domingo, 27 de março de 2011

mengão 3 x 3 madureira (a chronicle)

como pode o time do flamengo mudar tanto e seu futebol minguar mais um pouquito a cada vez? mistério para o professor luxerley nos explicar em um momento de condescendência.
enquanto isso, vamos que vamos. uma semana após o mui frustrante empate com a cabofriense, num zero-a-zero apático, o bonde do flamengo novamente empacou diante de um naniko do rio.
mas, desta feita, o empate não teve nada de apático.
luxerley mudou literalmente meio time do flamengo para o prélio desta tarde, contra o madureira, em macaé. os popstars ronaldinho gaúcho e thiago neves, que estavam suspensos, voltaram à equipe. egídio foi barrado por rodrigo alvim. e os garotos rafael galhardo e lorran entraram no meio-campo, nas vagas dos agora suspensos renato pelé e williams.
curioso que nem alvim, nem galhardo, muito menos lorran vinham sequer esquentando o banco antes de, surpresa!, aparecerem de titulares. acredito que esse facto nos dá uma cousa ou outra para pensar a respeito da gestão de luxerley, sua filosofia, seu projeto.
de toda forma, o clube de regatas do flamengo esteve em macaé, para a quinta rodada da taça rio-2011, com algo assim... felipe no gol; wellington e david na zaga, leonardo moura pela direita, rodrigo alvim pela esquerda; maldonado na cabeça de área, rafael galhardo e lorran no meio, thiago neves e ronaldinho gaúcho soltos mais à frente; wanderley como centroavante.
ou assim me pareceu, enquanto as tacticas não deram vez para o puro desespero.
porque maldonado ficava mais atrás, xerifando na nossa volância, enquanto os garotos galhardo e lorran cumpriam papéis equivalentes: galhardo à direita, lorran à esquerda. ambos se apresentaram timidamente ao ataque, para quem já os viu atuando nos times de base. galhardo, na prática, não passou de assessor para leo moura. o que permitiu que o moura se lançasse pela ponta-direita como uma ênfase inédita na temporada. enquanto que, na canhota, rodrigo alvim não tinha a mesma eficiência de moura - claro que não - e lorran ficava secretariando as eventuais investidas de gaúcho e/ou neves por ali.
podemos esperar mais de galhardo e lorran. mas não agora, não neste time que muda ao sabor de suspensões e invenções. quanto a alvim, convenhamos, querer o que de quem já foi reserva de juan maldonado e egídio?...
leo moura soube se aproveitar de galhardo e foi nosso melhor homem no primeiro tempo. foi como ponta que ele tabelou com wanderley e chutou forte para gol, empatando a peleja no final da etapa. empatando porque... minutos antes, wellington aprontara das suas.
nosso zagueirão já vinha dando defeito desde que lux apostou nele para a zaga central. hoje wellington ficou nervoso com um cruzamento chocho pela direita e, no primeiro pau, ao tentar espanar a bola em sua jogada característica, meteu um canelaço pela culatra: 0 x 1.
perceba que thiago neves e ronaldinho gaúcho estavam ausentes & indolentes até esse momento. mas, no drama que foi o segundo tempo, nossos dois bacanas se safaram bonito. em miúdos, o que aconteceu foi o seguinte...
luxemburgo meteu diego maurício no lugar de lorran. bacana ter maurício em campo. ele é voluntarioso e bate sempre a gol. fez tudo isso hoje. mas a saída de lorran me parece ter aberto um rombo no meio - maldonado não tem mais pernas para acompanhar contraataques e galhardo se expôs demais num momento ou outro - que foi o suficiente para - em duas investidas seguidas - o maduras simplesmente abrir solenes 3 x 1 em pouco mais de dez minutinhos.
nada que nunca tivéssemos visto antes, sabe? marcação frouxa pelas laterais, uma dupla de zaga intranquila e exposta a contraataques.
e o maduras botou o mengão em xeque duma maneira que ainda não tínhamos visto neste 2011.
diante do desmoronar tão evidente de toda a equipa, não restou nada à torcida que não fosse gritar o nome de adriano. uma reacção que deu a luxerley a avant-premiére do que vai lhe acontecer o resto da vida, se o tal bonde do mengão não voltar aos trilhos ligeirinho.
a recapitular... empate com o fluminense-sem-técnico + empate com a cabofriense-sem-gols + empate com o maduras-na-retranka... feche essa equação e o resultado é o flamengo quase fora da semifinal do returno. é essa a real. quase alijados por empatarmos com cabofriense e madureira. sem meias palabras.
sim, o deivid entrou sob vaias e fez um gol sob vaias. sim, o neves acordou com tantas vaias e acertou um petardo impossível.
sim, empatamos sofrido depois de levar um breve vareio do maduras. sim, empatamos porque eles se encolheram diante de um placar que nem o mais viajandão deles esperava. sim, empatamos porque até o mais milionário de nossos jogadores (ele mesmo) se entregou ao jogo frenético nos minutos finais. mas...
houve um claro derrotado esta tarde. e não foi o madureira.