segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

bater dos dois lados

perguntaram para o zico:
o que achou do gol do gaúcho?

Quando eu vi a armação da barreira e
a posição do goleiro, senti que ia ser gol.
Aquela posição, na verdade, nem era para um cara destro bater. Mas tanto o Ronaldinho como qualquer outro grande cobrador de falta tem de estar sempre se reinventando, para enganar o goleiro. Eu mesmo batia falta dos dois lados.
E o Ronaldinho já provou que tem capacidade para isso.

em entrevista ao site da globo,
o galinho ainda escolheu seus
gols de falta que considera mais belos.
vale ver.

depois da goanabara, o rio de janeiro

o clube de regatas do flamengo já está na final do karioca-2011.
pode escolher lugar na areia, levantar o guarda sol e abrir o isopor. até chegar o campeão do returno. mas também pode entrar rasgando na taça rio e resolver logo essa bagaceira. por que não?
no ano passado, que tínhamos uma taça libertadores inteirinha pela frente, dormimos bonito no ponto. não vencemos o primeiro turno, passamos fedendo na libertas, não vencemos o segundo turno. deixando o kaneco de mão beijada para outrem.
agora vamos fazer direito. o time está invictus e tal. mas ainda não jogou a bola que pode jogar, que precisa jogar. apenas vencer não basta. nunca bastou. o professor luxerley pode começar, então, achando um espaço para negueba e/ou diego maurício no onze. está na cara: o time ganha força ofensiva. velocidade & contundência.
quem sai? pra mim, sai renato. quem sai, luxerley? quem?

papai

chega a ser constrangedora a total hegemonia do
clube de regatas do flamengo na taça goanabara.
o torneio é disputado desde 1965.

vitórias por clube:
flamengo, 19
vaisco, 11
fluminense, 8
botafogo, 6
américa, 1
americano, 1
volta redonda, 1

as 19 conquistas rubro-negras:
1970, 1972, 1973,
1978, 1979, 1980,
1981, 1982, 1984,
1988, 1989, 1995,
1996, 1999, 2001,
2004, 2007, 2008,
2011.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

honrar a camisa


o primeiro hit do karnaval karioca tu já conheces:
é falta na entrada da área, adivinhe quem vai bater...

mengão 1 x 0 boavista (a chronicle)

uma cousa de cada vez. a taça goanabara-2011 já veio.
ainda tem mais. uma cousa de cada vez.
o flamengo bateu o boavista de saquarema esta tarde no engenhão.
e aqui deixo um abrazo à nobre freguesia karioca. se o fluminense não deu conta de fazer a final do turno, que pena. teria sido trés cool bater o fluzão campeão. mas quem sabe na taça rio, né?
veio o boavista hoje. tipo penetra em festa de bakana. e jogamos sério para despachá-lo carinhosamente. sem os vacilos de outras campanhas. pianinho.
después de dias e dias de mistérios & mirabolâncias, luxerley fez o clube de regatas do flamengo se apresentar na final com uma inédita formação... felipe ao gol; wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, egídio na esquerda; maldonado e williams na cabeça de área; darío bottinelli e renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho na frente.
um detalhe: na falta de um lateral canhoto a valer, professor lux apostou no seu lateral de ofício. egídio não teve hoje uma de suas piores jornadas, mas ele não é - definitivamente - jogador do naipe que precisamos. outro detalhe: mesmo com bottinelli practicamente estreando no time, nosso meio-campo me pareceu um pouco mais acertado do que de costume. principalmente porque definiu-se desta vez qual dos armandinhos desce ao grande círculo para pegar a bola: renato pelé.
e, claro, teve isso de o ronaldinho jogar mais à frente. ao ser perguntado sobre o posicionamento do gaúcho, antes de a bola rolar, o lux definiu: "vai jogar solto". mas a rapaziada da transmissão no ppv insistiu em dizer que ele estava de "centroavante". não, não estava. a não ser que - digamos - o messi seja o "centroavante" do barcelona, percebes?
crie o bicho solto, te diria o poeta.
se o boavista tinha, de facto, a intenção de vir pra dentro do mengo, como alfredo sampaio esteve a dizer durante a semana, ficou na vontade. que o mengo se espalhou, tomou a bola para si e empurrou os caboclos para uma retranka. a ponto de felipe só precisar agarrar a pelota aos vinte e cinco de peleja.
mas sempre nos sobrava um drible do neves aqui, um calcanhar do bottinelli ali, um voleio precipitado do pelé acolá. e...
bem, na real, quem acompanhou a goanabara-2011 já estava ciente dessa falta de objectividade. estávamos apenas a esperar por negueba. quando menino guilherme negueba entra, o flamengo ganha norte.
hoje quem saiu foi o darío bottinelli. no intervalo. a vontade de negueba, no entanto, não foi o suficiente para o time converter em gol seu amplo domínio. mais quinze minutinhos e teve de entrar o diego maurício no lugar do egídio. renato foi pra lateral. renato já tinha cartão amarelo e só não recebeu outro, um par de vezes, porque era flamengo x boavista. (o frontini não teve a mesma suerte, acabou expulso num entrevero com renato pelé. isso quando já ganhávamos a partida.)
com o adiantado da hora, o pessoal do boavista entrou numas de fazer cera. nem precisava. o mengão estava ficando nervosão só por conta do andar do ponteiro do reloginho. mas time pequeno é time pequeno. e começou a cair gente no chão, rolar no chão, sair de carrinho, etc. edu pina (ex-vaisco) quase quebrou o neves no meio. papai do céu castiga. ronaldinho gaúcho bateu aquela bola com a pontaria dos justus.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

"she wasn’t even a little scared”


agora é que ninguém segura a dona patrícia. deu até no the new york times:
It was a hopeful moment for Ms. Amorim, a former Olympic swimmer,
after a year to forget as the first woman to run the 115-year-old club...
(e olha que a gente ainda não ganhou p*rra nenhuma.)

que mistérios tem luxerley?

enfrentar o boavista de saquarema na final da goanabara-2011, para o mengão, é aquela proverbial luta com bêbado. se apanhar, vai pagar um mico do level fluminense. se ganhar, oras...
luxerley, quinhentos paus por mês, teve a semaninha inteira só pra si. uma vez que despachamos o murici de primeira na copa do brazil. então luxerley levou à loukura os coleguinhas que cobrem o clube de regatas do flamengo.
a saber, lux treinou o time...
a) com angelim, com renato pelé ou com egídio como laterais;
b) com renato pelé, darío bottinelli, thiago neves e/ou gaúcho no meio-campo, usando de todas as variantes possíveis envolvendo a cada vez três dentre esses quatro elementos;
c) com gaúcho como único atacante;
d) com gaúcho como atacante ao lado de deivid;
e) com gaúcho como atacante ao lado de negueba.
bueno. eu não sei quanto a ti... a mim, isto me parece que luxerley está tão encafifado com esse time quanto eu. ele sabe o que está pegando: a esquerda, a armação e a finalização. esses são realmente nossos pontos principais. agora, o que eu não sei é se lux está fazendo tudo isso porque nadja lhe agrada ou porque já sabe bem o que quer e pode se dar ao luxo de mexer todo mundo de lugar. como um guri que ganhou um caleidoscópio milionário. ou um joguinho maneiro de playstation real life.
de minha parte, gosto muito da ideia de um time sem deivid. nada pessoal com deivid. bem, quer dizer, tem sim trozo pessoal contra ele. mas, enfim, a ideia de um ataque com negueba soa muito feliz por si só. penso em algo envolvendo os velhos pistoleiros neves & gaúcho com os young guns guilherme negueba & diego maurício. mas olha que ainda tem o bottinelli...

