terça-feira, 1 de março de 2011

mo' and better blues

quando vagabundo fala que dá pra lutar pela taça rio e, ao mesmo tempo, dá pra ir tentando aperfeiçoar o time, vagabundo tem em mente jogos como o compromisso deste sábado:
mengão versus olaria no raulino de oliveira.
oras, eu te pergunto, eu pergunto ao luxerley, não dá para bater o olaria e dar uns tapas no time ao mesmo tempo? claro que dá. saiba que o olaria venceu o resende, na preliminar de domingo, conquistando a taça washington rodrigues. respeitar o olaria então, etc. mas veja...
dá bem pra respeitar o olaria jogando com diego maurício & guilherme negueba em cima deles desde o começo. de modo que ninguém me perguntou, mas aproveito para externar qual seria a minha escalação pragora:
felipe; moura, wellington, david e egídio; maldonado, williams, neves e gaúcho; negueba e maurício.
forçoso notar que aqui ninguém está a reinventar a roda. muito ao contrário. perceba que tive o tato de manter nossa zaga teenager, já que lux tem muito apreço por ela. e deixei o egídio lá no canto dele porque - paciência - quem mandou ter rodrigo alvim como lateral reserva? dá para la'ncar angelim e pelé, de vez em quando, mas creio que só em situações muito específicas de jogo. tipo angelim entrando para segurar um atacante mais arisco. tipo pelé entrando no segundo tempo para atacar mais.
no mais das vezes, a defesa - lamento informar - é mesmo essa aí, que lux adora.
quebrou o ganho durante a goanabara-2011 y deve nos bastar para a taça rio-2011.
(campeonato brazileiro é outra estória.)
e agora, neste 4-4-2 caretinha que apresento, tudo tende a se acertar na retaguarda.
maldonado e williams estarão mais seguros do seu papel. já sabem como funziona. e poderão até sair jogando mais tranquilamente, pois encontrarão thiago neves à sua direita e ronaldinho gaúcho à sua esquerda. ou o contrário. que inverter posições é o grande barato de ter jogadores inteligentes.
e o mesmo se pode dizer de um ataque com menino negueba e o nosso drogbinha - ah, mas nenhum deles é um centroavante fixo, tu me dirás, com toda a razão - verdade. nosso único centroavante fixo em todo o elenco do clube de regatas do flamengo se chama wanderley. porque o deivid não é esse cara também, não. e provou isso na practica por diversas vezes. acontece que wanderley meteu três ou quatro gols em dois ou três jogos, a galera se afeiçoou a ele, mas daí ele se meteu no estaleiro e não volta mais. quando voltar, corre o risco de encontrar negueba e maurício jogando por telepatia. aí wanderley vira opção de jogo, em vez de pura necessidade.
ter um centroavante atilheiro é trés cool. chamem o adriano! mas ter atacantes do naipe desses dois moleques é para poucos, para bem poucos. podes crer.