando já miávamos no brazileiro-2011, o lux quis fingir que nunca tinha dito nadja. tolinho.
bueno, o luxemburgo... dentro de campo, a decepção ficou por conta de lux. que virou o ano e não conseguiu amarrar uma escalação, manter um padrão de jogo e consertar problemas na defesa, no meio de campo e no ataque. e o professor fez ainda questão de jogar contra a torcida rubro-negra em diversas oportunidades: ao bater as portas pra adriano, ao forçar a aposentadoria de petkovic, ao manter wellington no time, etc.
por ironia, enquanto luxerley nos brindava com essas demonstrações vulgares de poder, o ambiente político na gávea em instante algum serenou. a vereadora patricia amorim gastou tubos e tubos de vaselina para acomodar os salafrários & os pikaretas que compõem a fauna flamenga. com o clube imobilizado, passamos oito meses sem patrocínio na camisa do time do futebol - e as despesas só aumentando - numa pasmaceira que previsivelmente foi acabar no episódio traffic + gaúcho justinho na recta final do brazileiro-2011. tumultuando ainda mais o clima geral de desconforto e desconfiança.
e essa não foi a única vez que a falta de comando no clube colocou em risco o trabalho do time de futebol. os episódios se acumulando ao longo dos meses: neves e gaúcho forçando cartões amarelos, gaúcho dando perdido em patrocinadores, diego maurício chegando atrasado uma pá de vezes, williams dando p*rrada em negueba num treino, williams e aírton colecionando amarelos e vermelhos, williams afastado do grupo "para sempre" durante uma semana, vagabundo peidando na frente do luxerley (ha)...
só de escrever tudo isso já cansei.
certeza que 2011 durou dozes meses? parece bem mais...
parece bem mais porque este ano que começou com o "bonde do mengão sem freio" teve vários pontos altos - felipe pegando penalties, aquela noite na vila belmiro, o fla-flu do bottinelli, a historika goleada no cruzeiro, o cabazinho em clássicos - mas também teve esses outros indisfarçáveis pontos baixos. teve seus vales e suas depressões.
um tanto desses altos e baixos se insinuou cá nestas linhas do blog beat. com posts indo da euforia à depressão. com nossos momentinhos de júbilo e de instrospecção. mas, enfim, não é igual a tudo na vida?
tomara que 2012 seja assim também. tomara. ao menos será divertido.