quem fica parado é poste

que professor luxerley esteja avisado:
o boavista vem rachando pra cima do mengão.
quem garante a ofensividade boavistense é o treinador alfredo sampaio. lux entende de carteado, então pode bem perceber se é o caso de sampaio estar blefando.
eu, que não jogo nem porrinha, pagaria para ver e me lanzaria ferozmente sobre o boavista num jogo franco & arrepiante - tipo barcelona x arsenal.
porque sampaio está a dizer que retranka é cousa pra maricas e que virá pro jogo com três atacantes. na ausência do meia erick flores (ler post abaixo), ele mete mais um na frente.
diz isso com a manha de já ter complicado pro flamengo nesta goanabara-2011 e de já ter derrubado o fluzão campeão. e com o trio de frente tony-max-frontini ao seu lado.

experiente, mas nem tanto

erick flores não desabrocha, não cria raízes na gávea.
o camarada entrou no time do flamengo, aqui e ali, nas últimas duas, três temporadas. agora, com a ascensão da geração de negueba & muralha, está bastante nítido que flores perdeu a vez.
então ele vai assim: batendo de clube em clube, em empréstimos fuleiros de seis meses. sempre voltando ao flamengo depois disso e dali sempre partindo para outro lado.
erick flores, este meia habilidoso de 21 anos, é da mesma safra de vinicius pacheco e vinicius colombiano, outros dois ex-juniores que, por um motivo ou outro, nunca emplacaram no time principal. flores passou o último campeonato brazileiro esquentando o banquinho do ceará. também já passou pelo náutico capibaribe. e neste karioca...
o clube de regatas do flamengo emprestou erick flores ao boavista futebol clube para ele jogar o estadual & pegar experiência num "time de menor investimento" (que é como politicamente corretamente se define hoje um time pequeno). natural. melhor isso do que ficar mophando no ninho do urubu, do que ficar treinando em separado como um correa qualquer.
mas, espere lá, que experiência tem limite.
e o fla não liberou flores para atuar na final de amanhã. que o seguro morreu de velho, etc.
flores, claro, ficou chateado. vá saber quando na vida terá outra chance dessas...
Pretendo fazer um grande campeonato, para chamar a atenção e voltar ao Flamengo. Queria muito jogar a final, mas o pessoal barrou. Liguei para o Isaias (Tinoco, supervisor de futebol), ele vetou. Vou torcer na arquibancada.
só não disse, erick flores, para qual dos dois times é que vai torcer.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

dos riscos da vida de treinador

treinar os juniores do clube de regatas do flamengo é molezinha.
pergunte a marcos paquetá. depois de diversas passagens pela gávea, chegando a pagar de treinador tampão dos "profissionais" aqui e ali, o paquetá foi tentar a vida na líbia.
treinando a seleção do país do simpatiko muamar kadafi, o ditador mais cool do momento. mas quando kadafi começou a bombardear a galera pelas ruas, paquetá teve de dar um tempo. foi convidado a se retirar. chegou ontem ao brazil.
Saí de lá a pedido dos integrantes da Confederação de Futebol. Não rescindi contrato. Voltei para o Brasil para esperar passar isso tudo e depois retornarei. Foi apenas uma medida de precaução.
se depender de si, marcos paquetá volta de buenas para a líbia.
ele garante que o clima em trípoli (photo) está belezinha e bem sabe que conseguir emprego não tá fácil pra ninguém.
Eles cumpriram com tudo que prometeram. Pagaram meus salários. Não tenho do que reclamar.

o novo argentino do chile



lembras do borghi?
después de ser mandado passear no boca juniors,
o camarada assumiu a seleção chilena de futebol.
entra no lugar de marcelo bielsa y
promete não meter o mãozão em demasiado:
Hay que mejorar lo que está, que es bueno.
borghi disse ainda que vai usar do teléfono
pra ver a disponibilidade dos jogadores...
será que ele tem o número do maldonado? e do fierro?
borghi foi técnico de gonzalo fierro no colo colo.

o secretário do gaúcho

a revista placar de marzo está nas bancas (ganso na capa) trazendo aquilo de sempre: uma matéria sacação sobre ronaldito e o fim dos centroavantes, uma entrevista com carlos alberto a prometer se regenerar, uma puxadita no saco do tévez pros gambás comprarem etc.
tem também uma entrevista meia-boca com thiago neves.
seguem aqui los melhores momentos.

1. o coadjuvante
Não me sinto assim. Acho que esse negócio de estrela... A gente sabe que o Ronaldinho é, mas ele não carrega isso, é um cara humilde.
2. o flamengo
Sozinho eu não seguro. Só que eu acho que a responsabilidade é de todos, não é só minha ou do Gaúcho, e a gente ainda vai levar um tempo para ter o entrosamento ideal. E tomara que o Gaúcho jogue como ele jogou no Barcelona, no Milan...
3. o gaúcho
Olhar para o Ronaldinho, todo mundo vai olhar. Mas eu tenho que jogar a minha bola porque todo mundo vai ver também que ele não joga sozinho. E, se eu estiver bem e ele também, Ronaldinho vai para a seleção, só que eu vou junto, porque sou eu que passo para ele, sou eu que jogo com ele.
4. a seleção
Não é que vai ser fácil, mas dá para chegar lá. Porque se eu for pensar rápido agora, o único canhoto camisa 10 de que eu lembro é o Ganso. Então tem lugar para mim e o Kaká, para mim e o Ganso, para mim, Kaká e Ganso... Se os três estiverem bem, vai ter lugar para todo mundo. Eu quero é estar lá.
5. as torcidas
Desde o começo falei que queria o Flamengo. Tive duas passagens pelo Flu, já sei como é. Queria algo novo. (...) E a torcida do Flamengo não vai deixar nem eu escutar a torcida do Fluminense. A do Flamengo faz mais barulho. A do Fluminense é boa torcida, mas vai começar uma vaiazinha com meu nome e, na hora, a do Flamengo cobre.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

something must break

atenção: algo muito interessante periga acontecer no domingo.
professor luxerley (quinhentos paus por mês) não está deixando a rapaziada do clube de regatas do flamengo pagar de fluzão vacilão e entrar de salto alto contra o boavista de saquarema, crente que vai ganhar a bagaça sem nem suar.
já pegamos o boavista uma vez nesta goanabara-2011, e tivemos de cortar um dobrado. abrimos dois a zero, os caboclos empataram e só ganhamos no finalzinho numa jogada iniciada por gaúcho e concluída por negueba (photo). e desta vez vai valer caneko!
eis que, no treino de hoje, ronaldinho gaúcho e guilherme negueba formaram a dupla de ataque no ninho do urubu. deivid ficou de fora da movimentação. el enganche darío bottinelli entrou no meio de campo, mandando renato pelé para o lugar de ronaldo angelim na lateral esquerda. ou seja... anote aí como o time periga ficar:
felipe; moura, wellington, david e pelé; williams, maldonado, bottinelli e neves; negueba e gaúcho
... que te parece?
(a má notícia é que felipe, dores na mão esquerda, não treinou. entrou paulo victor.)

