sábado, 5 de março de 2011

mengão 3 x 2 olaria (a chronicle)

mengão de viradão pela primeira vez no kariocão-2011.
sábado de karnaval. flamengo já garantidaço na final do estadual.
cheirinho de me-engana-que-eu-gosto em volta redonda.
qualquer suspeita de um joguito preguiçoso foi por terra logo aos três minutos da peleja contra o olaria. três do primeiro tempo, gramado enlameado, bola redonda... e nosso arqueiro felipe estreou seu novo uniforme amarelinho (homenagem a raul) com uma indiscreta batida de roupa. renan silva chutou de longe, a pelota carimbou o peito de felipe, danilo agradeceu a oportunidade.
e a emossão estava garantida pra primeira rodada da taça rio-2011.
o clube de regatas do flamengo formou esta tarde, no varzeano gramado do raulino de oliveira, com felipe no gol; wellington e david na zaga, leonardo moura pela direita, egídio pela esquerda; williams e maldonado na cabeça de área; darío bottinelli e renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho na frente.
ou seja, professor luxerley a repetir uma escalação pela primeira vez na temporada. não que esta escalação esteja redondinha. ainda não. a turma começa a se acertar...
nossa dupla de área, nossa dupla de volantes e nosso trio armador começam a se entender, se encontrar em campo. leo moura também deve estar começando a se sentir mais libre. esta, por exemplo, foi a partida em que mais vezes ele se apresentou ao ataque. ironia: fez isso justamente num momento em que lux abriu mão de jogar com centroavantes.
o time do flamengo dá a volta nesse problema, a começar por gaúcho e neves, com muita vontade de jogar bola. muito troca-troca. e com a bola nos seus pés. hoje, mais uma vez, o mengo foi pleno senhor das acções. mesmo com o gol d'olaria logo no comecinho. aliás...
o comentarista loffredo, do ppv, ficou bem nervoso com a reacção do rubro-negro ao gol sofrido. porque, de facto, esse tento fez o flamengo se lançar com tanta vontade que abriu largos flancos na retaguarda. evidente. foi um risco calculado.
que valeu a pena. o mengo, assim na base da pura vontade, empatou no último minuto da primeira etapa. quando neves se meteu num chute de bottis que ia pra fuera. neves já tinha acertado uma pelota na trave antes disso. e neves, logo no comecinho da segunda etapa, deu um belo passe pra gaúcho fazer 2 x 1.
aquele risco que o time correu no primeiro tempo cobrou seu preço mais tarde. verdade. isso é do jogo. nada a reclamar. repare que david recebera amarelo ao segurar um contraataque olariense da etapa inicial. então... quando david entrou de gaiato numa dividida boba, foi expulso fácil. vinte e três do segundo tempo. àquela altura, o mengão já estava ligadaço. fierro saiu do banco pra cair pela na ponta direta. que agora o olaria se engraçava para empatar - e o contraataque era todo nosso. fierro acertou um belo passe para neves marcar mais um. uh.
aí sim o flamengo relaxou. e abriu alas. quem mandou? tomou mais um gol do olaria de castigo. um crássico atemporal da defesa flamenga: bola aérea, arremate de cabeza, bola no barbante. já estavam todos pensando na sapucahy?