quarta-feira, 16 de março de 2011

fortaleza 0 x 3 mengão (a chronicle)

a nice day at the office. um dia tranquilo no trabalho.
nada empolgante, nada para chegar e contar à patroa, tampouco nada a esconder. apenas um dia tranquilo, uma noite tranquila.
serviço feito. e bola pra frente.
assim o flamengo passou pelo ceará esta noite, meteu 3 x 0 no fortaleza. sem em instante algum empolgar o nobre torcedor, mas sem instante algum colocar a perigo o sucesso de sua missão.
uma missão que era clara: vencer o time da casa por dois ou mais gols, se livrando de ter que fazer um segundo jogo no rio dentro de um par de semanas, e já se classificando para a terceira fase da copa do brazil-2011. nosso adversário a ser definido pelo embate entre horizonte do ceará & o guarany de campinas.
o clube de regatas do flamengo formou no castelão com felipe ao arco; wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, egídio na esquerda; maldonado e williams na cabeça de área, thiago neves e renato pelé no meio; ronaldinho gaúcho e wanderley na frente.
sim, wanderley. que o professor luxerley passou esses últimos dias fazendo misterinho. ou sairia jogando com negueba na frente ao lado de gaúcho. ou meteria darío bottinelli para dar um up no meio. nem uma cousa, nem outra. voltou aos esquemas mais tradicionais com seu xará na centroavância.
wanderley deu conta do recado. jogou simples, não complicou e deixou seu golzinho. gaúcho não fez nenhum, mas participou dos três. bottis entrou no segundo tempo. e negueba passou o jogo inteirinho sentado no banco. ouvindo a torcida pedir por sua presença: no ceará, assim como no rio de janeiro.
há um factor realmente interessante nesse time do flamengo. hoje ele deixou o fortaleza jogar no comecinho. dar um oi. mas logo tomou a pelota para si e impôs no campo um ritmo mais ralentado. o que me parece peculiar neste flamengo é isto: o time não deixa o outro se engraçar demais, sabe conduzir a bola e tem gosto na troca de passes, mas não tem pressa de fazer gol.
pude acompanhar o jogo ao lado do marcondes, brother são-paulino que analisou o mengo com um distanciamento brechtiano. ele definiu a parada: falta o tesão pelo gol. é isso. é batata o que eu penso.
o gol acaba surgindo, claro. e é natural que surja. ainda mais contra um time fraquinho, como o prezado fortaleza. mas surge em jogadas esporádicas. não nasce de grandes maquinações. apenas acontece. o primeiro gol, por exemplo, aconteceu depois de lance prosaiko na lateral, na nossa ponta esquerda. ronaldinho não esperou egídio repor a bola e fez isso ele mesmo. os três adversários que o seguiram até ali ficaram marcando o ar, e gaúcho logo arremessou a bola para neves, que se deixou cair pelo setor. neves fez o pivô e rolou para trás, e renato pelé chegava por dentro, pelé acertou a bica no ângulo.
o segundo gol, já na segunda etapa, brotou novamente de gaúcho. ele caiu na canhota e tocou para neves na entrada da área. neves voleou, a bola espirrou. aí apareceu wanderley, na risca da pequena área, em condição legal, que ele é esperto. wanderley testou para dentro a pelota que ia para fora.
ah. veja que absurdo. logo depois disso, luxerley tirou wanderley. tirou o cara. não entendi. tirou o cara e botou o bottis. realmente não entendi. p*rra. o wanderley tinha comemorado a valer o gol e estava visivelmente curtindo aquilo ali. jogando sério. entrou no clima para receber mais bolas e tal. p*rra. que mico ter o lux como técnico. baixo astral. total.
e veja... antes mesmo do primeiro gol, depois do primeiro gol e antes do segundo, o fla somente tocava a bola. sem pressa. o febril wanderley estava mesmo destoando de um time tão blasé. a pachorra era tamanha que luxerley aproveitou mais uma jornada ruim de egídio para meter angelim no lugar dele. e afagar a galera cearense, que também idolatra nosso heroi ronaldo angelim.
sem que merecesse muito, principalmente sem que o luxerley merecesse nadja, o flamengo ainda faria um terceiro gol. foi quando diego maurício finalmente entrou em campo. faltando uns dez minutinhos. deu tempo de gaúcho correr até a meia-lua e dali tocar pra maurício na área. o drogbinha deu um giro faceiro & bateu de prima. no cantinho. bonito demais de se ver.