o camisa dez do shandong


obinaço foi apresentado hoje no shandong luneng, da china

sobrevida ao fortaleza

o simpatiko fortaleza esporte clube, antiga equipe do herói ronaldo angelim, bateu ontem o fast clube do amazonas: 4 x 1, na capital cearense, cotejo válido pela primeira fase da copa do brazil-2011.
foi uma façanha. o tricolor de aço perdera o primeiro jogo por 2 x 0. ontem abriu tranquilos 3 x 0 em casa. mas, em meados da segunda etapa, tomou um golzinho sakana (guto cobrando falta) que lhe custaria a vaga pelo critério dos tentos-marcados-fora-de-casa. e o time só se salvou aos quarenta e dois, numa investida do artilheiro reginaldo junior.
de tal forma que o fortaleza escapou da degola. mas agora se meteu no caminho do clube de regatas do flamengo. o primeiro (único?) encontro entre os dois será no castelão, na segunda quinzena de março, em data to be announced.
e o vencedor enfrenta, na terceira fase do certame, o classificado entre guarany de campinas e horizonte do ceará.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

viajo porque preciso, volto porque te amo


adriano embarcou agorinha há pouco para a itália. mas há quem diga que está indo só pra voltar.
para voltar ao flamengo ligeiro - até já estaria tudo cierto ($) com dona patricia & a olimpikus.

ainda mais forte

sensação da goanabara-2011,
o boavista de saquarema não
pára de se armar para a taça rio.

adivinhe você quem chegou
por lá na semana passada?
ele mesmo... everton silva!
amigo do vagner love,
parceiro do adriano imperatore
e também lateral direito nas horas libres.
everton silva foi dispensado pelo professor luxerley,
entrou na barquinha de verão e foi bater no boavista.
mas ele não poderá jogar neste final de semana: só em marzo.

- e aê, everton, está torcendo pra quem no domingo?

É muito difícil, uma situação complicada.
Fiquei muito tempo no Flamengo.
Mas, sinceramente... Quer saber a verdade?
Sei lá, é melhor ficar quieto.

precisas mesmo de um centroavante?

lembras do val baiano? pois é... ele estava até hoje na folha salarial do clube de regatas do flamengo. ele seguia naquele esquema de treinar em separado, na gávea, após ser dado como pária por luxerley.
o kleberson estava nessa até dia desses. mas já foi. petkovic ainda está por ali. e o correa também. e o marcelo lomba, que aquele empréstimo com a ponte preta gorou.
val baiano acertou-se hoje: rescisão contractual e ele está libre para procurar novo trabalho. conta ter recebido propostas de bahia, náutico capibaribe e esporte recife. que escolha o que for melhor para ele e seja bem feliz.
a ironia dessa situação, você sabe qual é... val baiano vai nessa justamente num momento em que nosso centroavante deivid está sendo fortemente questionado pela torcida (me too) e seu reserva, o audaz wanderley, puxa um estaleiro prolongado, afastado da final da goanabara-2011. e não temos outro centroavante no elenco, não.
(se bem que baiano, três gols no brazileiro-2010, está longe de ser o cara que procuramos, claro. e nem nunca o foi, o coitado.)

ora, bolinhas...

o episódio do dia é que sua excelência doutor juvenal juvêncio, presidente do são paulo futebol clube, desceu um bocadinho das alturas majestádicas e disse que aceita devolver a querida taça das bolinhas para que a caixa econômica federal a repasse a quem de direito.
claro que doutor juvêncio, aquele da campanha "penta único" em 2007, só diz isso agora que tem uma ordem judicial com seu nome...
Se eu for obrigado, vou devolver, mas depois vou buscar de novo. Se ela ficasse comigo, eu faria duas taças. O Flamengo não faria isso. Mas sou conciliador, vou tentar conversar com a Patrícia, que é uma pessoa pura, apesar de ter alguns assessores complicados, que são de torcida.
entre as várias barbaridades & senilidades disparadas por esse senhor ao longo de anos de novelinha, eis que aqui está uma constatação interessante: realmente dona patrícia anda em má companhia. já sabemos disso.
a ironia é que ele próprio, senhor juvêncio, também poderia cuidar de seus asseclas. por exemplo: kalil rocha abdala, atual diretor juridiko do são paulo futebol clube e personagem ativo nesse entrevero, já era cartola do tricolor à época da copa união de 1987. doutor abdala e outros tantos desta diretoria trabalharam diretamente com o presidente carlos miguel aidar.
ao lado de nosso prezado marcio braga, aidar foi justamente um dos arquitetos do campeonato brazileiro de 1987.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

precisas de um centroavante?

adriano tinha combinado de voltar para a itália no domingones dia 20. não foi. nem foi na segunda-feira. e parece que hoje, terça-feira, também não.
e o carnaval tá chegando forte aí.
o jornal corriere della sera já fala em adriano fora da roma. porque, eles contam, o camarada que ainda segurava nosso imperatore fanfarrão por lá era o treinador claudio ranieri.
e o ranieri foi fired neste final de semana.
e o adriano ainda está no rio de janeiro.
agora some usted esses dois factores.
que a imprensa brazileira já está fazendo essa aritmética.
com ronaldinho gaúcho + thiago neves + o eskambau, o cofre rubro-negro não tem espaço para adriano (até porque ainda não temos o 'patrocinador master'). mas eu ainda me pergunto... será que o time teria espaço para ele? será, deivid? será?

o factor alfredo sampaio

ele é uma espécie de wagner benazzi do futebol fluminense (lembrei do fluminense, hehe). alfredo sampaio já dirigiu ameriquinha, bangu, madureira, cabofriense e americano de campos. também passou por equipes de menor expressão, como o vaisco da gama. no início dos anos 1990, no são cristhovão, ele foi o primeiro técnico do ronaldito.
alfredo sampaio é o cara por trás do boavista, o time sensação da goanabara-2011. depois de eliminar o fluzão campeão, o boavista pega o flamengo na finalíssima.
já sabemos que apito o boavista toca. mijamos sangue para vencê-lo há três semanas. e, há dois anos, fomos pegos de calças na mão pelo resende. então, camarada, já sabes, não tem desculpa.
alfredo sampaio, por sua vez, está pianíssimo:
Será um jogo difícil, contra caras de muita qualidade, mas a gente não pode se assustar, não faria sentido. Tem que curtir o momento de forma responsável, ser zen, sem trauma. E vai ser nessa tecla que vou bater, não quero ninguém deslumbrado nem entrando em campo com um saco de cimento nas costas.
cuidado! ele fala com a sabedoria de quem levou o maduras à final da goanabara-2007. e ganhou o primeiro dos (na época) dois jogos. justamente contra o... adivinhe quem.

uma homenagem


zé carlos (1962-2009), campeão brazileiro de futebol de 1987

a confiança de felipe

o arqueiro felipe chegou ao clube de regatas do flamengo sob suspeita.
gato escaldado tem medo de água fria, te diria o poeta, e felipe chegava à gávea com uma ficha corrida assaz considerável para quem ocuparia o traumático posto deixado por bruno zousa, o maníaco da pequena área.
como se não bastasse seu jeito explosivo de ser, dentro de campo, felipe saíra feio do corinthians paulista, forçando uma venda para as oropas. tinha protagonizado aquela presepada no corinthians x flamengo decisivo do brazileiro-2009. e estava encostadão no braga de portugal... além do mais, já tinha descido a mão na namoradinha, em barrako que foi parar na delegacia e na imprensa marrom.
boas credenciais, não?
mas felipe vem conquistando a confiança da galera. teve personalidade para receber a camisa 1, que marcelo lomba evitara na última temporada. felipe disse que não usar a 1 seria uma desfeita a todos os grandes goleiros que passaram pelo fla antes de zousa. falou bonito e disse tudo.
felipe, em campo, me parece que tem passado tranquilidade. cousa que, convenhamos, nunca foi seu fuerte. estrategicamente posicionado atrás de nossa periclitante defesa teenager, cabe a felipe cantar as jogadas, colocar a cozinha em ordem e tentar transmitir serenidade aos beques.
domingo, contra o botafogo, no primeiro jogo realmente importante da temporada, felipe esteve presente sempre que chamado. nossa defesa viveu seu momento mais seguro no ano. e felipe foi crucial nos penalties: buscou a cobranza de garoto éverton (que, na photo, já deve estar repensando sua escolha para 2011) e rebateu no reflexo o chute de somália. de tal forma que, quando renato cajá se apresentou para a parada, o gol já lhe parecia improvável...
os grandes goleiros crescem na hora agá, não é verdade, cajá?

campeão em campo


Ganhei quatro títulos brasileiros pelo Flamengo e o de 1987 foi o último deles.
O reconhecimento é bom para o clube, para a torcida, mas sempre me senti campeão. Para mim, não muda absolutamente nada.

