sexta-feira, 11 de março de 2011

a simplória filosofia do professor luxerley

o professor resolveu falar grosso. demorou uns dias pra sentir o ambiente. pôde ver bem a banana que é patricia amorim, em cima do muro, lisa como quiabo, incapaz de tomar uma decisão. então, ontem à noite, embriagado pela vitória sobre o bangu, luxerley finalmente falou grosso.
- e aê, lux, adriano no mengão?
A Patricia falou comigo no telefone ontem sobre esse assunto. Tenho me dado bem com ela, temos um projeto no Flamengo. O Adriano está fora da filosofia do Flamengo. Esqueçam. O Adriano não vem para o Flamengo e isso tem de acabar.
e assim luxerley, com a convicção que sua chefe não tem, botou suas cartas sobre a mesa e pagou para ver. cabe à dona patricia escolher: ele ou eu. e isso agora me parece bem claro. até porque, a se ver a carreira de lux, volta e meia ele dá um blefe desses. não raro vence a partida assim.
Ele não cabe naquilo que estamos implantando. Ele não virá. Não sou eu quem não quer. Conversei com a Patricia por telefone. É um consenso da diretoria comigo.
curioso que não foi essa a resposta da patricia, par de horas antes, quando perguntada sobre o tema. pra variar, foi evasiva e frouxa.
Eu não estou na presidência do Flamengo para ter o meu interesse. Estou para defender o interesse da nação, o interesse do coletivo. Meu papel é fazer com que o time entre em campo tranquilo. É o que eu procuro fazer todos os dias. A partir daí, se evolui a partir do que a comissão técnica desejar. Falamos ontem por telefone que precisamos conversar. Mas ainda não conversamos.
estava com medo que a chegada de adriano causasse confusão no mengão?
pois veja que ele nem precisou chegar. bastou aparecer no rio de janeiro.
o problema, me diga, é então do adriano - ou do clube e de quem o administra?
enfim. luxerley fala bonito. fala de "filosofia" e "projeto" com aquele seu ar sabichão. mas a real é que não há filosofia alguma, projeto algum, nunca houve. ou se a inter de milão quiser lux para o lugar do leonardo, ele vai dizer não por apego a filosofias e projetos? oras. luxerley, a gente te conhece, e tu já não enganas mais ninguém.
o que há no clube de regatas do flamengo neste momento - e em tantos outros clubes - é apenas um frágil equilíbrio de egos. que pode desandar - normalmente desanda - se as vitórias virarem derrotas. (ganhar a goanabara é desimportante? pois imagine perder. imagine.)
o valor de mercado, uh, do adriano imperatore neste momento é zero ou bem próximo de zero. assim como era o de luxerley no final do ano passado, quando foi mandado embora do atlético mineiro depois de ter sido mandado embora do palmeiras. bastou darem um tiquinho de poder na mão do camarada e, bueno, taí ele de novo. com suas filosofias e seus projetos.
a filosofia do futebol, querido lux, é bem simples... jogador bom de bola tem que jogar.
o projeto para adriano, querido lux, é tão simples quanto... converse com o caboclo, apresente a ele suas frescurites político-disciplinares das internas do clube e, então, assine um contrato com cláusulas que estão aí no mundo: pagamento de acordo com produtividade, acerto de horários para treinos e concentrações, previsão de multas em eventuais vacilos e, por fim, um trocinho chamado cláusula de rescisão. um trocinho que tu mesmo, lux, cansou de usar em antigos empregos sempre que a filosofia gorou ou o projeto foi pras cucuias.
agora, para tudo isso acontecer, tem que ter boa vontade, tem que jogar limpo & olhar nos olhos das pessoas. isso nunca foi lá seu forte, foi, wanderley luxemburgo?