domingo, 6 de fevereiro de 2011

boavista 2 x 3 mengão (a chronicle)

o nome do certame é taça goanabara-2011. trata-se do primeiro turno do campeonato karioca de futebol. mas tu bem podes chamá-lo de torneio de verão da pré-temporada-2011. pois ainda está tudo instável & confuso no que toca ao time do flamengo.
a ver a partida desta tarde, por exemplo. partida contra o simpático boavista, em macaé, válida pela sexta rodada deste interclubes. o time do luxerley abriu a peleja com três meia-armadores, passou a jogar com três zagueiros em meados da segunda etapa e terminou já sem nenhum atacante... incrível, não?
o clube de regatas do flamengo alinhou no moacyrzão com felipe no gol, wellington e david na zaga, leonardo moura na direita, egídio na esquerda, williams e maldonado na cabeça-de-área, thiago neves e renato pelé e ronaldinho gaúcho no meio, deivid na frente.
o mengo, com essa formação, fez 1 x 0 no primeiro tempo. enquanto tiveram fôlego, neves + pelé + gaúcho promoveram um troca-troca na meiúca. suíngue maravilha. amor livre. ninguém é de ninguém. ninguém guardando posição. numa dessas, neves estava derivando da esquerda pro meio quando meteu por cobertura até deivid. ele vazou sozinho para dentro da área e provavelmente não iria conseguir arrematar a gol, mas o goleiro ficou nervosão e passou-lhe um rapa.
penalty. que o gaúcho bateu com serenidade. pra fazer seu historiko primeiro gol no flamengo etc.
ah. e o deivid marcou o dele, 2 x 0, logo no comecinho da segunda etapa. sem grandes dificuldades. para tanto, bastou apenas que o senhor moura tivesse a delicadeza de descer até a linha de fundo pela primeira - e única - vez na jornada.
mas dois a zero é pouco, muito pouco, para quem tem a defesa que o flamengo tem...
deu nem para ficar sossegado e tocar a pelota no mormaço de fevereiro. em menos de dois minutos, o boavista já tinha diminuído. a bola cruzada na área flamenga, nossa zaga teenager completamente estática, o veterano argentino frontini (ex-ponte preta) pôde guardar feliz. vendo a baba que é nossa retaguarda, o luxerley (quinhentos paus por mês) achou que poderia ser uma boa enfiar mais um beque. e lá foi ele meter o mãozão no time: tirou egídio, puxou pelé para a esquerda e colocou jean (!) para vigiar wellington & david.
uma bobagem, já que egídio até estava segurando a onda. nada muito especial, mas enfim, é o egídio. e pelé, de nossos três armandinhos, era o que estava mais solto em campo, e era quem mais tinha fôlego àquela altura. e de nada adiantou o jean porque, numa prosaika saída de bola, wellington quis trocar passe em frente à nossa área e - claro - fez besteira. o lethal frontini interceptou a bola e pôde empatar a bagaceira. assim de graça.
empate. um desastre... um empate bem quando o luxerley acabara de fazer a terceira e última de suas manobras. ele substituíra deivid por negueba. deixando o time sem atacante fixo. pois lux que agora agradeça a williams, o homem de quatro pulmões. porque foi williams quem caiu pela esquerda e fez o que nem egídio, nem pelé, nem mesmo gaúcho tinham feito até aquele então: williams foi à linha de fundo e meteu para dentro da pequena área boavistense. onde negueba a empurrou para as redes da glória invicta rubro-negra cem por cento primeiríssimo lugar já classificada às semifinais do turno. negueba é massa.
e terminamos o jogo vendo uma bola estourar no travessão do felipe aos quarenta e sete do segundo tempo.