O Flamengo foi o primeiro pentacampeão do Brasil e todos sabem disso.
Sofremos muito naquela campanha e ganhamos no campo jogando muita bola.
Não vai ser uma caneta que determinará isso.
O Flamengo mereceu por tudo o que fez.


arthur antunes coimbra,
campeão brazileiro de futebol:
1980, 1982, 1983, 1987.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

assunto encerrado (...ou não)

parece que a querida confederação brazileira de futebol está a reconhecer
- hoje - o clube de regatas do flamengo como campeão nacional de 1987.
dona patricia amorim voltou a ser amiga do teixeira? é isso?
tem algo a ver com o racha no clube dos treze ou é tudo apenas uma coincidência?
e a taça das bolinhas que, na semana passada, foi recebida por juvenal juvêncio & rogério ceni, na cara de pau, a mancharem a história do são paulo futebol clube?
teixeira não tem vergonha de mais uma pilantragem dessas? e se diz flamenguista?
e a patricia ainda vai ficar comemorandinho?
esse pessoal não se toca do ridículo?
e o esporte recife vai ficar processandinho geral?
...sabe o que podem fazer com o asterisco de 1987?

cão de guarda


depois do crássico, o gaúcho foi curtir um samba.
será que o rodrigo mancha continuou atrás dele por lá?

guilherme negueba, diego maurício & um flamengo sem centroavantes

professor luxerley está correcto ao querer meter neves-gaúcho-pelé no mesmo time. afinal, que culpa ele tem se nossos kartolas, depois de uma temporada 2010 com centroavantes bem bacanas mas sem armadores, agora resolveram empenhar todos os cobres em meias?
e ainda tem o darío bottinelli, por enquanto, no banco.
mas o futebol fuleirinho que o time vem batendo dentro e fora da goanabara-2011 mostra que empilhar esse bando de popstars talvez não seja a melhor ideia. até porque o deivid já mostrou repetidas vezes que, assim, não é o homem de área que precisamos.
o jogo de ontem, contra o botafogo, deixou evidente o momento que o flamengo atravessa. renato já foi pro pau: limitou-se a uma ala esquerda imaginária, como se fosse um dublê ofensivo de angelim, que por sua vez mal ultrapassava a linha de meio-de-campo sem carregar um sentimento de culpa aniquilador. bueno. não funzionou. angelim não soube apoiar quando apoiou e renato outrora pelé foi tímido demais no trio formado por ele (esquerda), gaúcho (meio) e neves (direita).
quem vê apenas "os melhores momentos" pode até achar que neves e gaúcho foram bem, pois eles sabem tratar com fineza a pelota e os lances editados pelas tevês sempre carregam pelo menos um deles. mas a logika é justamente oposta: só tivemos melhores momentos quando neves e gaúcho foram úteis, e eles passaram a mais larga parte do tempo perdidos na marcação.
o flamengo só jogou realmente próximo ao futebol que pode apresentar, o futebol que esperamos poder ver quando tantos talentos se reúnem, quando luxerley mandou menino negueba para tocar o terror ali na direita. então, sem deivid, gaúcho foi ser "centroavante". foi o que bastou para o mengo crescer, retomar o comando das acções e botar o foguinho em seu lugar. negueba a humilhar o uruguayo arevalo rios e quem mais se metesse entre ele e o gol.
ficamos todos bem empolgados com negueba. e faltando dez minutos para o apito final, lux soltou a franga: tirou angelim de sua aflição (e de campo), finalmente encontrou uma posição clara pro pelé (lateral esquerda) e meteu garoto diego maurício na ponta-esquerda.
de repente, aquele flamengo que esteve amarrado num 4-2-3-1 por toda a primeira etapa, sem pegada ofensiva, se lançava furiosamente num bom & velho 4-3-3... maurício na esquerda, gaúcho pelo meio, negueba na direita.
então se revelou para mim a verdade do futebol, toda a verdade do futebol. se revelou para mim a essência da verdadeira magia rubro-negra, a magia possível neste 2011 e não apenas a magia louca de nossos delírios. revelou-se um novo flamengo para todos nós...
um time sem centroavante fixo, um time de puro bailar.
como seria isso por extenso?
felipe; moura, david, angelim e alguém; maldonado, williams e neves; negueba, gaúcho e maurício
.
na vida real, no gramado do engenhones, foi bonito esse encontro de gerações. mas durou apenas dois ou três ataques naquele amarrado final de jogo. e num deles, num contraataque, negueba só não passou a régua porque jefferson se esticou todo no mano a mano.
será que foi apenas um fugaz sonho de verão - maurício, gaúcho, negueba - ou será que pode virar realidade?

domingo, 20 de fevereiro de 2011

mengão 1 x 1 botafogo (a chronicle)

obrigado ao botafogo. temos muito a agradecer.
mesmo jogando mal, mais uma vez, com nosso trio de armandinhos em nova atuacção abaixo da crítica, o flamengo vai se livrando da concorrência. e agora fará a final da taça goanabara-2011 contra o boavista de saquarema. (que o fluzão campeão não deu conta deles.)
não sei te dizer se esse também seria o desfecho do turno se a cambada do botafogo tivesse treinado direito umas cobranças de penalty. creio que não.
ou mesmo se o papai joel tivesse feito direito sua listinha de batedores e não tivesse deixado nosso amigo el loco abreu para a quinta cobrança. nem foi preciso o abreu se apresentar...
porque, antes disso, o mengo fechou a série em 3 x 1. com duas defesas de felipe. com renato cajá m*jando pra fora do penico na hora do aperto. e assim professor luxerley pôde dar mais uma colectiva - estou vendo aqui agora - com a netinha no colo e tal.
o lux mandou o clube de regatas do flamengo ao engenhão, agora há pouco, com felipe no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, ronaldo angelim na esquerda, williams e fernando goyas na cabeça de área, thiago neves e ronaldinho gaúcho e renato pelé no meio, deivid na frente.
praticamente a equipe que enfrentou o murici em maceió no meio da semana. só não foi exactinho a mesma porque maldonado sentiu dores - e cá ficamos nós com goyas outra vez. agora, veja bem, se essa escalação ficou no banho-maria contra o murici (!) durante boa parte daquele jogo, o que levou lux a crer que poderíamos bater assim nosso estimado foguete?
bueno. o mengo só pegou fogo mesmo quando negueba entrou em campo. exacto como tinha acontecido nas alagoas. menino negueba só entrou aos quinze do segundo tempo. e só entrou porque o botafogo tinha voltado lampeiro do intervalo (com garoto everton) e já tinha empatado em 1 x 1 (com abreu). antes disso...
o flamengo não se entendia. nosso trio de armandinhos talvez tenha tido sua pior jornada depois de muitas jornadas ruins. e deivid, como de hábito, fez apenas figuração. renato pelé parecia mais o kleberson por sua habilidade de sempre chegar onde a bola já não mais está. e neves e gaúcho fizeram pouco, bem pouco, pela panka com que voltaram ao brazil. acertaram apenas jogadas aqui e ali.
como a batida de corner, pé trokado, que neves mandou na lata de angelim, nosso herói, para abrir o marcador. ou quando gaúcho quase definiu a parada, no finalzinho, dentro da pequena área, pagando de centroavante. o goleirão jefferson tirou com o mindinho.
o resto tu já sabes de cor... wellington dormindo e deixando abreu em condição, angelim se embananando na chegada ao ataque, ronaldinho tocando ligeiro e deixando williams sem entender, williams armando o time no meio-campo, goyas armando o time no meio-campo e até david armando o time no meio-campo. (essa última, pelo menos, eu ainda não tinha visto.)

