domingo, 4 de dezembro de 2011

vaisco 1 x 1 mengão (a chronicle)

o quarto lugar no campeonato brazileiro de futebol, por um lado, é uma m*rda de resultado para um clube que investiu pesado como o flamengo neste 2011. o ano em que vendemos até as calças. mas o quarto lugar no campeonato brazileiro de futebol, por outro lado, é um baita resultado para um time que passou a temporada inteirinha entregue à própria sorte: sem padrão tactico, sem escalação definida e sem comando no departamento de futebol.
mas isso é assunto pra mais adiante. pros próximos dias.
aqui vamos analisar num tapa o que se viu, esta tarde, no engenhão. quando flamengo e vaisco da gama empataram pela trigésima-oitava e derradeira rodada do brazileiro-2011. quando o flamengo fez o mínimo necessário para, com o empate, se garantir na libertas-2012 e carimbar a faixa de vice do simpaticíssimo vaiscão.
o clube de regatas do flamengo entrou com felipe ao gol; alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; williams e renato pelé na cabeça de área, gonzalo fierro e thiago neves pelo meio; negueba e ronaldinho gaúcho ao ataque.
ou seja, después de outra semaninha de treinos fechados, o professor vanderlei luxemburgo praticamente repetiu o time que, semana passada, levou um sufoko mas bateu o internacional de porto alegre. e isso inclui fierro como titular. de novidade, negueba no lugar de thomás, uma troca de um garoto por outro garoto segundo um critério que só o luxerley pode explicar - e olhe lá.
de tal forma que, como naquele outro domingo, o flamengo levou um bailinho do adversário. durante o primeiro tempo inteiro, o vaisco dominou as acções. quando diego souza meteu o gol de cabeça, o vaisco já tinha passado meia hora apertando na marcação e cruzando a pelota na nossa área. nossa zaga de galalaus não conseguiu em momento algum acertar o posicionamento, e numa dessas panes o williams já tinha cometido um penalty não marcado sobre diego souza.
o flamengo só entraria no jogo, de verdade, na segunda etapa. à medida em que o time se acertava, botava a bola no chão e - importante - o vaisco arriava fisikamente.
fierro e negueba não voltaram do intervalo. entrou o muralha no meio e, mais uma vez, muralhão deu uma bela liga entre a defesa e o ataque. afinal, camarada, é pra isso que serve um meio de campo, certo? no ataque, entrou deivid. e deivid entrou ligeiro como raramente se vê, entrou esperto nos contraataques. e ele foi decisivo na jogada de nosso gol de empate.
e o flamengo bem poderia ter virado. sem favor algum. não fosse o fernando ass pegando bolas de neves, gaúcho e moura.
só quem destoou na segunda etapa foi nosso ídolo renato pelé. que ele é mesmo um zé mané. perceba que o caboclo marcou um belo gol, com estilo, e ainda comemorou lembrando doutor sócrates, que foi bonito de ver. mas logo ali adiante, pelé causou uma confusão imbecil quando o juizito péricles bassols apitou uma falta a favor do flamengo - atenção: a favor do flamengo - e pelé deu tanto chilique que acabou sendo expulso. e saiu de campo arrastado pelo leo moura, a chamar o senhor árbitro de "safado", com o dedo em riste e um esgar de maluko.
vagabundo deu jeito de fazer lambanza até quando conseguiu cumprir seu projectinho b*nda.