quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

os amigos do galinho

leovegildo, zico, raí, ronaldito & garoto neymar!
escapando com a pelota por uma dessas fendas no espaço/tempo continuum, o maestro junior meteu uma bola por cobertura exactinho nos pés de neymar, que invadiu a grande área daquele jeito lá dele até sofrer um penalty - pro ronalducho vir bater. não mais de cinco minutos antes disso, neymar e o menino lucas do são paulo já tinham armado uma jogadinha vertiginosa que acabara em gol de zico na pequena área.
todo mês de dezembro aguardo a chegada do bom velhinho: arthur antunes coimbra e o desafio das estrelas, sua já tradicional pelada de final de ano.
zico & seus amigos desta vez trocaram o rio de janeiro por são paulo. com o maracas derrubado e o engenhones fechado pra arrumar o gramado, o jogo do zico foi parar no cícero pompeu de toledo. passou ontem à noite no sportv. o morumbi, com mais de trinta mil pessoas, esteve mais cheio do que em boa parte da temporada 2011.
esperto, o galinho de quintino.
como o jogo foi parar em são paulo, zico aproveitou para uma mais do que justa homenagem a seu parceiro doutor sócrates, colega na seleção brazileira e numa breve passagem pelo flamengo. daí o raí metendo um belo gol. daí o biro-biro jogando n'outro time. daí também todo o clima de camaradagem que já é natural nos jogos do zico. era como se os camaradas ontem - muitos deles, milionários; outros tantos, lendários vencedores - fossem emendar a pelada com um churrasquinho à beira da piscina. aliás, acho que o junior até saiu de campo mais cedo do que o combinado só pra ir abrindo a cervejinha. (bem que poderiam ter me convidado, os sacanas.)
futebol serve pra isso. futebol é pura diversão. ah, futebol também serve para ganhar dinheiro. serve para vagabundo se matar nas ruas. também serve para ocupar a grade horárias das televisões e para vender acessórios desportivos feitos na china & no vietnam. mas futebol, antes de qualquer cousa, serve pra isso.