loco


hoje só faltou a cavadinha...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

boavista na vidaboa


informes vindos da goanabara dão conta de agito entre os pequenos.
o time da moda já caiu fora hoje, então sapatinho máximo amanhã!

drogbinha?













serena williams
é o novo apelido do diego maurício,
nas internas da rapaziada do flamengo.
só espero que seja por causa do cabelo,
e não pelo tamanho da buzanfa.

arlequim, servidor de dois patrões

ronaldito, o gordinho que vacila, continua tentando agradar às torcidas brazileiras.
depois de se aposentar em colectiva de imprensa, sem dar a real de que saiu fora do corinthians paulista por causa da selvageria da fiel, desta vez o gordito mais cool do futebol nacional está a fim de pedir uma trégua para a torcida do mais querido.
em entrevista à rede globo (ora, a quem seria?), o camarada pediu desculpinhas por nunca ter defendido o clube de regatas do flamengo, seu time de coração (sic):
Peço desculpas por não ter tido a chance de jogar lá. Não foi feito um projeto que pudesse evoluir. Mas ao mesmo tempo serviu para eu conhecer o Corinthians e me apaixonar pelo clube.
(só pra tu veres que, num mesmo pensamento, ronaldinho, bom de drible, também jogou um milho pros gambás.)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

flamengo y botafogo: mais do mesmo

é desagradável o noticiário que chega do clube de regatas do flamengo.
a se crer nos últimos informes, professor luxerley está de buenas com sua equipe e não mexerá nadja para enfrentar nosso foguito loser.
ou seja, o flamengo formará no engenhones com o mesmo onze inicial que se viu no rei pelé. a saber... felipe; moura, wellington, david e angelim; williams e maldonado; neves e gaúcho e pelé; deivid.
quer dizer, wellington continua de moral alto com o patrão. não me pergunte por quê. assim, nossa zaga continuará fragilíssima. e agora diante de um ataque matreiro, experiente, ligeiro: herrera & abreu.
o time também continuará devagar pela canhota, com ronaldo angelim encavalado por ali, mesmo sem ter o tirocínio e a desenvoltura ofensiva que poderíamos esperar de um lateral.
e tudo isso leva a um terceiro ponto: continuaremos devendo na saída de bola. o botafogo de papai joel deve vir com um meio-campo mordedor, de movimentação, com arévalo rios em cima de gaúcho, neves e renato seguros pelos laterais. de modo que cresceria de importância a saída de bola com nossos defensores (laterais, beques e volantes). e leonardo moura me parece, mais uma vez, sozinho nesta parada.
ah, sim... também tem o deivid, né? sempre ilhado no ataque. eu estou até aturando deivid mais um bocadinho. o pobre. deve ser duro ficar lá brinkando de robinson crusoé. esperando williams rifar a bola pra frente, um cruzamento do moura ou, quiçá, um passe certo do gaúcho.
este será o duelo da dedicação caretinha dos filhotes de joel contra os lampejos de um fla que ainda está mais no papel do que na grama.
(ps: li agora que maldonado, dodói, pode não jogar, aí entraria goyas - que tal?)

chegando para somar

menino diego maurício voltou marrentaço do peru. até parece o lenny kravitz, assim com esses óculos fashion, o nosso drogbinha. felizmente já acabou o sulamerikano sub-20 e maurício retorna ao clube de regatas do flamengo em tempo para a emossionante semifinal da goanabara-2011.
como wanderley segue machucado, maurício será boa opção para o lugar de deivid. e terá a companhia de garoto negueba, que mais uma vez estará sentado no banquinho.
negueba tem entrado durante os jogos e agitado geral:
Com muito trabalho e com as oportunidades que o professor Luxemburgo me dá, está tudo dando certo na minha vida. Ainda é muito cedo. Isso é opção do professor. Se ele achar que eu tenho que jogar de titular, eu vou jogar. Se eu tiver que ficar no banco, eu vou ficar.
e para ficar joiado de vez, o banco rubro-negro finalmente terá el enganche darío bottinelli, voltando de longa contusão.
(a dizer: maurício, negueba e bottinelli, nosso banco tá melhor que muito time aí.)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

quatro missões para domingones

oito jogos, oito vitórias. a boa notícia é que, mesmo jogando mal, seguimos ganhando nossos compromissos. a má notícia é que se a gente perder justo agora, babau.
agora é pra valer. domingo temos o primeiro jogo decisivo da temporada. mengão x foguito, quem perder cai fuera de goanabara-2011. o mengo tem a seu lado a camisa, as estrelas e a galera. o botafogo é mais humildezinho. tem jogadores mais limitados mas, em contrapartida, papai joel já conhece time e elenco de cor e salteado. e professor luxerley ainda está a bater cabeza no mengo. de modo que tudo pode acontecer no domingo.
agora, vamos dar a real aqui, é o botafogo. não é nenhum arsenal. então só depende de nós.

lux é sabichão, mas vou quebrar o galho e deschavar por extenso as suas (dele) quatro missões para um bom crássico...

1. ajeitar a cozinha. chega de improvisar. chega de insistir com o wellington. se só temos angelim velho e cansado, paciência. se lux prefere david na esquerda que na direita, paciência. se egídio não tem pelota para jogar nesse time, paciência. nada disso é novidade. e todas as gambiarras deram errado. então vamos na miúda: moura, david, angelim e egídio. é a hora do arroz com feijão na cozinha.

2. sair com a bola. temos três armadores, certo? então que tal usar os armadores para armarem as jogadas? a tarefa para gaúcho, neves e pelé aumentou. não basta agora se desmarcar e trocar de posição entre si. continuem assim. mas agora eles têm que vir pro meio pegar a bola. não vamos esperar que williams e maldonado armem o time... é clássico, é jogo decisivo. agora tem que correr mais.

3. chegar ao fundo. leonardo moura já deveria estar ligado. é jogador profissional há mais de dez anos. sempre foi lateral. mas ainda não descobriu o poder atordoante da chamada "jogada de linha de fundo". escrevi sobre isso aqui na semana passada. não vou pagar liçãozinha de novo. apenas acrescento que, ontem, uma vez mais, bastou caboclo chegar (próximo) ao fundo para que o gol saísse. mágica? suerte?... e por que não acontece mais vezes? maldonado & williams não dão cobertura? é preciso o fierro? é preciso um esporro? como faz, lux?

