domingo, 13 de março de 2011

mengão 0 x 0 fluminense (a chronicle)

flamengo y fluminense tinham muito a ganhar com uma vitória no engenhones. porém...
como sói acontecer, tinham também muito a perder. uma derrota do fla, custaria-lhe o cabacinho-2011 e poderia azedar a paz da moçada. uma derrota do flu, complicaria-lhe o discurso oficial de apoio ao muricy e poderia ter um efeito dominó imprevisível.
talvez por isso, mal tivemos quarenta e cinco minutos de bola no primeiro tempo. e menos que isso, bem menos, no segundo tempo. um segundo tempo muito do chinfrim.
e, em ambos os tempos, uma arbitragem dum desconhecido cidadão (patrice maia?) que aproveitou a desinspiração geral pra amarrar a partida: apitando perigo de gol, inventando tiros de meta, vendo falta em qualquer reladinha entre dois marmanjos. patrice, no final do jogo, prometeu dois minutos de acréscimo - mas encerrou logo a bagaça com um minutinho e meio de cortesia - chega!... e não é todo dia que vai entrar uma bola no último minuto.
ou seja, uma broxada miserável na terceira rodada da taça rio.
ganhamos nosso primeiro zero na temporada. zero gol. mas luxerley, há que se dizer, bem tentou temperar essa pelada com um pouco de attitude. veja que figura curiosa, o lux. passou as últimas semanas a dizer que seu projeto com negueba era de longo prazo. que não seria de sua (dele) filosofia lançar o garoto de repente no time. mas hoje, fla x flu, lá estava negueba no onze inicial. no lugar de bottinelli. menos mal que, assim, a galera não precisou ficar vaiando o gringo à toa.
o clube de regatas do flamengo formou no engenhones com felipe ao arco; wellington e david no miolo de zaga, leonardo moura na direita, egídio na esquerda; maldonado e williams na cabeça de área, thiago neves e renato pelé no meio; ronaldinho gaúcho um pouco mais à frente, com negueba.
a escalação do flamengo, por extenso, era essa. mas, bola rolando, negueba começou ali na ponta direita, depois virou para a canhota, deixando para neves aquele lado, com gaúcho all over. uma movimentação bacana e um manejar de bola assaz interessante, no primeiro tempo. no segundo, nadja disso aconteceu. e pelé esteve discretíssimo os noventa minutos.
o fluminense custou um bocadito a encontrar a marcação. só se aprumou naquele "intervalo técnico" após o primeiro quarto de embate, como bem notou o paulo césar vasconcellos no ppv. o mengo, miseravelmente, não pôde se aproveitar do desconcerto inicial dos fluzinhos, por absoluta falta de um matador na área fluminensista.
quando wanderley entrou, em meados da etapa posterior, o resto do time simplesmente não tinha mais gás algum. depois entrariam ainda fierro e bottis, sem efeito. uma semana de karnaval e dois jogos seguidos em três dias, camarada, têm lá seu preço. caboclo pode até virar a night sambando, mas caboclo não é machina. e nosso bonde deu uma engasgada no trilho.
já o flu se ressentia por conca e sheik emerson ainda longe da forma física que conhecemos. se os dois estivessem um pouco melhor, e se o he-man tivesse mínima vocação pro desporto, eles teriam acertado ao menos um contraataque. e aí estaríamos à mercê de wellington & david. e olha... mesmo do jeito que foi, com o fluzão frouxão, passamos boa parte do segundo tempo encolhidos lá atrás. levando bola na trave e o eskambau.
sheik emerson apareceu mais por dar safanões em egídio (merecido) e num dos dois williams (o segundo williams estava na cola de conca). ganhou um amarelinho por puro destempero. assim como o outro viracasaka da noite, o neves, que apareceu bem no filme ao dar uma bifa no diguinho. foi divertido. foi só.