4. conquistar a área. deivid tem sido mais visto correndinho ali pela direita, pedindo a bola e tentando chegar junto do moura, do que onde os centroavantes precisam ficar: dentro da p*rra da área. tem que aguentar bafo no cangote. tem que firmar posição. veja que até o gaúcho fez isso ontem. e se ainda estamos com wanderley no estaleiro, o diego maurício já está de volta e aposto que ele topa jogar de centroavante.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

murici 0 x 3 mengão (a chronicle)

festa na chegada ao aeroporto de maceió. festa na porta do hotel. festa no rachão da véspera no estádio rei pelé. e festa antes do jogo desta noite. aí tu sabes o que acontece. a bola rola...
e tem sido assim: a bola rola e a festa dá um tempo.
a estreia do flamengo na copa do brazil não foi diferente do que temos visto na goanabara-2011. apenas que, desta vez, para jogar mal e vencer um naniko, o fla teve de pegar avião até as alagoas, terra do poderoso murici. campeão estadual de 2010 e vice-líder do corrente certame, o murici de bilu & gueba joga junto há três anos e blablabla. a folha salarial é de cincoenta contos mensais.
o clube de regatas do flamengo, orientado pelo professor luxerley (quinhentos paus por mês), formou num rei pelé cheio de rubro-negros com felipe ao gol; wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, ronaldo angelim na esquerda; williams e maldonado na cabeça de área, thiago neves e ronaldinho gaúcho e renato pelé no meio; deivid na frente.
o murici, ao contrário do que se podia esperar, não ficou fechadão em retranka, não. procurou jogo. chegou a ter mais posse de bola no início de ambas as etapas. (destaque para everlan dando chapeuzinho no gaúcho.) e o mengo não peitou o anfitrião, não. ficou à espreita, tentando achar espaços e tal. o que só aconteceu mesmo no segundo tempo, quando nosso amigos alagoanos sofreram o primeiro gol e deram aquela arriada.
mas tem nos acontecido o seguinte...
este time com gaúcho-neves-pelé muitas vezes tem deixado a armação no grande círculo para williams, maldonado, um beque qualquer. (esta noite teve até wells apanhando da bola, sozinho, e armando um contraataque muriciano.) por que isso ocorre? perceba que nosso trio de armandinhos se permite rondar a grande área, todos ao mesmo tempo. então o time fica com um buracão entre defesa e ataque. e lá vai williams meter balão, lá vai wellington trocar passes na zona do agrião. não pode. assim como gaúcho-neves-pelé trocam de posição entre si na frente, um ou dois deles teria que descer ao meio-campo para receber a bola. simples, não?
e o angelim, de buena, não tem o menor cacoete de lateral. ele é esforçado e vai continuar por ali se mandarem. mas o time fica manco. e olha que doido: como pelé e gaúcho são caboclos propensos a chamar o jogo pra canhota, ficamos com o setor esquerdo congestionado. justamente onde não temos um lateral decente. enquanto lá do outro lado, na direita, onde temos o moura, não acontece nadja. ou só de vez em quando, se neves lembrar de passar por lá, se williams esticar um corridão pra ponta.
luxerley levou um tempo para corrigir a bagaceira. mas fez o trabalho dele direitinho.
lux meteu egídio de volta à lateral. tirando o wellington. assim consertou o miolo de zaga, antes que wells cometesse uma besteira de maiores consequências, e fez com que o time tivesse saída de jogo pela esquerda. lux também meteu fierro mais uma vez na cabeça de área. tirando o maldonado. assim consertou a entrada da área, antes que wells cometesse uma besteira de maiores consequências, e fez com que o time tivesse saída de jogo pela direita.
moura ganhou companhia porque mais uma vez fierro entrou bem (como no último domingo). e logo depois negueba entrou inspirado no lugar do insalubre deivid. com negueba, era mais um para jogar por ali. a ironia é que, sem deivid em campo, já não tinha mais ninguém dentro da área para receber as bolas de egídio e neves e gaúcho, as bolas de moura e fierro e negueba.
então foi o gauchinho brinkar de centroavante. deu certo. gaúcho fez de cabeza o gol que deivid mandou na trave durante a primeira etapa. o mengo abriu o placar aos vinte e dois do segundo tempo e o murici arriou de tal forma que, em minutos, o goleirão dias aceitou um chute de pelé batendo falta. e no finalzinho negueba recebeu de neves e fez mais um, só pra constar: 3 x 0.
o flamengo, como prêmio pela persistência, ganha folga no meio da próxima semana. teria que jogar contra o murici na quinta-feira. mas não vai mais precisar: victoria por dois gols na casa do adversário classifica o vencedor à etapa seguinte etc... a semaninha de folga pode ser bem útil se mais uma vez vencermos nossos próprios erros e chegarmos à final da goanabara.

grinta

evaristo de macedo está no museu do real madrid... e está no do barcelona. que tal?
mais do que isso só se ele estivesse no do flamengo tamb...
antes de agitar em españa y cataluña, evaristo jogou o fino da bola na seleção brazileira, no madureira esporte clube e no clube de regatas do flamengo. foi tricampeão estadual pelo mengo: 1953, 1954, 1955.
recordar é viver etc. e uma esperta malharia carioca aproveita o clima de decisão da goanabara-2011 para lançar camisas vintage de antigos ídolos - e faturar uns trokados também - como o fluminensista assis e flamenguista evaristo. os dois craques foram homenageados ontem, no rio de janeiro. bacaníssimo.
evaristo aproveitou para resenhar o novo mengão de gaúcho & cia.
No ano passado, o Flamengo deu um susto em todos, lutando para não ser rebaixado. Agora, com a chegada do Ronaldinho principalmente, a equipe tem tudo para lutar por todos os títulos. Só falta todo mundo entrar no compasso.
mas evaristo, notório mau-humorado e artilheiro contumaz, ainda mandou uma cornetada certeira...
Na equipe do Flamengo tem bons jogadores, que sabem marcar gols, mas não vejo nenhum artilheiro nato. Falta um pouco de grinta, como tiveram outros tantos que passaram por lá.
(grinta: vontade de decidir; raça para ganhar)

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

murici é logo ali?

o circo vai pegar a estrada.
o clube de regatas do flamengo estreia na copa do brazil-2011 amanhã. quando visita o simpatiko murici futebol clube, que vai se deslocar de sua cidade natal só para receber o mengo em maceió. partida marcada pro estádio rei pelé, com rede globo e o eskambau.
professor luxerley já confirmou as presenças de ronaldinho gaúcho e thiago neves. a mulher gorila, o casal de trapezistas e os dálmatas amestrados também estão nessa: o circo viaja completo.
sou contra. sou bem contra. por mim, mandava a molekada da taça são paulo de juniores. que, caso eles não dessem conta de meter os protokolares 2 x 0 na muricizada, sem problemas, os "profissionais" completavam o servizo no rio. o diabo é caboclo largar tudo pro ar, no meio da goanabara-2011, para ir lá longe... justo quando ainda há muito a ser acertado antes de a gente pegar o foguito no domingo.
o botafogo é bem freguês nosso, mas vamos dar a real: o time tá mals e tudo pode acontecer num mata-mata de um único duelo.
mas, enfim, o flamengo ainda nem tem "patrocinador master", sabe?
então vamos todos para as alagoas, quem sabe a viagem garante uns cobres pra dona patrícia.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

obrigado, ronaldito


homenagem a ronaldinho, um dos grandes artilheiros do planeta.
e que agora vai poder torcer em paz para o nosso mengão.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

the answer is blowin' in the wind


- e aí, lux, o que aconteceu com o mengão no eucyrzão pra ir tão mal assim?

Aqui venta muito e sobretudo no primeiro tempo fica complicado.
O goleiro do Resende batia o tiro de meta e a bola nem passava do meio-campo.

mengão 1 x 0 resende (a chronicle)

o flamengo é puralegria. muita festa hoje em macaé. aniversário de dona patricia amorim. leo moura deu flores pra ela. gaúcho deu uma camisa rubro-negra com o nome dela. professor lux deu um beijo e um abrazo. tudo isso dentro de campo, claro, na frente das câmeras de tevê. até o prefeito de macaé apareceu por lá, e devidamente vestido com a camisa do flamengo. não por causa da patrícia. por causa do gaúcho. que recebeu uma placa em homenagem a ter marcado na aprazível & petrolífera ciudad fluminense seu primeiro gol pelo mengão.
clima de celebração para a sétima e última rodada da fase de classificação da taça goanabara-2011. mas tinha outro time por lá, o resende. tinha jogo marcado. e o resende estava numas de vencer, ou melhor, tentar vencer. porque vencendo se classificaria às semifinais do turno junto com o flamengo - sem depender do que nova iguaçu e boavista pudessem fazer entre si.
então o resende entrou imbuído. a ideia era marcar geral. e ver se sobrava um golzinho pra eles.
e o flamengo naquela metamorfose luxerleiana. o clube de regatas do flamengo formou à tarde no eucyrzão com felipe ao gol; jean e david na zaga, leo moura na direita, ronaldo angelim na esquerda, williams e fernando goyas na cabeça de área, thiago neves e ronaldinho gaúcho e marquinhos no meio; deivid na frente.
vamos ser directos: foi o pior jogo do flamengo neste ano.
sem muitas desculpas para isso. no primeiro tempo, o resendão meteu uma pressão. no segundo, nem tanto, nem tanto. o flamengo dificultou o jogo por seus próprios problemas. vamos lá...
meia-dúzia de caboclos do resende no meio-campo, a congestionar a bagaceira. neves & gaúcho sob escolta constante. quando um deles pegava na bola, já corria outro camarada na cobertura. e como nossos craques internacionais ainda estão fora de forma, driblar eles não driblavam. como fazer então? a preferência seria tocar de primeira. mas aí falta-lhes ainda o entrosamento - né, deivid?
nas ocasiões em que neves & gaúcho achavam um espazinho para ver o jogo, erravam os passes. mas bem que tentavam. verdad. trocavam de posição e tal. é mais do que se pode dizer de marquinhos. que não acertava nada, nem se acertava na esquerda. e com angelim ali na lateral, jean na zaga, nossa saída de bola era dificultosa demais.
sem saída, sem criação, sem chegada. em resumo, nadja a funzionar. a ponto de o mengo só criar uma chance de gol - a valer - aos trinta e cinco minutos de atividades. e pra isso o moura teve de surgir na esquerda para ficar cara a cara com o arqueiro.
nem mesmo o movimento da terra no firmamento, e o consequente aumento das sombras em campo, parecia trazer refresco ao flamengo. lux demorou demais para meter negueba no lugar do marquinhos. mas olha... quem decidiu foi o fierro. nosso querido chileno desceu à linha de fundo - ora, a linha de fundo! mas que baita invenção é a linha de fundo! - e de lá cruzou rasteiro pra deivid trombar bonito. gol.
(e o resende pagou bem caro pelo segundo tempo b*ndão que jogou: perdeu a vaga pro boavista aos quarenta e pedrada.)
que ninguém se impressione demais com os cem por cento do flamengo, com as sete vitórias em sete jogos, com a melhor defesa do karioca-2011, com as flores para a presidente, com a plaquinha para o gaúcho, com o fierro cruzando da linha de fundo...
só agora teremos o primeiro jogo a valer nesta temporada: flamengo x botafogo, domingo, no engenhones, semifinal da goanabara-2011.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

obrigado, carlinhos

um dos mais elegantes jogadores da história do clube de regatas do flamengo, dos mais elegantes homens do futebol brazileiro, carlinhos ganhou o apelido de "violino" por seu trato à pelota.
carlinhos foi titular do meio-campo rubro-negro por doze temporadas seguidas, entre 1958 e 1969. jamais jogou com outra camisa. (fora a da seleção, que defendeu numa ocasião, num amistoso contra portugal.) foram 513 jogos e 23 gols pelo flamengo, segundo o flapedia.
como técnico, carlinhos é bicampeão nacional de futebol.
ainda durante o brazileiro-1983, carlinhos comandou o time como interino, antes da chegada de carlos alberto torres. na copa união, 1987, novamente assumiu como interino. logo na segunda rodada, depois da saída de antonio lopes, o cabezón. como interino, foi ganhando, foi ficando. acabou campeão nas historikas finais contra o internacional de porto alegre. no brazileiro-1992, mais uma vez, carlinhos entrou pra apagar incêndio. só saiu de lá com a faixa no peito.
em sua última passagem pelo comando técnico do flamengo, carlinhos venceu a mercosul-1999 e o karioca-2000. levou ambos os canekos mesmo com um time chinfrim.
por tudo isso, por sua fineza & humildade, pela tremenda identificação com o vermelho e o preto, carlinhos violino, aos 74 anos, ganhou esta tarde um busto na gávea.
viva, carlinhos. que seja para sempre lembrado e homenageado.

trocando é mais gostoso

incapaz de manter uma escalação por dois jogos seguidos, nosso professor luxerley, quinhentos paus por mês, meteu o mãozão geral e o flamengo chega desconjuntado para o amistoso com o resendão, pela sétima e última rodada da goanabara-2011.
wellinton e maldonado estão de fuera. terceiro amarelo. o que já levaria a mudanças na zaga e na cabeça-de-área. lux aproveitou e mudou também a lateral e o meio.
assim, o clube de regatas do flamengo formará amanhã com felipe; moura, jean, david e angelim; williams e goyas; neves, gaúcho e marquinhos; deivid.
quer dizer... o polivalente renato pelé foi poupado pois está pendurado e foi chamado de "fio desencapado" por lux, que temia vê-lo levar mais um amarelo e ser banido da semifinal... e o egídio foi barrado mais uma vez. por ser o egídio. como lux não conta com alvim, lá vai angelim brincar na esquerda... nisso, reaparece no time o canhoto marquinhos, provavelmente deslocando o gaúcho mais para o centro do campo... e como o wanderley está machucado, o velho deivid segue firme na centroavância...
quanto a mim, eu só quero ver se um dia na vida teremos um time entrosado.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

sabe com quem está falando?

patricia amorim, presidente do clube de regatas do flamengo, terá de se apresentar ao tribunal de justiça desportiva do rio de janeiro.
ela precisa dar explicações: como pôde esse simpatiko senhor da photo, o ilustríssimo antonio vanderler, presidente do TJD/RJ,
ter sido barrado às portas do engenhão e impedido de ver o crássico entre flamengo e nova iguaçu, jogo de estréia do gaúcho?
só por que o notório doutor antonio vanderler não tinha ingressos para o cotejo?

agora se vira, angelim!

o diabo dessas semanas libres, sem jogos na quarta, é que nossos técnicos podem soltar o professor pardal que existe dentro deles. veja o recente caso do luxerley, quinhentos paus por mês, que aproveitou a paradinha pra meter o mãozão no time.
ele também percebeu que a defesa do flamengo é uma peneira. então deu uma guaribada ali atrás. nossos coleguinhas jornalistas demoraram a entender o que se passava. lux estaria a aprontar um esquema de três zagueiros, diziam os primeiros informes. mas sem ala esquerdo. ah. como seria isso?
acho que esta matéria deu uma real no que se passa.
assim... pelo que entendi, o lux manteve seu 4-2-3-1 mas com ronaldo angelim na esquerda. porque egídio não dá. porque renato pelé não é o cara cierto. porque o nosso canhoto reserva "especialista" é o rodrigo alvim... então lá foi o angelim.
não me pergunte como o velhinho angelim, que lux não escalava mais nem na quarta zaga, vai agora se virar numa lateral. deve ser como aquele "falso lateral esquerdo", comum nas oropas, que na prática fica lá atrás sem atacar. daí luxerley estar neste momento a reinventar marquinhos (canhoto) no meio-campo, tirando o pelé?... a ver.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

a volta de quem não veio

acaba de ser anunciado o retorno de kleberson ao atlético paranaense.
ele ainda é jogador do clube de regatas do flamengo, mas vai ficar por lá até o final deste ano e, vamos ter esperanzas, depois disso também. afinal está de volta ao lar que o revelou para a glória do futebol internacional etc. e assim um ciclo se fecha na gávea.
te digo com toda a convicção: não conheço rubro-negro algum que sentirá falta desse peia. veja você a que ponto chegamos... porque quando nosso klebs apareceu no rio, em meados de 2007, a ideia era que ele ainda teria alguma lenha. tinha 28 anos, boa idade pra pratica desportiva. vinha de um desgastante litígio com o beskistas, da turkia, então estaria disposto a mostrar servizo.
mas que nada. kleberson nunca convenceu no flamengo. jamais. em momento algum agarrou a camisa de titular. apenas foi ficando por lá. como não se trata de um jogador barato (campeão mundial de seleções em 2002, ex-manchester utd, etc), ninguém queria o camarada.
por ironia... o auge do mengo durante a era kleberson foi o brazileiro-2009, conquistado naquela arrancada final comandada por andrade em três meses. justinho nesse período, kleberson estava no estaleiro. tinha quebrado o braço num amistoso da seleção de d*nga contra a poderosa estônia. foi essa contusão que lhe valeu um tiquete à afrika-2010. mais uns bons meses de comer-dormir no fla.
que kleberson seja feliz, bem feliz no atlético paranaense. ou seja lá onde for. desde que longe, bem longe do flamengo.
O sentimento é de felicidade total por estar de volta ao Atlético Paranaense após sete anos. Entre as diversas conquistas que tive em minha carreira, com certeza esse retorno é um dos momentos marcantes, com a possibilidade de rever os torcedores do Atlético, a Baixada, vestir de novo essa camisa que tantas boas lembranças me traz.

tu já fostes à linha de fundo?

cresci vendo renato gaúcho na ponta direita. então não me leve a mal por, neste futebol muderno sem ponteiros, eu me irritar ao ver laterais que nunca chegam à linha de fundo.
nem faz tanto tempo, me lembro de o jovem sávio levar o veterano ricardo rocha a ser expulso no comecinho de um flamengo x vaisco, quando rocha estava a tomar um drible da vaca e agarrou sávio, em desespero, já ultrapassada a linha de fundo.
dia desses, este novo flamengo-2011 estava a mijar sangue para fazer um golzinho no boavista. até que leonardo moura fez o favor de chegar à linha de fundo e cruzar para deivid marcar de cabeza. chegar à linha de fundo fez uma diferença tão grande que até o deivid conseguiu marcar. perceba...
quando tu, prezado lateral/ala/meia/ponteiro, chegares próximo à linha de fundo, tu encontrarás teus colegas chegando de frente pro gol, e os adversários de ladinho pra jogada. mas quando tu cruzas da meiúca, ocorre justamente o oposto: os defensores estão de frente pra jogada, pra ti, pra bola, enquanto teus atacantes estão te olhando de lado, de esguelha... e tem outra. quanto mais perto da linha de fundo tu chegares com a pelota, menores as chances de teus coleguinhas inadvertidamente entrarem em impedimento.
pena que essas jogadas de linha de fundo caíram em desuso. a geração pós-roberto carlos de laterais agora tende a pegar a bola na zona do agrião e, em vez de correr pra ponta, cortar para dentro, buscando o meio. ora. quando isso acontece... o lateral tromba de frente com os meias que estão e deveriam mesmo estar por ali. e tromba de frente, também, com mais e mais adversários: beques e volantes. uma vez que a maioria dos times de futebol hoje em dia usa congestionar o meio.
ou seja, em vez de buscar o fundo, e para lá chegar bastaria passar por um ou dois marcadores, a turma prefere buscar o miolo, onde haverá pelo menos uma linha de quatro marcadores. vá entender.
felipe chinelinho se consagrou no karioca-2004 justamente por cair pela ponta, chamar o marcador pra dançar e cruzar dali para dentro da área. algo tão raro, tão raro de se ver que - veja você - felipe chinelinho chegou a ser comparado com mané garrincha. isso durou só umas quatro ou cinco semanas, claro, mas felipe chinelinho chegou a ser comparado com mané garrincha!

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

diego maurício & a seleção brazileira

neymar empurrou o goleiro da argentina, que estava fazendo cera, e levou mais um cartão amarelo. por isso garoto diego maurício saiu jogando esta noite, pela seleção brazileira - a enfrentar o equador na penúltima rodada do sulamerikano sub-20.
caboclo achou um gol logo no comecinho. bola cruzada por oscar na área, arremate de casemiro. com o neymar sentadinho nas tribunas e ney frango de pé à beira do campo, adivinhe você o que aconteceu? lá foi o brazil segurar o resultado por oitenta e poucos minutos. mais vale a vaga nas olimpíadas. é a lógica franguiana.
enquanto o brazil ainda apareceu na defesa equatorial, drogbinha teve bons momentos. seu primeiro chute passou rente, faltou o pé esquerdo. o segundo ficou no arqueiro. o terceiro entrou, mas ele estava debaixo da saia. enfim. maurício foi incisivo e aguerrido, como nos acostumamos a conhecê-lo. e tocando a bola, um dos poucos a não fomear.
à medida que a gana ofensiva brazileira decrescia, no segundo tempo, o equadas tomava conta das acções. maurício foi sacado para a entrada de um meia. terminamos a peleja a agradecer pelas péssimas pontarias de montaño e de de jesus.

renato augusto & a seleção brazileira

renato augusto é isto mesmo: um camarada apagado, que sabe jogar, sim, mas que não vai aparecer em campo pedindo bola, chamando a responsa. falta-lhe a attitude.
a camisa dez da seleção, portanto, talvez seja pesada demais pra renataugusto.
no amistoso de hoje, 0 x 1 pra frança, em paris, renato foi apagado, apagadíssimo.
perdido num time sem entrosamento. ficou em campo até meados do segundo tempo. sempre caindo pela direita, preso demais à lateral, onde tentava se entender com daniel alves. mas os dois não se acertaram em momento algum.
e a presença de renato ali deixava hernanes torto na esquerda e, entre um meia e outro, um buraco enorme. um buraco que aumentava pois os atacantes (pato e robinho) tinham a tendência de cair, ambos, pra esquerda. depois da tola expulsão de hernanes - de jong style - renato ficou ainda mais à deriva. deu vez para jádson que, com o time perdendo, pelo menos meteu duas ou três boas bolas. melhor que renato.
a ver se ele terá nova chance. difícil. kaká voltando a jogar, ganso voltando à forma...

mengão é marta + dez

o mui probo conselho fiscal do clube de regatas do flamengo (abrazo pro capitão leo) aprovou a formação de equipes rubro-negras em três modalidades até agora inéditas na gávea: beach soccer (o popular futebol de praia), futebol de sete (o nosso conhecido futebol soçaite) e futebol feminino (aquele praticado por moças).
o futuro time feminino, inclusive, já contaria com patrocinador certo. e dona patricia amorim, até agora deslumbradinha com o ronaldinho gaúcho, não sonha pequeno, não. ela está dizendo por aí que quer a marta para seu time. pois é... ninguém menos que a marta:
Para mim, como mulher, seria uma enorme satisfação ter uma equipe de futebol feminino, ainda mais com a melhor do mundo.

te cuida, ronaldinho!